Uberaba – Codiub implanta o Agiliza-Saúde

Sistema de Regulação Online agiliza internações, cirurgias, exames, transportes, elimina gastos com papel e impacta na fila eletrônica

Desenvolvido pela Codiub – Inteligência Digital através do diretor de T.I da Companhia, Luís Fernando Monteiro, o Agiliza-Saúde é uma solução que já começa a ser implantada pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (SMS). A ferramenta totalmente web, serve como suporte para a área de Regulação da pasta.

Como funciona. Hoje, quando um paciente precisa passar por uma cirurgia eletiva, o hospital envia um conjunto de documentos físicos para o setor de Regulação, para que seja analisado e autorizado o procedimento. Além do gasto com papel, impressão e armazenamento dos processos, o trâmite é moroso, o que impacta diretamente na fluidez da fila eletrônica.

Com o Agiliza-Saúde, a requisição é registrada online, os laudos e exames são anexados digitalmente e o médico da Regulação recebe tudo isso em uma tela, com todos os pedidos pendentes para analisar.

Dessa forma, não há risco de extravio de documentos, o processo é muito mais rápido e todos os passos ficam arquivados, inclusive, o tempo que se levou para ser analisada toda a documentação e a liberação do procedimento. Outra funcionalidade é que o pedido fica pendente na tela até que seja dada uma resposta, ou seja, não há mais risco de um processo se perder.

O coordenador do Complexo Regulador Municipal, Dr. Raelson Batista, explicou que os sistemas de regulação de leitos – SisReg e Sus Fácil – não permitem a inserção digitalizada de laudos de exames, documentos de pacientes e, por conta disso, o processo era todo manual. Diante dos milhares de procedimentos realizados por ano, o volume de documentos sensíveis transportados era muito grande.

“Nós procuramos a Codiub e foi nos apresentado um sistema que permite a inserção de todos esses documentos de forma eletrônica, eliminando a transação de papel para maior agilidade e confiabilidade na análise e autorização dos procedimentos eletivos, transportes de pacientes. Portanto, esse sistema funciona como um suplemento ao sistema SisReg e, até mesmo ao sistema SUS Fácil, se o Estado assim quiser”, afirmou o coordenador do Complexo Regulador Municipal.

Transporte. As solicitações de transportes para exames, internações, ou requisitadas pelas UPAs, Samu, Ambulâncias, por exemplo, também serão feitas via Agiliza-Saúde.

A solicitação é feita, o pedido aparece na lista do órgão que vai executar o serviço. A partir daí, o responsável expede a ordem do veículo e registra todos os dados importantes para que o transporte seja executado de forma segura, minimizando o risco de erros.

Todos os funcionários do setor de regulação da SMS passaram por treinamento e o Agiliza-Saúde está em fase de testes no Hospital Regional de Uberaba José Alencar.

“Nós estamos fazendo o piloto essa semana no Hospital Regional. Os funcionários foram treinados e já estão utilizando o sistema. Passada esta etapa, nós vamos começar o treinamento das demais áreas, que são os hospitais das cidades do entorno que usam o sistema de regulação de Uberaba”, explicou o diretor de TI, Luis Fernando Monteiro.

“Os benefícios são enormes, agilidade, economia, transparência, tudo isso vai impactar positivamente para quem precisa do serviço público de saúde. O paciente vai sentir essa diferença. A parceria com a SMS também tem sido fundamental nesses avanços. Somos sempre incentivados a criar, e o Agiliza-Saúde é uma criação da Codiub que pode ser levada para outras cidades. Foi um gol de placa da nossa área de T.I, coordenada pelo Luis Fernando Monteiro”, declarou o presidente Denis Silva.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.