Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 22/06

Uberlândia ultrapassa a marca de 5 mil casos confirmados de Covid-19

Foto: Reprodução/Divulgação

Uberlândia ultrapassou a marca de 5 mil casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim municipal diário divulgado pela Prefeitura no sábado (20). Mais uma morte foi confirmada e outras seis são investigadas. Ao todo, a cidade já conta com 76 óbitos em consequência da Covid-19. No informe também foi divulgada mais uma morte causada pela doença. A vítima é um idoso, de 67 anos, que estava internado na rede municipal. Outros seis óbitos estão em investigação com suspeita de serem por Covid-19. Quanto aos casos considerados “em investigação”, a cidade tem, ao todo, 44 pessoas esperando o resultado dos exames. Em relação ao número de casos confirmados, foram registrados mais 278, comparando com o boletim de sexta-feira (19). Agora, já são 5.026 casos positivos da doença.

Bombou nas rede sociais

O pré-candidato a prefeito de Uberaba, Antonio Marques De Oliveira Neto (Patriotas), postou em suas redes sociais no sábado (20), foto com a também pré-candidata a prefeita, a ex-vereadora Marida Ribeiro (PCdoB). Antonio publicou uma notinha: DIÁLOGO maduro e amistoso sobre o FUTURO e os RUMOS da nossa querida Uberaba. É preciso conciliar desenvolvimento econômico com inclusão social para gerarmos OPORTUNIDADES PARA TODOS. Para bom entendedor…

Foto: Reprodução/Divulgação

Mais um na disputa

O partido MDB ganha mais um pré-candidato a prefeito de Uberaba. Depois do ex-presidente da Cohagra Marcos Jammal e do vereador Luiz Dutra colocaram seus nomes a disposição para a disputa na convenção do partido, agora ganha mais um nome. O empresário Roberto Indaiá, anunciou em seu facebook que também colocou seu nome a disposição do partido na disputa para prefeitura de Uberaba. Roberto é simpático, carismático, tem um bom relacionamento com os servidores da prefeitura e fez um excelente trabalho no primeiro governo de Paulo Piau, nas secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social. A conferir.

Foto: Facebook de Roberto Indaiá

Aeroporto da Pampulha

Foto: Reprodução/Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comemorou e anunciou na sua rede social que, em videoconferência com deputados federais e senadores, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou portaria que permitirá a administração do Aeroporto da Pampulha pelo Governo de Minas. Essa medida é uma grande conquista, visto que a transferência da gestão é uma demanda antiga do Estado e significa a transformação do aeroporto, que possui importância estratégica para Minas. Agora, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado realizará estudos que permitirão identificar alternativas para a exploração do aeródromo. Ponto pra Minas!

Rodrigo Vieira assume a Secretaria de Governo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

No Porta-Voz de sexta-feira (19), foi publicada a nomeação do todo poderoso secretário Rodrigo Vieira, para a Secretaria de Governo, antes ocupada pelo vereador Luiz Dutra (MDB). Rodrigo vinha acumulando cargos, era o titular da Secretaria de Administração e já vinha respondendo interinamente o governo. Carlos Dalberto de Oliveira Júnior assume a Secretaria Administração. Carlos Dalberto é uberabense, foi secretário adjunto de Esportes e de Serviços Urbanos e Obras. Atualmente ocupava o cargo de adjunto da Secretaria do Agronegócio. Belzinho sempre foi muito querido pelo prefeito Paulo Piau, e volta a ocupar cargo de 1º escalão da prefeitura.

Prefeitura prorroga decreto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (MDB), comunicou na noite de sexta-feira (19), a decisão de prorrogar sem alterações e por tempo indeterminado o decreto atual, com regras para o funcionamento de estabelecimentos do comércio, indústrias e serviços. Por enquanto, a prefeitura não liberou o retorno das atividades de novos setores, como academias, bares, restaurantes e demais empresas do ramo alimentação. Prefeito afirmou que, a situações destes, continua sendo estudada pelo comitê técnico de enfrentamento ao covid-19. O decreto exige o termo de responsabilidade sanitária para abertura das lojas, obriga o uso de máscaras nas ruas e proíbe a realizações de festas particulares.

Uberaba confirma nova morte por Covid-19

Foto: Reprodução/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste domingo (21), o 22° óbito por Covid-19 em Uberaba. Trata-se de paciente do sexo feminino, 62 anos. Ela sofria de comorbidades e permaneceu internada por 13 dias no Hospital Regional. Conforme boletim epidemiológico, agora somam 543 casos confirmados, destes, 295 recuperados, 207 em acompanhamento domiciliar, 19 internados e 4.925 resultados negativos. A secretaria informa também que 178 pessoas aguardam resultados, 35 estão internados e 497 casos notificados sem confirmação. Não há óbitos suspeitos.

Prefeitura inicia testagem para Covid-19 em instituições asilares

Foto: André Santos

A Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (22), nova rodada de testes para Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A ação vai de encontro ao plano de testagem qualificada de Uberaba anunciado na semana passada. O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, conta que o objetivo do projeto é realizar em torno de 40 mil testes ao longo dos próximos dois meses. Segundo o secretário, existe uma grande preocupação com esse grupo, pois em Uberaba são cerca de dois mil internos, que são do grupo de risco, nessas instituições. A primeira rodada de testes foi feita através do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Departamento de Vigilância Epidemiológica. De acordo com Iraci, equipes enxutas se deslocam até as ILPIs, com todos os cuidados necessários, para fazer em curto espaço de tempo todos os testes e análises necessárias. Conforme ele, instituições que, porventura, não foram atendidas no primeiro momento de testes, também serão atendidas.

Ibope volta a Uberaba para terceira etapa de testagem para Covid

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) estarão percorrendo os bairros de Uberaba para a terceira etapa da pesquisa de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil. A equipe de 11 pessoas chegou ao Município no sábado (20) e iniciou os trabalhos no domingo (21), para realização de 250 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória pelos entrevistadores. A previsão é que as entrevistas aconteçam até quarta-feira (24). Uberaba está entre as 133 cidades do Brasil escolhidas para receber este estudo, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado em campo pelo Ibope. O estudo conta com parceria do governo federal para pesquisa e estatística, e apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, para realização no Município. A primeira etapa aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, e a segunda entre os dias 4 e 6 de junho. Os 500 testes realizados nas duas etapas apresentaram resultados negativos.

Prefeitura de Uberaba vai contratar empresa de auditoria para fechamento de mandato

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

A Controladoria Geral do Município, inicia processo de contratação de empresa especializada em auditoria com foco nas contas públicas, demonstrações financeiras, fiscal, patrimonial, e de gestão, realizadas no exercício financeiro de 2019 e primeiro trimestre de 2020 para fechamento de mandato da atual gestão. Segundo o controlador do Município, Carlos Bracarense, todos os setores da Prefeitura passarão por auditoria. Foi enviado ofício recomendando que órgãos da Administração Indireta realizem a contratação de empresa especializada em Auditoria Externa Independente, assim como será publicada em breve para os órgãos da Administração Direta. As fundações e companhias da Administração Indireta serão responsáveis cada uma pela sua contratação.  “Serão analisadas questões contábil-financeira, contratos e também as licitações em razão da pandemia da Covid-19, entre outras, para resguardar o encerramento de mandato do prefeito Paulo Piau e também para oferecer segurança para o futuro gestor, que vai receber também esse documento”, esclarece Bracarense. O controlador explica que a empresa que vencer a licitação e for contratada fará a verificação de indicadores, seja de gestão fiscal, patrimonial e financeira, com o objetivo de evitar o comprometimento do equilíbrio das contas públicas. O prazo para realização da auditoria é de três meses após os trâmites da licitação.

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.