Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 01/06

Eleições 2020

O Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luis Alberto Barroso tomou posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 25 de maio, e descartou prorrogar mandatos e adiar as eleições municipais para o próximo ano. Barroso diz que, em função da pandemia de coronavírus, a Corte e o Congresso tem discutido a possibilidade de mudar a data das votações previstas para outubro.

Câmara e Senado

O presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia (DEM), já havia sinalizado a possibilidade de adiar as eleições para o início de novembro ou dezembro para evitar aglomerações nas seções eleitorais em outubro, quando ainda não há garantias de que a pandemia terá retraído no país. O presidente do senado Davi Alcolumbre (DEM) tem se posicionado na mesma direção.

Bastidores na City

Tudo indica que, através de pesquisas realizadas e analisadas pelo grupo da administração municipal, o deputado estadual Heli Andrade (PSL) deverá ser o candidato a prefeito de Uberaba apoiado pelo prefeito Paulo Piau. Nas diversas pesquisas, Grilo tem sido o mais bem avaliado pelos entrevistados. O ex-presidente da Cohagra, Marcos Jammal (MDB), também bem avaliado nas pesquisas, deverá abrir mão da candidatura e fechar dobradinha com Heli. Nos corredores do centro administrativo já corre solto o apoio à dupla para as eleições.

Outro

O empresário e ex-deputado estadual Antônio Lerin, comemorou a decisão da justiça que garante a ele filiação ao PDT para disputa eleitoral.  O pleito foi atendido em sentença da Juíza eleitoral Letícia Rezende Castelo Branco, que determinou a adoção das providências para ser formalizado o cadastro na lista de filiados do PDT. A magistrada intimou a direção estadual do PDT para realizar a inclusão de Lerin no quadro de filiados do partido no prazo de 10 dias. Lerin deverá disputar na convenção do partido o cargo de candidato a prefeito com o engenheiro Roberto Velludo.

Queda do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 1,5% no 1º trimestre, na comparação com os 3 últimos meses de 2019. Segundo divulgou na sexta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reflete apenas os primeiros impactos da pandemia de coronavírus e coloca o país a beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de um tombo ainda maior no 2º trimestre. Trata-se do pior resultado desde o 2º trimestre de 2015 (-2,1%). Resultado deixa o país à beira de uma nova recessão.

Uberabense fora da Globo

O uberabense jornalista e apresentador Zeca Camargo, não faz mais parte do quadro de funcionários da Globo. O anúncio foi feito pela própria emissora carioca, que divulgou uma nota em que faz um balanço da passagem do profissional pelo canal, que durou 24 anos. A  saída de Zeca faz parte da nova política de corte de gastos do Grupo Globo. Segundo fontes, a reestruturação atingirá os salários mais altos da emissora. Zeca começou na emissora em 1996, no “Fantástico”. Na Globo, ele também apresentou o primeiro reality show do país, o “No limite”, lançado em 2000. Comandou ainda os programas ‘O Jogo’, ‘Hipertensão’ e “Vídeo show”. Desde 2015, Zeca fazia parte do time à frente do ‘É de casa’, matinal que apresentou até o começo de maio, antes de sair de férias.

Conquista

O prédio da antiga sede da justiça estadual em Uberaba, que durante anos abrigou o Fórum Melo Viana, na Rua Lauro Borges, 97, no bairro Estados Unidos, agora está incorporado ao patrimônio público municipal e vai ser ocupado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). A transferência para a Prefeitura do imóvel que pertencia ao Estado foi assinada na quinta-feira (28) em Belo Horizonte. Pelo município, assinou o titular da Seds, Marco Túlio Cury, mediante procuração específica emitida pelo prefeito Paulo Piau. A expectativa dele é de que a ocupação ocorra em cerca de um mês, tão logo seja concluída a reforma pela qual passa o local.

Coronavírus

A prefeitura municipal de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou neste domingo (31), novo Boletim Diário Epidemiológico. O número de casos positivos por coronavírus subiu para 198, desses, 121 recuperados, 09 pessoas continuam internados e 61 em acompanhamento domiciliar. O número de óbitos confirmados permanece 07 e óbitos em investigação 02. Os casos suspeitos sem confirmação somam 981 pessoas, casos negativos 1.958, aguardando resultado são 120. A taxa de ocupação apenas leitos covid-19 suspeitos e confirmados é de UTI 15% e Enfermarias 12%.

Buraco causa transtornos

Moradores da rua Felipe dos Santos, bairro Abadia, solicitam providências da secretaria de serviços urbanos da prefeitura de Uberaba para sanar problemas em via pública. Um grande buraco em torno da calçada tem causado transtornos constantemente a pedestres e veículos. O local fica próximo à av. Guilherme Ferreira de frente a estação BRT Felipe dos Santos (Centro).

Foto: Luiz Renato Cunha

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.