Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 03/08

Empresário Daniel Cecílio na política

Foto: Facebook Daniel Cecílio

O super simpático empresário Daniel Cecílio (PP), tem sido o mais cobiçado dos pré-candidatos a prefeitura de Uberaba a compor dobradinha na chapa majoritária do pré-candidato Heli Grilo (PSL). As alianças do grupo praticamente já se concretizaram. O PSL aproximou com o grupo formado pelo deputado Federal Franco Cartafina que inclui os Progressistas, Podemos e o PMB. O grupo reúne mais de 70 pré candidatos a vereador. Daniel é jovem de 36 anos, empresário, casado com a empresária Antônia Carvalho Barbosa e pai de dois filhos, Caio e Pedro. Ele é filho do empresário bem sucedido Mauro Cecílio e Maria Izabel, pessoas conhecidas e queridas da sociedade uberabense. Daniel é proprietário da Mac Design, ele tem visitados outras empresas na companhia de Franco Cartafina, em sua pagina no facebook, diz que está achando interessante conhecer a história e o potencial de cada uma.

Nada de dinheiro público

Foto: Facebook Daniel Angotti

O pré-candidato a vereador Daniel Angotti (PSD), tem se colocado com uma postura totalmente diferenciada dos demais pré-candidatos para as eleições municipais. Daniel tem usado suas redes sociais e tem afirmado com todas as letras que não usará verbas do fundo eleitoral em sua campanha. Nem mesmo material de campanha como adesivos, santinhos e ajuda de combustível que geralmente são doados pelos partidos, ele não aceitará. Daniel foi candidato a deputado estadual em 2018 pelo partido (NOVO) e obteve 8.568, sendo o quarto mais votado da cidade. Em conversa com o colunista, ele diz que vai manter os mesmos princípios de não usar verbas do fundo partidário eleitoral, ele foi o primeiro a usar vaquinha on-line de arrecadação em 2018 e o primeiro também agora em 2020. Neste período de pandemia por causa do novo coronavírus, Daniel tem usado as redes socais com excelentes vídeos, está frequentemente participando lives, visitando empresas, amigos e parentes em sua pré-campanha. Sucesso!

Abrindo o jogo

Foto: Reprodução/Divulgação

O secretário executivo do Ministério da Agricultura e presidente do (PSD) de Uberaba Marcos Montes, em entrevista neste sábado (01) no programa pingo do J na rádio JM, diz que o partido não terá candidato a prefeitura de Uberaba. Ele afirma que a sigla já está fechada com a campanha do deputado Heli Andrade (PSL) na disputa majoritária. O PSL, PSD e DEM de Luiz Neto vão caminhar juntos na campanha de Grilo. Montes descarta de vez a hipótese da pré-candidatura da empresária Kenia Borges que vinha sido ventilada na imprensa. O ex-prefeito afirma ter conversado com Kenia e que a empresária a procurou para colocar seu nome como candidata a vice, e não como pré-candidata a prefeita. Ele salientou que já até informou a direção nacional do partido o apoio a candidatura do deputado Heli Grilo, disse ainda que esse assunto está encerrado e página virada.

A hora da onça beber água

Foto: Fernanda Borges

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (MDB), tem poucos dias para se posicionar seu apoio a candidato a prefeito para sua sucessão. Grupos políticos da cidade aguardam com muita ansiedade a posição do prefeito. Piau como sempre, calmo, sereno e observador, tem se mantido em silêncio sobre qual candidato irá apoiar. O grupo de apoio ao seu governo, aos poucos vem tomando posições contrárias. De um lado, o grupo que apoia a pré-candidatura do deputado estadual Heli Andrade (PSL) tem o apoio do ex-deputado Marcos Montes (PSD), Luiz Neto (DEM), e vem conversando e aliando alianças com os partidos comandados pelo deputado federal Franco Cartafina, os Progressistas, Podemos e o PMB. Do outro lado, tem o pré-candidato Tony Carlos (PTB), partido comandado por J.Jr que também faz parte da base aliada do governo de Piau.

Já o MDB…

No partido do prefeito Paulo Piau, tem quatro pré-candidatos a prefeito de Uberaba, Marcos Jammal, Luiz Dutra, Luiz Medina e Roberto Indaiá. O presidente local do partido, Fabiano Elias, em entrevistas nas rádios e jornais, tem afirmado que o partido irá lançar candidato para a chapa majoritária. Pesquisas internas, apontam que alguns dos quais vem se destacando com expressiva preferência dos entrevistados. Mesmo com os problemas enfrentados pela pandemia do covid-19, Piau deverá o mais breve se pronunciar a quem irá apoiar. Vai render!

Bombando nas redes sociais

Foto: Reprodução/Divulgação

Com a hashtag #MeuPaiPresente, a campanha da Natura para o Dia dos Pais deste ano tem como objetivo “ampliar as representações do homem contemporâneo”. Além de um comercial de TV, a ação conta com uma estratégia de influenciadores. Nomes como Henrique Fogaça, Rafael Zulu, Babu Santana e Thammy Miranda publicariam vídeos em suas redes sociais contando um pouco da experiência de ser pais. Depois do vídeo de Thammy Miranda ter sido publicado no Facebook, a ala conservadora das redes sociais iniciou um pedido de boicote à marca NATURA. Motivada por publicações do deputado federal Eduardo Bolsonaro e do pastor Silas Malafaia, a hashtag #BoicoteNatura subiu ao 1º lugar no Twitter. O pastor, inclusive, fez mais de 20 publicações sobre o assunto em um só dia. Na Bolsa de Valores, as ações da companhia chegaram a subir 10,09% na semana passada. Na quinta-feira (30), o papel atingiu R$ 48,80 por ação, maior valor desde o final de fevereiro. Arrasou!

Receita Federal

Foto: Facebook Márcia Moreno

Na opinião da ex-delegada da Receita Federal, Márcia Moreno, sobre a transferência da Receita para Uberlândia é que, “A alegação de que a maioria dos serviços são prestados de forma digital, não legitima, a meu ver, a transformação da Delegacia da Receita Federal de Uberaba em um posto de serviço subordinado a Uberlândia. A excelência na prestação de serviço público demanda equipe técnica local e decisões administrativas. Foi uma grande perda para a cidade e o critério adotado, de número de funcionários abaixo de cem, não convence”, afirmou. Dos 40 servidores, seis permanecerão na Agência para atendimento ao público, os demais serão lotados na Delegacia de Uberlândia. Márcia trabalhou na Receita Federal 36 anos, entrou em 1978 como auditora, teve cargos administrativos, foi delegada por 6 anos, de 1990 a 1996 e depois supervisora do Porto Seco até se aposentar em 2014.

Festa da Abadia 2020

Foto: Marco Túlio Reis

A programação da Festa de Nossa Senhora da Abadia de 2020, em Uberaba, foi lançada no dia 14 de Julho. Devido à pandemia de coronavírus, este ano a celebração será on-line. De acordo com o padre Alexsandro Ribeiro, a festa iniciou no dia 31 de julho com a passagem da imagem da santa pela porta de hospitais, asilos, batalhões de polícia e repartições públicas. No mesmo dia, o Santo Terço foi realizado às 20h. Conforme o anúncio da programação, entre os dias 1º a 14 de agosto, serão realizados Santa Missa, Santo Terço e Ofício Divino todos os dias, transmitidas pelas redes sociais.

Sobre a Festa…

Ainda segundo o padre, a visitação à imagem da santa e oração pessoal poderá ser realizada todos os dias, das 8h às 18h. No entanto, os visitantes deverão utilizar máscara e aglomerações estão proibidas. “No dia 15, terá missa às 6 horas, com a alvorada do sino a partir das 5.30. Às 15 horas terá a missa solene, e após a celebração, Nossa Senhora da Abadia sairá pelas ruas da cidade. Teremos um roteiro e as pessoas poderão vê-la de suas casas. Será uma procissão em carro aberto, com poucos veículos de apoio. Após o retorno, às 20 h, haverá a coroação da santa dentro da Basílica”, Completou.

Novas regras para bares e restaurantes

Foto: Reprodução/Divulgação

Empresários e comerciantes de Uberaba comemoram a publicação das novas regras de flexibilização do decreto, que a partir desse fim de semana, bares e restaurantes puderam voltar a comercializar bebidas alcoólicas para o consumo no local. Conforme portaria publicada, o texto também amplia o limite máximo de pessoas dentro dos estabelecimentos de alimentação em geral, mas ainda continua valendo a proibição de consumo em pé ou no balção. Além disso, os estabelecimentos permanecem impedidos de ter apresentações de música ao vivo e o uso de espaços recreativos não está liberados. As novas regras para bares permitem quatro pessoas por mesa e 50% da capacidade. Mesmas normas valem para lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência, cafeterias, sorveterias, docerias, padarias e similares.

Vias importantes de diversos bairros já estão com iluminação de led 

Foto: André Santos

Algumas das principais avenidas e ruas de Uberaba estão com nova iluminação. Desde o início da semana passada, as avenidas Fernando Costa, Thomas Bawden Camargos, Dr. Odilon Fernandes, Capitão Teófilo Lamounier, Henrique Castejon e as ruas Alfén Paixão, João Pinheiro, Major Eustáquio e José de Alencar receberam, juntas, quase 450 luminárias em led. A substituição das antigas lâmpadas pelas novas, modernas, mais econômicas e potentes integra cronograma da segunda etapa do Programa de Eficientização da Iluminação Pública. A estimativa é que sejam trocadas até o final do ano 80% de todo o parque de iluminação da Cidade. A execução é do Consórcio Concip, vencedor da licitação e acompanhado pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).

Uberaba mantêm números de mortes por Covid-19

Foto: Reprodução/Divulgação

A prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na noite deste domingo (02), novo boletim epidemiológico e consta que não houve nenhum registro de morte nesse dia. O boletim informa ainda que a cidade mantém 58 óbitos e já somam 1.816 casos positivos confirmados, dos quais, 1.432 recuperados, 276 em acompanhamento domiciliar e 50 internados. A secretaria informa ainda que 17.156 pessoas tiveram resultados negativos. Em relação a casos suspeitos, 36 aguardam resultados, 43 internados e não há óbitos em investigação. Os números de casos notificados sem confirmação já somam 508 pessoas.

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.