Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 05/10

Foto: Marco Aurélio Cury

Show de Calouros

Foto: Reprodução/Divulgação

Ainda repercute de forma negativa nas redes sociais, o desastroso debate dos prefeitáveis de Uberaba, realizado pela TV Band, na noite de quinta-feira (1). Show de horrores! Nunca na história de Uberaba aconteceu algo como essas eleições de 2020, com tanto despreparo dos candidatos a prefeito da cidade. Quem assistiu a antiga novela da Globo “O Bem Amado” pode ter tido a impressão semelhante, onde na trama do folhetim, o personagem Odorico Paraguaçu, como candidato a prefeito de Sucupira, fazia discursos vazios, promessas descabíveis, para ganhar a simpatia dos eleitores. Lembra do cemitério?

Sem propostas

Faltando pouco mais de 40 dias para as eleições, pouco se pronunciaram sobre assuntos importantes para soluções de problemas da cidade. A falta de projetos e programas de governo, deixou a desejar. A audiência do debate foi grande, muitos assistiram e a decepção foi geral. Faltou qualidade por parte da produção da emissora, erros irreparáveis, já os candidatos, faltou preparo, experiência, respeito com o público e eleitores, faltou ainda o mais importante, o bom senso. Não vou citar nomes, mesmo porque, cabe a cada um deles fazer uma reflexão do que foi dito e o que não foi. De um coisa é certa, vai chover votos nulos e brancos, quem acompanha as pesquisas internas sabe bem disso. A conferir!

Considerações

Os erros dos candidatos começaram a partir da apresentação de cada um, muitos se quer deram o “Boa noite” ao público, outros se quer mencionaram o nome do vice, o que foi feio. Mas depois de muitos despreparos e falas perdidas, veio o fim do debate com as considerações finais. Com poucos minutos ainda para serem aproveitados, poucos souberam aproveitar o tempo, alguns ainda se enrolaram e não souberam vender seu peixe, somente dois candidatos mais preparados conseguiram terminar suas falas. É preciso refletir, faltam poucos dias. Se a renovação política que todos empregam seja esta, estamos perdidos. Lamentável!

Tempo quente

Foto: Reprodução/Divulgação

A climatologista Wanda Prata, publicou em seu facebook que sábado (3), foi o dia mais quente dos últimos 30 anos: 40.2 ás 14 hrs. Umidade do ar: 10%. Os próximos dias ainda serão bastante aquecidos. Dia 9 (sexta) termina este forte calor. Entra em dissipação o cavado em alto níveis, causador desta canícula. Á partir de 10 ( sábado) volta o calor normal 35°/36°C. Os Jatos de baixos níveis (JBN) vapor vindo da Amazônia, começam a descer, graças a baixa pressão do Chaco. Assim entre 11 e 15 algumas chuvas chegarão no Triângulo, diz Wanda.

já no domingo…

No domingo (4), Wanda Prata publicou novamente sobre o clima na cidade, “repetimos o feito 14hrs 40.2 graus e 10% de umidade. Nunca Uberaba registrou temperatura tão alta. Há dados desde 1937 ( eu os tenho) não há registro mais que 39°C. Observando os dados é possível saber quanto Uberaba era mais fresco e aprazível. Plante sua árvore, precisamos de 1 milhão de árvores na cidade. Preste atenção na primavera e verão que serão 3 a 4 graus acima da média climatológica. Valendo: a pêntade de 10 a 15 haverá chuva para o Triângulo”, finalizou a climatologista.

Falta de água

Foto: Reprodução/Divulgação

Moradores de bairros periféricos de Uberaba, passaram o final de semana sem água em suas residências e a revolta foi geral nas redes sociais. Com esse calor infernal, se quer tinham água para beber, tomar banho e fazer as necessidades de um lar. Ninguém merece! Alguns candidatos a prefeito e vereadores, aproveitaram a situação para ir em diversos locais e gravaram vídeos mostrando a agonia da população nesses locais. Viralizou!

Explicando

A Codau emitiu nota de esclarecimento e anunciou que manteve neste fim de semana, as manobras para recuperar os níveis de água de seus Centros de Reservação. A estratégia é necessária no período de seca, quando o consumo de água se eleva bastante por conta das altas temperaturas, bem acima do normal. As manobras consistem no fechamento e abertura dos Centros de Reservação (CR) para que todas essas unidades sejam mantidas com níveis adequados de reservação.

Esclarecendo

A direção volta a esclarecer que as manobras são para dar carga total aos CRs. Quanto mais cheios, mais eficaz será a distribuição, que deve ser homogênea e com pressão suficiente para que todos os bairros receberem água ao mesmo tempo. Seja na parte baixa ou alta de cada setor. A Codau vem desenvolvendo essas estratégicas técnicas há algumas semanas e elas ainda permanecerão até o final desta bolha de ar quente, estacionada sob a maior parte do país.Todo o sistema de transposição do rio Claro está ligado e não há restrição para a captação de água. O situação crítica se concentra na velocidade do gasto de água na cidade.

Queimadas

Foto: Reprodução/Divulgação

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), divulgou neste fim de semana, que Uberaba é o município com mais focos de queimadas em Minas Gerais. Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, foram registrados 320 casos no mês de setembro e em 2019 foram registrados 182, tendo aumento significante, houve um crescimento de 76% no volume de queimadas. Ao longo do ano, já foram contabilizados 1.027 focos de incêndios em vegetação na cidade. Triste realidade!

Multivacinação

Foto: Prefeitura de Uberabs

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, inicia a Campanha Nacional de Multivacinação 2020 nesta segunda-feira, dia 5. A campanha vai até o dia 30 e tem como público-alvo as crianças na faixa etária de um ano a adolescentes menores de 15 anos. O chamado é  para atualizar os cartões de vacinação, bem como reforçar a vacina contra poliomielite nas crianças menores de cinco anos, mesmo que a caderneta esteja em dia.

Locais

Seis unidades do Programa Saúde na Hora contam com sala de vacina funcionando até às 21 horas, permitindo que as pessoas possam procurar as unidades fora do horário comercial. São elas as Matriciais de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata (Avenida Professora Maria da Paz, 305, Elza Amuí); Álvaro Guaritá (Avenida Umuarama, 520, Valim de Melo); Nossa Senhora da Abadia (Avenida Orlando Rodrigues Cunha, 2.223, Abadia); Valdemar Hial Júnior (Avenida Ivanilda Delduque Souza, 222, Fabrício); Roberto Árabe Abdanur (Rua Doutor Edelweiss Teixeira, 60, Mercês); e UMS Ézio de Martino (Rua Presidente Wenceslau Braz, 33, Boa Vista). As unidades do Valim de Melo e do Boa Vista não realizam vacinação na sexta-feira à noite. Nas unidades que não fazem parte do Saúde na Hora, as salas de vacina funcionam das 8 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.

Frango Caipira

Foto: Marco Aurélio Cury

Para quem gosta e admira um delicioso frango caipira, a hora é agora. O Mini Abatedouro de Aves, na comunidade rural de São Basílio, após ter uma queda significativa durante a pandemia está retomando a produção, aos poucos, desde agosto passado. A média de vendas antes da pandemia era de 1 mil kg por mês, sendo reduzida pela metade durante esse período.  A quarentena atingiu em cheio o negócio, já que em fevereiro  fecharam com supermercados para vendas no varejo e com a rede municipal, para fornecimento de frangos a serem usados na  merenda escolar. 

No entanto, os clientes antigos começaram a retomar suas compras a partir do final de agosto. A ave criada em São Basílio é da raça “labelrouge”, criado solto no pasto e dispõe de uma alimentação natural, que utiliza inclusive resíduos de hortaliças e da fruticultura, além da abundância de água tratada. Vale a pena conferir!

Atacarejo em Uberaba

Foto; André Santos

Inaugurada na manhã de terça-feira(29), a 53ª loja no Brasil e segunda unidade do Grupo ABC em Uberaba. Localizado na Rua João Alfredo, 235, Grande Abadia, o novo atacarejo  tem 7.500 metros quadrados de área construída e representa  investimento de R$10 milhões. São 250 funcionários operacionais, sendo que com a obra foram gerados 400 empregos diretos e indiretos.

Escolha

O presidente do grupo ABC, Valdemar Martins explicou que Uberaba foi escolhida em razão de sua localização e empreendedorismo com uma administração pública voltada para o crescimento. “Para nós a empresa cresce em valor ao ter mais uma loja na cidade”, disse. O diretor comercial do Grupo, Thúlio Fernandes Martins informou que no atacarejo são 16 mil itens de produtos  regionais e locais e mundiais. “São 30 lojas somente em Minas Gerais, com 7.100 funcionários”, informou.

Luto

Foto: Divulgação

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo, vizinho, carnavalesco Paulo Sérgio da Silva, conhecido por “Tampinha” na noite de quinta-feira (1), vítima de câncer. Tampinha foi o fundador e presidente da Escola de Samba “A Preciosa do Leblon” em Uberaba. Nascido em berço de samba, ele era filho da saudosa sambista Sirley, que durante muitos anos se apresentou nos carnavais nas avenidas da cidade, na ala das baianas na Escola de Samba Grêmio Recreativo. Na mesma escola, Tampinha desfilava como passista e sambava como ninguém, recebia aplausos e assovios do público presente, a galera adorava. Também na escola do Grêmio, seus tios Marambaia e Marlene davam show de classe, samba e beleza como mestre-sala e porta-bandeira. Todos já falecidos. Bons tempos!

Samba nas veias

Ao passar dos anos, Tampinha fundou a Escola de Samba “A Preciosa do Leblon”. A escola brilhou durante muitos anos no carnaval de Uberaba e se apresentou várias vezes, tanto no primeiro grupo como no segundo. A última vez que a Escola de Samba se apresentou, foi no governo de Paulo Piau, homenageando o ex-prefeito Wagner do Nascimento. Festa de 13 de maio, sempre foi sagrado na família de Tampinha, todos os anos a família participa com um congo, organizado pelo seu primo Bruno. Ele sempre participou, apoiou, desfilou e comemorou.

Mais

Além de carnavalesco, ele atuava como fotógrafo e fez muitas festas de 15 anos, batizados, casamentos, jogos de futebol e eventos da cidade. Tampinha também sempre foi amante do futebol, ele tinha escolinha, treinava crianças e adolescentes em diversos campos do grande Abadia, todos gostavam dele. Adorava festas juninas, durante anos, ajudou muitas, sempre ensaiando quadrilhas e colaborando nos preparativos. Foi com certeza uma figura pública, folclórica, amado, admirado por todos e com certeza fará muito falta. Vou sentir saudades! Fique em paz amigo! Muito triste!

Uberaba registra um óbito por covid-19 no domingo

Foto: Reprodução/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, divulgou neste domingo (4), novo boletim diário epidemiológico e a cidade registrou um óbito por covid-19. Trate-se de mulher de 66 anos, relato de comorbidades, internada há 11 dias em hospital particular. Entraram dois óbitos em investigação: Mulher de 96 anos, relato de comorbidades, internada em hospital público. Homem de 75 anos, relato de comorbidades, internado em hospital público.

Segundo boletim, os casos positivos confirmados apontam 6.053, do quais, 5.471 recuperados, 383 em acompanhamento domiciliar, 47 internados e a cidade já registra 152 óbitos por covid-19. O número de casos negativos já somam 38.305. Em relação a casos suspeitos, 95 pessoas aguardam resultados, 45 permanecem internados e há 04 óbitos em investigação. O número de casos notificados sem confirmação apontam 341.

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.