Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 08/02

Foto: Marco Aurélio Cury

Jammal no Ministério Público 

Foto: Prefeitura de Uberaba

O vereador Marcos Jammal (MDB) protocolou, na quinta-feira (4) representação no Ministério Público, para que o município de Uberaba disponibilize a lista com nome das pessoas contempladas com a vacina contra a Covid-19. O documento entregue à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde solicita que o órgão instaure procedimento investigatório para que seja averiguada a notícia de pessoas que não fazem parte do grupo de risco teriam recebido a imunização contra a doença, em claro desvio do Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde e, posteriormente, Ação de Obrigação de Fazer, para apresentação da lista com nome das pessoas vacinadas, por parte do Município de Uberaba.

Representação

De acordo com o vereador, a representação foi necessária tendo em vista que a Prefeitura não forneceu a listagem mesmo após solicitação, formalizada por meio de um ofício de sua autoria, protocolado no dia 21 de janeiro. Na oportunidade, a Prefeitura de Uberaba apenas informou que a lista seria encaminhada, mas sem o número do CPF – mas até o momento não se confirmou. “E a cada dia aumentam as denúncias de “favorecimentos” dificultando o devido controle social sobre a destinação do bem público altamente escasso atualmente”, diz trecho da representação.

Multa

Marcos Jammal solicita ao Ministério Público que tome as medidas administrativas e judiciais cabíveis para obrigar o Município de Uberaba a informar, diariamente, até às 22hs, em seu sítio na internet, relação das pessoas vacinadas até as 19hs do dia respectivo, com identificação de nome, CPF e local onde foi feita a imunização, sob pena de aplicação de multa diária e pessoal à Prefeita Municipal, Elisa Araújo, no valor de R$ 100 mil. Para ele, a medida, embora imperiosa, é necessária para que seja possível controlar efetivamente a vacinação, de modo a impedir que pessoas que não integrem o grupo prioritário sejam imunizadas em prejuízo daqueles que deveriam ser vacinadas seguindo os parâmetros do Ministério da Saúde.

HR informa morte de oitavo paciente de Manaus

Foto: Prefeitura de Uberaba

O Hospital Regional informou o óbito do oitavo paciente manaura, ocorrido na tarde deste domingo (7). Trata-se de uma mulher de 33 anos, J.S.S, confirmada para Covid,-19, por meio de exame RT-PCR, com tomografia de tórax com 70% de comprometimento pulmonar. Ela evoluiu com insuficiência respiratória aguda, necessitando de ventilação mecânica, estando intubada há 12 dias. A paciente apresentou lesão renal aguda, com piora importantíssima da parte infecciosa e da função renal com o passar dos dias, desde a admissão. Hoje a paciente apresentou síndrome da disfunção de múltiplos órgãos e evoluiu para óbito no final da tarde.

PMU elabora novo decreto com medidas mais restritivas

Foto: André Santos

Prefeitura Municipal de Uberaba elabora novo decreto com medidas mais restritivas para ser divulgado essa semana. A intenção é conter a evolução de casos do novo coronavírus e, assim, frear o grande número de ocupação de leitos hospitalares no município. A decisão foi tomada na sexta-feira (5), durante reunião do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19.

Conscientização

Foto: André Santos

Para a prefeita Elisa Araújo, a tentativa de conscientizar a população para manter o distanciamento físico e evitar a circulação promovendo uma proteção maior, neste primeiro momento não teve o efeito esperado. Paralelo às medidas mais restritivas que serão adotadas no novo decreto, o município também vai tentar buscar mais investimento junto ao Estado e ao Governo Federal para estruturar a rede hospitalar da cidade e habilitar mais leitos. “A restrição não é uma das filosofias deste governo, porém compreendemos que salvar vidas e proteger a população é mais importante neste momento”, conclui a prefeita.

Reedição

O Comitê Técnico também decidiu pela reedição do decreto que prevê a suspensão das cirurgias eletivas. Por fim, foi anunciado, durante o encontro, o Plano de Vacinação que visa acelerar a imunização no município. A previsão é de que cerca de mil pessoas sejam vacinadas por dia.

Uberaba atinge 5.299 pessoas vacinadas

Foto: André Santos

O novo modelo de vacinação adotado pela Secretaria de Saúde alavancou a quantidade de vacinas aplicadas, registrando 2.072 pessoas vacinadas só neste final de semana. Uberaba registra agora um total de 5.299 pessoas vacinadas com a 1ª dose. A estrutura que foi montada para a operação via drive-thru realizada tanto no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura, quanto no Praça Uberaba Shopping, superou as expectativas no início do sábado, fazendo com que no final do dia as equipes ficassem aguardando a chegada de novas pessoas.

Final de semana

Foto: André Santos

Das 3.645 pessoas aguardadas neste final de semana, 2.072 foram vacinadas. “Montamos uma estrutura que estava preparada para atender a todo esse público que foi convidado, mas infelizmente nem todos atenderam a esse chamado. As equipes envolvidas trabalharam com muito empenho e temos que enaltecer o esforço empreendido por esses profissionais que estão de parabéns”, enfatizou a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado.

ABCZ apresenta medidas para realização da ExpoZebu

Foto: André Santos

Em reunião na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na sexta-feira (5), a direção da instituição informou à prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a decisão de realizar a 86ª ExpoZebu este ano. A feira será na modalidade presencial restrita. Elisa foi recebida pelo presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges, pela presidente da ABCZ Mulher, Rosália Machado, e por diretores e conselheiros da Casa.

Apresentação

Foto: André Santos

Por meio de vídeo apresentando os 160 mil metros quadrados do Parque Fernando Costa, com os devidos acessos, seguindo todos os protocolos exigidos por decreto municipal, a direção da ABCZ disse que a festa deste ano poderia receber até 5.300 pessoas. Apesar disso, o presidente Rivaldo afirmou que a ExpoZebu 2021 será restrita, apenas para criadores e expositores, perfazendo 2 mil pessoas.

“E tudo isto, com controle rigoroso nas portarias, anotando nomes e telefones das pessoas e com as exigências de uso de máscara, aferição de temperatura, higienização com álcool em gel e tapete sanitizante, além de fiscais acompanhando de perto a saúde de tratadores e demais funcionários no parque, com duas visitas diárias”, frisou. Ele garantiu também o devido cumprimento do distanciamento social nos leilões programados e demais eventos.

Vaquinha para Lucas Penteado

Foto: Reprodução/Globo

O ator e cantor Lucas Penteado abandonou sua participação no BBB 21 na manhã deste domingo (7) após uma noite conturbada e cheia de desentendimentos dentro da casa. A saída dele do Big Brother contudo, inspirou a mobilização de fãs que iniciaram duas vaquinhas online para arrecadar R$ 1,5 milhão, que será entregue a ele – trata-se do valor pago pelo programa ao vencedor do jogo. Celebridades como o apresentador Luciano Huck, o jogador do PSG Neymar e a comediante Tatá Werneck anunciaram que vão fazer doações para que o financiamento coletivo tenha sucesso. Boa sorte Lucas! Sucesso!

Live de Maria Bethânia

Foto: Reprodução/Divulgação

A cantora Maria Bethânia vai fazer sua primeira live no dia 13 de fevereiro, data que marca seus 56 anos de carreira. A transmissão acontece pelo Globoplay, a partir das 22h, com sinal aberto para não assinantes. O show vai acontecer na Cidade das Artes, no Rio, sem a presença de plateia e sem convidados. A cantora era uma das únicas que não tinha rendido às lives, formato que ficou muito popular em 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

Músicas

Além de grandes sucessos como “Olhos nos olhos” e “Explode coração”, sambas de roda e músicas inéditas do próximo disco estarão no repertório do show. A data marca os 56 anos de carreira da cantora e coincide com sua estreia no Teatro Opinião, em 1965, e também com o dia em que desfilou como campeã pela Mangueira no Carnaval de 2016.

Vítima de Covid-19

Foto: Reprodução

Uberaba recebeu na manhã desta segunda-feira (8) a triste notícia do falecimento do médico Oftalmologista Dr. Hélio Massa aos 72 anos. Dr. Hélio sempre foi pessoa ilustre da sociedade uberabense e muito querido por todos os amigos. Ao longo de sua carreira fez excelentes trabalhos em prol de nossa cidade. Vítima de Covid-19, ele estava internado há dias no Hospital São Domingos. Nos últimos dias ele estava entubado e seu estado de saúde estava bem grave não resistindo a doença. Meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares!

Na política

Foto: Reprodução

Dr. Helio Massa foi candidato a vice-prefeito de Uberaba em 2012 na chapa com o ex-deputado Lerin. Na época, eles disputaram a prefeitura contra o então candidato Paulo Piau (MDB). Ambos disputaram o 2º turno, e Piau venceu as eleições. O resultado das eleições apontaram Paulo Piau 79.752 votos contra 75.541 votos de Lerin. A presença de Dr. Hélio Massa na chapa contribuiu muito nas eleições, ele recebeu muito apoio de amigos e colegas. Infelizmente mais uma vítima de covid em nossa cidade. Lamentável!

Uberaba está em todas

Foto: Reprodução/Divulgação

A bela e competente jornalista uberabense Luciana Cunha França, arrasou neste sábado (6) ao apresentar a cidade de Doha no Qatar para os brasileiros no jornal da Record. A matéria é sobre o jogo do Palmeiras x Tigres, no Estádio Education City, que aconteceu neste domingo (7) no Qatar. No domingo à noite, Luciana aparece mais uma vez na TV Record, no programa Domingo Espetacular. Ela foi contratada recentemente pela emissora e já está fazendo enorme sucesso. Luciana reside em Doha há muitos anos, é formada em jornalismo na Uniube e leva o nome de Uberaba a nível internacional. Parabéns Luciana! Sucesso sempre!

Feliz semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.