Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 09/11

Foto: Marco Aurélio Cury

Pesquisa Ibope

Foto: Reprodução

O Instituto de Pesquisas Ibope realizou de 4 a 5 de novembro, pesquisa eleitoral para candidatos a prefeitura de Uberaba e divulgada na sexta-feira (6) pela TV Integração. A margem de erros é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. Com número de identificação na Justiça Eleitoral: MG-00098/2020, o Ibope entrevistou 525 eleitores da cidade de Uberaba. A pesquisa foi encomendada pela TV Integração.

Estimulada

Foto: Reprodução

Pesquisa Espontânea

Foto: Reprodução

Espontânea

O Ibope também aferiu a intenção de voto espontânea para a Prefeitura de Uberaba. Nesta avaliação, o eleitor foi perguntado em quem votaria sem ter os nomes dos candidatos apresentados pelos pesquisadores. Veja como ficaram os números:


Tony Carlos (PTB): 
20%

Delegado Heli Grilo (PSL): 16%

Elisa Araújo (SOLIDARIEDADE): 15%

Thiago Mariscal (PSC): 7%

Patrícia Melo (PT): 3%

João Chocolate (PRTB): 2%

Lerin (PDT): 2%

Coronel Peres (AVANTE): 1%

Marcelo Marques (PV): 0%

Maria Sandra Tapajós (PSOL): 0%

Simea Freitas (PSTU): 0%

Outros: 2%

Branco ou nulo: 10% Não sabem ou preferem não opinar: 22%

A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.

Rejeição

Foto: Reprodução

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

  • Delegado Heli Grilo (PSL): 31%
  • Tony Carlos (PTB): 27%
  • Patrícia Melo (PT): 23%
  • Thiago Mariscal (PSC): 23%
  • Lerin (PDT): 22%
  • João Chocolate (PRTB): 14%
  • Coronel Peres (AVANTE): 11%
  • Marcelo Marques (PV): 9%
  • Maria Sandra Tapajós (PSOL): 9%
  • Simea Freitas (PSTU): 9%
  • Elisa Araújo (SOLIDARIEDADE): 7%
  • Poderia votar em todos: 2%
  • Não sabem ou preferem não opinar: 15%

Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.

Empate Técnico

Foto: Reprodução/Divulgação

Conforme a coluna havia divulgado semana passada, a candidata a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), vem crescendo consideravelmente nas últimas pesquisas. Após suas apresentações no programa eleitoral gratuito, a candidata vem se destacando como a renovação da política na cidade. Ela comemorou em suas redes sociais os resultados apontados pelo Instituto Ibope. Embora a pesquisa aponta ela como terceira colocada, ela está praticamente em empate técnico com os primeiros colocados devido a margem de erros. Já os candidatos Tony Carlos (PTB) e Heli Andrade (PSL), não gostaram nada dos resultados apontados, ambos se quer publicaram em suas redes sociais e divulgaram em programas eleitorais, a pesquisa divulgada pela TV Integração.

Deputado André Janones em Uberaba

Foto: Neto Talmeli

Terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais e um dos mais populares do Brasil, André Janones (Avante-MG) esteve neste domingo (8) em Uberaba, em apoio a candidatura majoritária de Thiago Mariscal (PSC) e Kaká Carneiro (Cidadania). Em uma agenda intensa, o deputado federal promoveu lives com candidatos a vereador do PSC e Cidadania, percorreu a Feira da Abadia conversando e tirando fotos com a população e participou da famosa “Carreata do Povo”, que percorreu o Grande Abadia e outros bairros da cidade.

Apoio

Foto: Neto Talmeli

Deputado André Janones está confiante na eleição de Thiago Mariscal e Kaká Carneiro no dia 15 de novembro. “Uberaba só ganha com esta vitória”, afirma. Segundo ele, político tem que ter moral, honestidade e coragem de cobrar e, brigar pela população – como Thiago Mariscal e Kaká Carneiro. Para ele, o candidato a prefeito do PSC sempre agiu para tentar melhorar a vida do povo. “Eu conheço o coração dele e sei da sua indignação contra a corrupção instalada em Uberaba. Prefeito tem que ser honesto e, reconheço que tudo que o Thiago faz é para melhorar a vida do povo”, afirma. O deputado já destinou mais de R$ 3 milhões em recursos para a Uberaba.

Cohagra inaugura sede própria

Foto: Marco Aurélio Cury

A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra está de casa nova a partir desta sexta-feira (6), quando foi inaugurada sua sede na avenida das Acácias, 43, Vila Olímpica, próximo ao Estádio Uberabão. Na ocasião o prefeito Paulo Piau destacou o fato de a Cohagra ser responsável pela realização do sonho de muitas pessoas conquistarem a casa própria. E agora, chegou a vez da companhia ter a casa própria. Antes da solenidade de inauguração, o presidente da Cohagra, Ernani Neri entregou 11 títulos de usucapião em diversos pontos da cidade. “Essa é a realização do sonho dessas pessoas que lutam há vários anos para verem seus imóveis devidamente regularizados”, disse.

Uberaba registra 4 óbitos por covid-19 neste domingo

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Uberaba divulgou neste domingo (8), novo boletim epidemiológico no Monitoramento Diário do covid-19 e aponta 4 óbitos nesta data. Trata-se de feminino, 54 anos, relato de comorbidades, hospital particular, internada há 8 dias; Masculino, 72 anos, hospital público, internado há 6 dias; Masculino, 79 anos, relato de comorbidades, hospital particular, internado há 9 dias; e masculino, 53 anos, hospital público, internado há 10 dias.

Ainda

Segundo boletim, Uberaba já registra 8.184 casos positivos confirmados, dos quais, 7.655 recuperados, 285 estão em acompanhamento domiciliar, 27 pacientes internados e a cidade registra 217 óbitos por covid-19. Em relação a casos suspeitos, 88 pessoas aguardam resultados, 13 permanecem internados. Um óbito em investigação entra no monitoramento da Secretaria de Saúde, sendo, feminino, 77 anos, hospital particular, internada há 7 dias. Conforme monitoramento, 49.454 pessoas tiveram resultados negativos e 317 casos notificados sem confirmação. Acesse o portal www.uberabacontracovid.com.br e conheça todas as projeções e dados da Saúde no enfrentamento a Covid-19. Também no portal, seguindo os critérios especificados, pode ser feito o cadastro para a testagem qualificada.

Morre a cantora Vanusa

Foto: Reprodução


A cantora Vanusa, 73 anos, morreu na manhã deste domingo (8) em uma casa de repouso em Santos, no litoral de São Paulo. Um enfermeiro do local, onde a artista morava há dois anos, percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos, por volta das 5h30. Uma equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi acionada e constatou que a causa da morte foi uma insuficiência respiratória. Segundo funcionários da casa de repouso, Vanusa recebeu a visita de Amanda, sua filha mais velha, neste sábado (7). Ela cantou, brincou, riu e se alimentou bem. A artista fazia fisioterapia e outros tratamentos na residência para idosos. Em setembro e outubro, Vanusa esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, por causa de um quadro grave de pneumonia.

Trajetória

Vanusa Santos Flores nasceu em 22 de setembro de 1947 na cidade de Cruzeiro (SP), mas foi criada em Uberaba (MG). Com mais de 20 discos lançados ao longo da carreira e 3 mais de milhões de cópias vendidas, a cantora e compositora era mais identificada com a canção popular do que com a MPB, mas flutuou entre gêneros como rock, funk americano e samba. Aos 16 anos, cantava com o grupo Golden Lions. Em 1966, fez sucesso com a canção “Pra nunca mais chorar” e passou a se apresentar na TV Excelsior. Na mesma época, participou das últimas edições do programa da Jovem Guarda. Pouco depois, se juntou ao elenco do programa humorístico “Adoráveis trapalhões”, com Renato Aragão.

Carreira

Foto Reprodução

Nos anos 1970, emendou sucessos como “Manhãs de setembro”, que escreveu em parceria com seu parceiro frequente Mário Campanha, e baladas como “Sonhos de um palhaço”, de Antonio Marcos e Sérgio Sá, e “Paralelas”, de Belchior. Em 1972, se casou com Antonio Marcos. O cantor participou diretamente da carreira de Vanusa com outras músicas, como “Coração americano”, escrita com Fagner. Em 1977, lançou com o cantor Ronnie Von o LP “Cinderela 77”, trilha sonora da novela com o mesmo nome da TV Tupi. Nas décadas seguintes, manteve a carreira ativa com o lançamento de discos e participações em diversos festivais de música no país e no exterior, como Uruguai, Coreia do Sul e Chile. Em 2005, participou ainda de eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda

Saúde

Em 2009, Vanusa foi convidada para cantar o hino nacional em um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo. Um vídeo que mostra a cantora trocando palavras da letra se tornou viral na internet. Na época, ela contou que remédios para labirintite a deixaram desorientada na ocasião. Pouco tempo depois, Vanusa sofreu um acidente doméstico, segundo ela. também provocado pela labirintite. Por causa da queda, a artista precisou se submeter a três cirurgias na clavícula. Vanusa contou sua vida na autobiografia “Ninguém é mulher impunemente” e no monólogo musical “Ninguém é loura por acaso”, que estreou no teatro em 1999 em São Paulo. Grande perda na música popular brasileira. Muito Triste!

Comemorando

Foto: Divulgação

É com muita satisfação e carinho que encerro a coluna de hoje homenageando a aniversariante do dia. Parabéns querida Helena Sivieri Rodrigues! Minha mãe que tanto amo e admiro. Hoje com muita saúde e energia, ela completa seus 89 anos de vida. Que maravilha! Exemplo de mulher forte, batalhadora, educadora e que viveu sua vida toda para a educação de seus filhos. Só tenho que agradecer a Deus todos os dias pela sua existência, dedicação, saúde e muita luta no dia a dia. Que exemplo! Parabéns mamãe querida! Feliz aniversário! Que Deus te dê muita saúde e muitos anos de vida. Te amo!

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.