Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 14/12

Foto: Marco Aurélio Cury

De volta

Foto: Facebook de Elisa Araújo

Depois de uma semana de viagem de descanso na Bahia com a família, a prefeita eleita Elisa Araújo (Solidariedade), está de volta a cidade. Em suas redes sociais, Elisa publicou: “De volta! Começamos a semana com nossa equipe de transição, nesta segunda-feira (14). De posse das informações, sigo com o grupo para as próximas reuniões agendadas na Prefeitura de Uberaba.Vamos juntos por uma Uberaba melhor!” finalizou. A prefeita eleita, deverá anunciar essa semana a tão aguardada lista de secretariado que deverá compor seu governo, nas rodas políticas de plantão, muitas especulações, mas ainda nada definido. A conferir!

Eleição na Amvale

Foto: Divulgação

Os prefeitos associados à Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) estão convocados para a 80ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, a realizar-se nesta terça-feira (15), das 11h30 às 13h, na sede da Prefeitura Municipal de Uberaba, na Avenida Dom Luiz Maria Santana, nº. 141.Os prefeitos vão eleger a Diretoria gestão 2021. Mandato do atual presidente e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, encerra no próximo dia 31. Da programação consta também reunião dos prefeitos eleitos na região.

Secretário Executivo

Foto: Reprodução/Divulgação

Caso de eventual impedimento de participação do prefeito, o mesmo poderá credenciar, formalmente, um representante, o qual terá direito a voto, conforme estabelece o Estatuto da Amvale. De acordo com o secretário Executivo da Amvale, José Luiz de Paula Neto, a associação desempenha um papel importante no desenvolvimento regional e conta, inclusive, com três consórcios vinculados: Convale, Cistrisul e Cisvalegran. Quanto ao encontro com os futuros chefes de executivos, o secretário disse que será um momento para dar as boas-vindas aos gestores à entidade, além de lhes serem apresentados a estrutura e os serviços prestados pela Casa.

Saída do SBT

Foto: Reprodução/Divulgação

O jornalista Carlos Nascimento, apresentador do “SBT Brasil”, não teve o seu contrato renovado e vai deixar o SBT. A informação foi dado pelo diretor de jornalismo da emissora, José Occhiuso, em comunicado interno divulgado no início da tarde desta segunda-feira (14). Após onze anos de SBT, Carlos Nascimento não teve o contrato renovado. Como âncora, trouxe prestígio e credibilidade aos jornais que comandou. Nascimento deixa o SBT com a gratidão do Jornalismo. Carlos Nascimento estava na emissora desde 2006. O jornalista, de 65 anos, estava afastado do telejornal desde abril, por causa da pandemia do coronavírus.

Nicette Bruno piora e quadro é grave

Foto: Reprodução/Divulgação

A atriz Nicette Bruno segue internada com covid-19 na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, em estado grave. Em boletim médico enviado ao UOL na tarde desta segunda-feira (14), o hospital informou que o quadro clínico da atriz “apresentou uma piora e é considerado grave”. Ela segue sedada, dependente de ventilação mecânica e realizando hemodiálise. Na tarde deste domingo (13), Beth Goulart, filha de Nicette, usou o Instagram para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde da mãe. Segundo ela, a atriz continuava em estado delicado. “Queridos amigos, o estado da minha mãe continua delicado. Mais do que nunca ela vai precisar das nossas orações. Que ela receba nosso amor, nossa fé, nossa esperança, a energia de luz, de gratidão e respeito”, disse.

Merecidamente

Foto: Reprodução/Divulgação

Publicado no Porta Voz de sexta-feira (11) o Decreto que Denomina “Professor Antônio Carlos Marques” a Fundação Cultural de Uberaba. A solicitação foi feita pelo presidente da instituição Marcelo Palis ao prefeito Paulo Piau que considerou muito justa a homenagem.

Histórico – O jornalista e professor Antônio Carlos Marques foi um dos fundadores da Fundação Cultural de Uberaba, em 1981, durante o governo do ex-prefeito Silvério Cartafina Filho. Professor há quase 40 anos e jornalista (Comunicação Social), licenciado em Artes Plásticas com habilitação em Desenho, Artes Cênicas, Folclore e Música e pós-graduado lato sensu em Arte-Educação. Como professor lecionou na Escola Estadual Nossa Senhora D’Abadia, Escola Municipal Santa Maria, Colégio Nossa Senhora das Graças, Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, Escola Estadual Frei Leopoldo e Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. No ensino superior atuou como professor na Faculdade de Ensino de Uberaba (FEU). Ministrou cursos, palestras e oficinas nas áreas de Teatro, Folclore, Cultura Popular e história da Música Popular Brasileira (MPB).

Mais

Foto: Comunicação/Prefeitura de Uberaba

Defensor das mais diversas manifestações culturais locais deixou como legado grandes projetos, como o Circo do Povo onde foi diretor por 12 anos, precursor da Escola de Samba Mirim, projeto social com crianças de bairros alocados distante dos aglomerados urbanos, projeto Domingo com Música, realizado no Mercado Municipal de Uberaba. Foi organizador e incentivador de diversos carnavais de ruas, parceiro das escolas de samba do município, resgatou o carnaval de marchinhas. Além disso, foi responsável pela reabertura do TEU em 1975, onde se manteve como diretor até 1979. 

Foi diretor da FCU e pesquisador da Cultura Imaterial e das Manifestações da Cultura Popular (Folia de Reis, Congadas e Moçambique), da Cultura Afro-Brasileira e das Religiões de Matriz Africana. Conselheiro do CONPHAU, organizador da terceira FESTMINAS, de vários festivais de MPB, trouxe para o município o projeto TIM Arteducação. 

UMS do Volta Grande

Foto: André Santos

A Prefeitura de Uberaba, entregou neste sábado (12) a reforma da Unidade Matricial de Saúde Luiz Meneghello, no conjunto Volta Grande. A Unidade fica na Rua Argemiro Coelho Silva, s/n, e a entrega foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Uberaba. O secretário Iraci de Souza Neto, informou que a capacidade física da unidade foi dobrada, com 500 metros quadrados de área construída, envolvendo mais consultórios médicos, salas de reunião, recepção e salas de espera, bem como pintura e substituição do piso.

Atendimento

Foto: André Santos

A unidade contará com equipe de saúde da família, médicos generalistas, pediatras, ginecologistas, a equipe do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família, que é o Nasf, com psicólogos, nutricionistas, uma equipe de saúde bucal, entre outros, com capacidade para média mensal de seis mil atendimentos. O valor da obra foi de R$327.811,45 com recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Marcos Montes e indicação do ex-vereador Waldir Vilela, assim como contrapartida do Município. Com a entrega, a UMS Luiz Meneghello volta ao seu horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com sala de vacina funcionando até as 16 horas.

Mata do Ipê é reaberta para visitação

Foto: Comunicação/Prefeitura de Uberaba

A Mata do Ipê foi reaberta para visitação a partir deste sábado (12) das 7 às 17 horas. O funcionamento será todos os dias, incluindo domingos e feriados, observando as regras de funcionamento em decorrência da pandemia de Covid-19 em Uberaba. Será disponibilizado álcool em gel para as pessoas e aferida temperatura corporal dos visitantes, sendo barrada a entrada se o indivíduo não estiver de máscara. A Semam destaca que os bebedouros não estarão disponíveis para a população e as pessoas deverão levar a própria água ou adquirir no entorno da Mata.

 Construção de heliponto no Hospital de Clínicas

Foto: Rodrigo Garcia

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei número 230, que autoriza a construção de um heliponto junto ao prédio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A plataforma de pouso e decolagem vai atender especialmente a aeronave do Corpo de Bombeiros, a Arcanjo 06, que desenvolve o trabalho de Samu Aéreo. Com a aprovação do PL, o Município está cedendo o uso de área pública para a futura execução do projeto, uma vez que parte da via pública será utilizada. O prazo foi estipulado em 50 anos. O vereador Rubério dos Santos, afirmou que a construção do heliporto é de fundamental importância para o trabalho de resgate e salvamento de vidas realizado pelos bombeiros. “Hoje, toda vez que ele precisa pousar, tem que fechar a rua Frei Paulino”, acrescentou.

Projeto

Foto: Rodrigo Garcia

Uberaba é uma das quatro cidades de Minas que conta com uma aeronave dos bombeiros, conforme lembrou o comandante Anderson Passos. Ele próprio é piloto e também cumpre plantões na aeronave. Se o projeto do heliponto for colocado em prática, Uberaba será a primeira cidade com esta estrutura. Segundo o tenente-coronel, a existência do heliponto é fundamental para vários atendimentos, inclusive o transporte de órgãos para transplante. “O tempo é fundamental, existe um tempo limite para realização da cirurgia e o médico tem a vida nas mãos”, afirmou o militar.

Emergência

Foto: Rodrigo Garcia

Passos fez questão de lembrar que qualquer cidadão pode ser um potencial usuário do heliponto e exemplificou casos graves, que precisam se socorros rápidos. Ele citou, como exemplo, o transporte de crianças entre hospitais, inclusive portadoras de doenças graves, como más formações cardíacas. “O tempo faz total diferença nestes atendimentos. A aeronave sempre se desloca para situações graves, com vidas em risco. Existe uma corrente de atendimento, e se em algum momento for quebrada, a vítima pode perder a vida ou ter lesões permanentes”, explicou o comandante.

Atualmente o helicóptero precisa pousar no campo do Uberaba Tênis Clube (UTC), fazendo com que a vítima precise ser manipulada além do deveria. O comandante citou, como exemplo, vítima de acidente grave ocorrido recentemente na cidade de Conquista, sendo que o voo demorou três minutos, mas a equipe gastou outros 20 apenas para retirá-la da aeronave e levá-la até o pronto-socorro do HC.

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.