Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 15/02

Foto: Charles Pierre

Vereador Kanecão propõe CEI

Foto: Rodrigo Garcia

O vereador Luizinho Kanecão propõe investigação no uso das vacinas da Covid-19 em Uberaba. Na sexta-feira (12), Kanecão protocolou na Câmara Municipal, o requerimento n° 591/2021 onde sugere a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para averiguar o uso e as aplicações das vacinas da Covid-19.

A iniciativa se deu, devido à diversas denúncias que o vereador recebeu desde o início da vacinação, com indícios reais de que pessoas que não fazem parte dos grupos de risco e de enfrentamento e, que através de possíveis indicações, estariam sendo beneficiadas, no famoso “fura fila”.O vereador tentou junto aos responsáveis ter acesso às listas de vacinações, porém não obteve sucesso.

Negativas

Foto: Rodrigo Garcia

Diante das negativas e, com a indignação de muitos, o vereador teve a iniciativa de criar a CEI, para averiguar se algo nessas aplicações estão em desconformidades, fugindo dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Através dessa CEI, buscamos investigar as possíveis irregularidades que estão sendo apontadas por muitas pessoas na nossa cidade.

Acredito que as regras devem ser seguidas, e ninguém pode se beneficiar dessa situação. Ademais, em algumas tentativas, recebemos a negativa, sendo vedado à todos a lisura e a transparência dos procedimentos até agora realizados. Para que nós e a população de modo geral, possamos saber quais as pessoas estão sendo vacinadas, contamos com a adesão de no mínimo sete assinaturas dos demais vereadores, para darmos seguimento com essa comissão” ressaltou Kanecão.

Vacinação

Foto: André Santos

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da vacinação deste fim de semana em Uberaba. Foram atendidas 2.135 pessoas nos três drives montados pela Prefeitura. O mutirão marcou também o início da vacinação dos idosos acima de 90 anos, registrando 951 pessoas desse público atendidas, tanto na Funel, no bairro Abadia, quanto no Centro Administrativo. Já no Pavilhão Multiuso da ABCZ, 1.184 profissionais de saúde foram imunizados.

A partir desses números, o vacinômetro de Uberaba bateu a marca de 10.987 doses da vacina aplicadas. Foram 9.264 pessoas imunizadas com a 1ª dose e 1.723 pessoas com a 2ª dose. Durante a semana, a vacinação seguirá com a aplicação em apenas dois postos via drive-thru: Funel e ABCZ. De carro ou a pé, o público-alvo será atendido.

Idosos

Foto: André Santos

Os idosos acima de 90 anos acamados começarão a ser vacinados já nesta segunda-feira (15). As equipes de imunização irão às casas daqueles que são acompanhados pelo Programa Saúde na Família, da Atenção Básica. Vale esclarecer que não serão feitos agendamentos para essa operação de vacinação, visto que a condição de acamado garante a equipe que o idoso estará em casa e acompanhado ao longo do dia.

Atenção

As famílias dos idosos acamados que não são atendidos pelo Programa Saúde na Família deverão ligar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, para registrar as informações como nome, endereço e idade do acamado. É importante que a população entenda que a ligação não irá configurar agendamento da vacina, uma vez que as UBS irão apenas coletar as informações e quem será responsável por aplicar as vacinas serão as equipes da Central de Vacinas, que terão de se organizar conforme a demanda.

Acima de 90 anos

Já os demais idosos acima de 90 anos, que ainda não compareceram aos postos de vacinação, continuarão sendo vacinados, mas com uma alteração, a partir de segunda-feira, das 8h às 16h, eles passarão a ser atendidos apenas no drive da Funel, no bairro Abadia. O local também irá imunizar os profissionais de saúde agendados para tomar a 2ª dose da vacina, conforme previsto no prazo estipulado no cartão de vacina. Por enquanto, estão recebendo a 2ª dose os profissionais de saúde dos hospitais vacinados no início da campanha.

Outros

Foto: André Santos

Todos os demais profissionais de saúde que já foram convocados em algum momento para tomar a vacina e ainda não puderam comparecer, poderão se dirigir a estrutura montada na ABCZ para receberem a 1ª dose. O drive da ABCZ continuará atendendo, exclusivamente, o público dos profissionais de saúde que irão tomar a 1ª dose, das 8h às 16h. Vale reforçar que novos convites serão realizados ao longo da semana e mesmo as pessoas que estão com o nome na lista ou enquadradas em algum critério de vacinação poderão ficar sem atendimento, caso as doses que já estão em posse do Município acabem.

Codau Informa

Foto: Ascom/Codau

Neste final de domingo (14) o trânsito da Avenida Guilherme Ferreira – trecho entre a entroncamento da Avenida Nelson Freire/Conceição das Alagoas à Rua Nova Ponte -ficou assim: pista bairro/ centro: aberta ao trânsito. Pista centro/bairro: fechada. E nesta segunda, a partir das 7h30 todas as duas pistas serão novamente fechadas.

Segunda-feira (15)

Local: Avenida Guilherme Ferreira (total para as 02 pistas nos dois sentidos: bairro/ centro e vice-versa) trecho entre a entroncamento da Avenida Nelson Freire/Conceição das Alagoas à Rua Nova Ponte.
Horário: 7h30 às 19h
Obra: referente à implantação de galeria pluvial.

OBS: CHUVA QUE CAIU NA REGIÃO NO FINAL DA TARDE DESTE DOMINGO, DESTRUIU GRANDE PARTE DA OBRA, QUE JÁ ESTAVA PRATICAMENTE CONCLUÍDA. HAVENDO, PORTANTO, NECESSIDADE DE SER RETOMADA NESTA SEGUNDA-FEIRA.

Desvios: motoristas terão acesso à Guilherme Ferreira sentido centro/bairro pelo desvio através da R. Conceição das Alagoas. No sentido inverso (bairro/centro) o desvio é na R. Nova Ponte.
Rotatória da Av. Guilherme Ferreira com Nelson Freire estará livre para o trânsito.

Prosa Encantada

Foto: Divulgação

O Programa Prosa Encantada desta quarta-feira (17), do querido amigo Marco Túlio Oliveira Reis, tem como convidado, o músico Ricardo Dutra. Ricardo é especialista em educação musical, bacharel em música com habilitação em violão erudito, Ricardo Dutra é compositor, cantor, multi-instrumentista, artista educador e pesquisador da cultura popular tradicional do Brasil. Em 2006 lançou seu primeiro álbum autoral intutulado Xamã. É fundador do Romanço, grupo musical com o qual produziu o DVD “Romanço ao Vivo” em 2010, sendo o nome do grupo uma sugestão do escritor Ariano Suassuna ao músico.

mais…

Participa como músico cênico em espetáculos de teatro Cia da Tribo, do grupo Mão na Luva (teatro de bonecos), e realiza trabalhos de contação de histórias. Compõe trilhas para dança e teatro onde também atua como diretor musical. É arte educador no programa Fabricas de Cultura, no qual também atua como regente da Orquestra de Cordas Dedilhadas. Em 2019 lançou o álbum Canteiro de Alumiá – Ricardo Dutra e Quinteto Aralume, com suas composições e arranjos do Quinteto, e também integra a companhia de reis Os Mensageiros dos Santos Reis. Parabéns Túlio! Vai bombar!

Carnaval 2021

Foto: Reprodução

Em 2021 não tem Carnaval, mas a Globo transmitiu, neste sábado (13) e neste domingo (14), desfiles do Rio e de São Paulo que marcaram a história do maior espetáculo da Terra. A apresentação foi de Aílton Graça e do Milton Cunha. Cidade do Samba, 2021: a fábrica de alegrias fechou. Em um dos lugares mais barulhentos do mundo, até o vento anda meio silencioso. O ritmo da vida mudou e o samba aprendeu a esperar. A nossa memória é que não se conforma facilmente com a ausência da folia. De repente, brota uma imagem. A imagem traz a música, que traz o carro alegórico, que traz a fantasia. Assim, o desfile inteiro vai surgindo na lembrança, e traz a certeza de que, mesmo nos momentos mais difíceis, o carnaval resiste.

Vira, virou: a vida já deu tantas voltas e esse samba não sai da cabeça. Esse e outros desfiles históricos parraram nas telas nas noites de sábado (13) e domingo (14). Imagine um carnaval com dezenas de campeãs? Foi assim. As escolas de São Paulo e do Rio reviveram os momentos grandiosos das passarelas do Anhembi e da Sapucaí. Legal!

A bela Marita De Dirceu

Foto: Reprodução/Divulgação

A top model uberabense Marita De Dirceu, continua arrasando como nunca, atualmente como estilista na capital paulista. Marita foi uma das mais famosas e requisitadas modelos nas décadas de 80/90. Conhecida como o “Furacão das Passarelas”, ela arrasava a cada desfile. Um show de classe, beleza e muita elegância. Quando desfilava, sempre com olhar penetrante e com forte expressão, levantava a platéia, todos aplaudiam de pé. Marita desfilou na época dos anos 90, para grandes estilistas da mais alta costura do país, dentre eles, alguns uberabenses, o eterno estilista Markito, Gegê, Euripinho e Luiz Ronaldo. Ela já participou de vários programas de TV, dos quais, A buzina do Chacrinha, Hebe Camargo e do também apresentador Flávio Cavalcanti, desfilando grandes lançamentos. Marita de Dirceu é engenheira, formada na Uniube em Uberaba (MG), mas sua vocação sempre foi a moda. A estilista, tem clientela nata, assina modelos feitos exclusivamente para artistas, socialites no eixo Rio/São Paulo. Marita Arrasa! Sucesso querida!

Vem aí Joao Menezes Beach

Foto: Divulgação

O campeão pan-americano de tênis, uberabense João Menezes está lançando uma arena Beach Tennis, o João Menezes Beatch. Um luxo! O espaço tem 8 quadras de Beach Tennis, academia de ginástica, loja para os praticantes de Beath, bar com Deck, playground, vestuários, duchas, varanda gourmet e espaço para conveniência. Um espetáculo!

Arena

Foto: Divulgação

A Arena vai movimentar a cidade, o espaço tem um lindo projeto arrojado e está previsto para conclusão das obras para ser inaugurado daqui 4 meses. A notícia movimentou a cidade e muitos comemoraram. O local é na Av. dos Advogados, atrás do novo fórum, bairro Universitário. Parabéns João Menezes! Sucesso na arena!

Bday de Ellen Gomes

Foto: Reprodução/Divulgação

A bela e exuberante colunista social, jornalista Ellen Gomes, completou mais uma primavera na quarta-feira (10), sempre com muita simpatia e elegância. Ellen, publicou em seu perfil nas redes sociais que este ano não haveria comemoração, mas agradeceu a todos carinhos recebidos por centenas de amigos e parentes que cumprimentaram a jornalista em seu post.

Elen Gomes publicou: “Quero agradecer a DEUS pela vida, aos meus pais pelo amor, oportunidade de viver e alegrias, à família pelas bênçãos, parcerias e amizades e aos amigos pelo bem querer. A todos retribuo com orações e pedindo bênçãos e compreensão para superarmos este momento transitório desta pandemia, em respeito ao nosso bom senso e consciência tranquila, em respeito às vítimas que já partiram e seus familiares, em respeito aos profissionais envolvidos, em respeito à vida. Sem comemorações, no momento, confio em DEUS, JESUS E MARIA nossa intercessora e MÃE. TUDO VAI PASSAR, fazendo minha pequena parte. E desejo neste dia do meu aniversário o melhor para a população mundial, saúde, amor, paz, prosperidade e alegrias. Bjs de ❤, 😘☀️🌷🐾🐶❤💃🙏“, encerrou.

Parabéns Ellen Gomes! Muitas felicidades, saúde, paz e grandes realizações.

Sucesso sempre!

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.