Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 15/03

Zema afasta secretário de Estado de Saúde

Foto: Reprodução/Divulgação

O médico Carlos Eduardo Amaral não é mais Secretário de Saúde de Minas Gerais. O afastamento foi confirmado na noite de quinta-feira (11) pelo governador Romeu Zema (Novo). A situação de Carlos se tornou insustentável após a confirmação de que centenas de servidores administrativos da pasta que estariam fora das prioridades definidas no Plano Nacional de Imunização, incluindo ele, foram vacinados contra covid-19. 

Reação

Horas depois de afirmar que a vacinação de servidores lotados na Secretaria de Estado de Saúde havia ocorrido de forma legal, o governador Romeu Zema (Novo) voltou ao Twitter para comunicar a demissão do secretário Carlos Eduardo Amaral, que está no pivô do episódio do “fura-fila” no governo estadual.

CPI

Abertura de CPI na Assembleia Legislativa de Minas Gerais reuniu em poucas horas 39 assinaturas, dos 77 deputados estaduais, e ainda na sexta-feira (12), o presidente da casa, Agostinho Patrus (PV), acolheu oficialmente o texto para investigar a vacinação de 806 servidores da SES-MG. O presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vitor, foi anunciado para o lugar de Amaral. Que vergonha!

Zema anuncia novo secretário

Foto: Reprodução/Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anunciou Fábio Baccheretti para ocupar o cargo de secretário de Estado de Saúde, após afastar Carlos Eduardo Amaral, investigado em denúncia de “fura-fila” na vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito na manhã de sexta-feira (12), nas redes sociais.

Explicando

Na noite desta quinta-feira (11), Zema falou do afastamento de Carlos Eduardo Amaral do cargo. Amaral virou centro de polêmica após o Ministério Público abrir inquérito para apurar suspeitos de “fura-fila” de 806 servidores da pasta na vacinação contra a covid.

Quem é Fábio?

Fábio Baccheretti Vitor, de 37 anos, é formado em medicina na Universidade Vale do Rio Verde, em 2010. Baccheretti ingressou, no ano seguinte, no Hospital Júlia Kubitschek (HJK), segundo maior hospital da Rede Fhemig, como clínico plantonista da unidade de emergência.

Deputado ganha prisão domiciliar

Foto: Reprodução/Divulgação

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) deixou na tarde deste domingo (14) o Batalhão Especial Prisional da PM em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo, a substituição da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Prisão

Em 16 de fevereiro, Silveira foi preso em flagrante por crime inafiançável por divulgar em rede social vídeo no qual defende o AI-5 — instrumento mais duro da ditadura militar — e a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. O ministro autorizou o deputado a participar remotamente — a partir da própria residência — das sessões da Câmara dos Deputados e determinou a expedição de relatório semanal pela central de monitoramento eletrônico.

Três anos da morte de Marielle

Foto: Reprodução/Divulgação

Há três anos, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes eram executados no Rio de Janeiro. Desde então, mesmo com enorme pressão da sociedade civil, o crime não foi completamente elucidado. Não se sabe o que motivou nem quem foi o mandante dos assassinatos, cometidos pelo policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz, como apontam as investigações. Neste mês, o inquérito do caso ganha novos contornos ao debruçar-se sobre as redes sociais.

Facebook

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) firmou, na sexta-feira, 12, um acordo judicial com o Facebook para acessar dados que poderão ajudar a localizar quem mandou matar Marielle. Apesar de ter se recusado a colaborar inicialmente, a iniciativa de firmar este acordo partiu da própria rede social, que disponibilizará pela primeira vez seus dados para a investigação.

Jovem Pan

À Jovem Pan, a plataforma confirmou a parceria, alegando que “respeita a Justiça brasileira”. Segundo o MPRJ, a Justiça já havia decretado o compromisso do Facebook de compartilhar os dados necessários para apuração do crime. No entanto, a rede social descumpriu a primeira decisão judicial. Devido à quebra do acordo, a 4ª Vara da Comarca da Capital instituiu a multa de R$ 5 milhões à companhia Mark Zuckerberg.

Maria Bethânia proibida gravar canção

Foto: Reprodução/Divulgação

Maria Bethânia foi proibida pelo compositor e cantor José Augusto de gravar o hit sertanejo Evidências em seu novo disco, depois de a música ser um dos pontos altos da live da cantora no Globoplay. Segundo Paulo Sérgio Valle, o outro compositor da canção, José Augusto tem uma antiga mágoa de Bethânia, cuja razão ele desconhece. Já José Augusto negou que haja algo pessoal e disse que preferiu não liberar porque há uma negociação em curso de uso publicitário de Evidências que conflitaria com a gravação de Bethânia neste momento.

Mortes em Uberlândia superam as de nove estados e DF

Foto: Valter de Paula

A vizinha Uberlândia registrou nos dez primeiros dias de março, mais mortes pela Covid-19 do que nove estados brasileiros e o Distrito Federal, que têm populações maiores que a cidade mineira, com quase 700 mil habitantes. A maior cidade do Triângulo Mineiro teve 242 óbitos entre os dias 1º e 10 de março, o que a colocou à frente no total de mortes registradas pelo Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Ao menos, os estados de AL, PI e SE, como Uberlândia, também registraram a variante brasileira.

Variantes

Nesse período de dez dias, nenhum estado e o DF superaram o dia mais mortal da pandemia em Uberlândia, que teve pico de 36 óbitos na quarta-feira (10), primeiro óbito na cidade foi registrado no dia 2 de abril de 2020. Desde janeiro, o volume de casos da doença gerou um impacto muito grande nos sistemas de saúde público e particular, chegando a 100% de lotação dos leitos de UTI. No dia 5 de março, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que duas variantes circulam pela cidade, a brasileira e a britânica.

Neste domingo 14/03

Conforme a Secretaria Municipal de Uberlândia, a cidade registrou neste domingo (14), 24 mortes por covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico, 337 casos foram confirmados pela doença em 24 horas. Com a atualização, o número de mortes na cidade subiu para 1.403. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, 800 pacientes estão hospitalizados com sintomas de coronavírus, nas redes pública e privada na cidade. Destes, 309 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 491 em leitos de enfermaria. De acordo com o boletim, a ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19 na rede municipal continua 100%, assim como a ocupação geral dos leitos de UTI na rede municipal. O boletim deste domingo informe que outros 142 casos suspeitos seguem sobre investigação da Secretaria de Saúde. A cidade contabiliza desde o início da pandemia, 74.701 pessoas que testaram positivo pela doença.

Covid em Uberaba

Foto: Reprodução/Divulgação

Nas últimas 24 horas, Uberaba registrou dois óbitos por Covid-19, conforme dados atualizados, neste domingo (14), pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes são: mulher de 80 anos, internada há sete dias em hospital público e homem de 60 anos, internado há 12 dias em hospital público. Os 87% de ocupação de UTI da rede pública são referentes aos leitos adultos do Hospital Regional e aos pediátricos e neonatais do Hospital de Clínicas da UFTM. Se considerada apenas a ocupação de leitos adultos de UTI públicos, destinados ao atendimento de pacientes Covid-19, a ocupação atinge 97,5% em Uberaba. Conforme boletim epidemiológico, 79 pessoas testaram positivo em 24 horas, há quatro óbitos em investigação e a cidade já soma 404 vítimas fatais pela doença.

Vacinação

Foto: André Santos

A prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de saúde, comunica que a Campanha da Vacinação contra a Covid-19 segue nesta segunda-feira (15), apenas no drive-thru da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), das 12h às 16h. O público a ser vacinado segue sendo o de 1ª dose de idosos a partir de 85 anos e também a 2ª dose de idosos e de profissionais de saúde, conforme o indicado no Cartão de Vacinas. É preciso que as pessoas que já tomaram a 1ª dose não deixem de tomar a 2ª dose no prazo de 2 a 4 semanas e compareçam ao posto de vacinação munidos do Cartão de Vacinas onde está registrada a 1ª dose. Conforme a secretaria na noite deste domingo 14, há confirmação de que novas doses serão entregues ao Município nesta segunda-feira (15), a partir das 9h. Com essas doses, a secretaria já pode retomar a vacinação dos idosos a partir de 81 anos, interrompida, na semana passada. Essa vacinação será apenas a partir das 12h, visto que a equipe precisará fazer a conferência antes de liberar o lote para o drive.

Codau amplia desinfecção em terminais, estações e ônibus

Foto: Ascom/Codau

Para reforçar as ações de combate à Covid-19, a Codau e a Prefeitura de Uberaba passarão a fazer, a partir desta segunda-feira (15), em novo formato, o trabalho de desinfecção de ambiente nos quatro terminais do transporte público urbano, estações e ônibus. Com borrifadores costais, as equipes farão a desinfecção pela manhã nos terminais de ônibus em bancos, corrimãos, banheiros, locais de passagem e em outros pontos que podem servir de transmissão do vírus. A cada chegada de ônibus, também entrarão nos veículos para borrifar o produto em corrimãos, portas e pisos. O mesmo trabalho será feito ainda nas estações de ônibus espalhadas pelas avenidas da cidade.

Desinfecção

Paralelamente, o caminhão pipa da Codau continua o trabalho de desinfecção nos terminais de ônibus e estações do BRT, hospitais, UPA’s, UBS’s, rodoviária, praças, calçadão, Mercado Municipal e demais locais públicos de grande movimentação. O caminhão percorre os pontos de aglomeração de pessoas todos os dias da semana, das 7h às 19h. Cerca de 30 mil litros do produto são despejados por dia na cidade. O líquido desinfetante usado é formado pela mistura de hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, que, juntos, geram uma solução oxidante, ideal para a desinfecção de superfícies. A concentração segue os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Viva Waldir Kikuichi!

Foto: Divulgação

Quem comemorou mais uma primavera neste sábado (13) foi o sempre simpático e risonho amigo, empresário Waldir Kikuichi, proprietário do tradicional Restaurante Bons Tempos. Waldir é muito querido na sociedade de Uberaba, recebeu centenas de mensagens de amigos no seu perfil nas redes sociais na data de seu aniversário. Dono de um talento impecável na gastronomia, pioneiro na boa escolha do cardápio, ele domina há anos o mercado de alimentação na cidade. Dentre os diversos pratos do cardápio de seu restaurante, o Bife à parmegiana é o mais delicioso da tradicional culinária de Uberaba. Que delícia! Caro amigo, que Deus te proteja sempre com muitas saúde paz e muitas realizações. Parabéns Waldir! Sucesso sempre!

Bom dia a todos! Feliz semana!


.

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.