Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 18/01

Foto: Charles Pierre

Enfim, a vacina!

Foto: Reprodução

Após a aprovação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a enfermeira Mônica Calazans de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Ela recebeu o imunizante Coronavac, desenvolvido no país pelo Instituto Butantan, no Hospital das Clínicas de São Paulo, neste domingo (17).

Mônica Calazans, mora em Itaquera, na zona Leste da capital paulista, e trabalha no Hospital Emílio Ribas, referência no tratamento de Covid-19 no país. A enfermeira tem perfil de alto risco para complicações da Covid-19: é obesa, hipertensa e diabética. Mônica é viúva e mora com o filho Felipe, de 30 anos, conta que é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento no trabalho e quando chega em casa. Parabéns Mônica! Oremos!

Instituto Butantan

Foto: Reprodução

O diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que enviou na manhã desta segunda-feira (18), um novo pedido de uso emergencial da CoronaVac à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desta vez solicitando autorização para uso de todas as doses envasadas pelo instituto. A vacina contra Covid-19 é produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A autorização para o uso emergencial do imunizante concedida neste domingo (17), refere-se às 6 milhões de doses que já chegaram prontas da China e que começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde na manhã desta segunda. Já a nova solicitação, se for aprovada, terá validade para todo material envasado pelo instituto. Atualmente, o Butantan tem 4,8 milhões de doses prontas aguardando liberação.

Brilhando

Foto: Marise Romano

Só ouço elogios a nomeação da competente jornalista Indiara Ferreira para a secretaria de governo, escolhida pela prefeita Elisa Araujo (Solidariedade). Quem conhece o curriculum da jornalista, e os trabalhos por ela desenvolvidos, sabe que, onde passa é sucesso garantido. Indiara tem atendido diversas pessoas de diversos seguimentos na prefeitura de Uberaba neste primeiro mês de governo, inclusive secretários, vereadores eleitos. Ela está com a prefeita desde os primeiros dias de campanha, foi escolhida para a transição de governo e agora ocupa um dos cargos mais cobiçados de uma administração pública. Parabéns Indiara! Sucesso sempre!

Nova direção da Codau

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Todos os membros da alta direção da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) já foram nomeados pela prefeita Elisa Araújo. Tanto o presidente da companhia quanto dois diretores foram escolhidos entre os servidores de carreira, a partir de um perfil técnico.O presidente José Waldir de Sousa Filho foi nomeado dia 1º de janeiro. Ele é servidor da Codau há seis anos e ocupava a gerência da Estação de Tratamento de Água. Formado em Engenharia Química, é mestre em Inovação e Tecnologia e doutor em Química. José Waldir é também professor universitário há sete anos.

Mais…

O diretor de Desenvolvimento e Saneamento é Paulo José Stival Coelho, servidor da Codau há seis anos. É formado em Engenharia Elétrica, especialista em sistemas elétricos de potência e mestre em engenharia elétrica. Foi nomeado pela prefeita no dia 4 de janeiro. Elisa Araújo nomeou também o diretor Financeiro e Comercial, que também responderá interinamente pela diretoria de Gestão Administrativa, Aluízio Cezar Valladares Ribeiro. Ele tem 33 anos de carreira na Codau e ocupou diversos cargos de chefia na área de suprimentos. É economista e especialista em Controladoria e Finanças. Os três juntos terão a tarefa de comandar a autarquia que responde pelos serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos em Uberaba

Codiub implantará Licenciamento Ambiental Online em Uberlândia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) implantará na cidade de Uberlândia o sistema de Licenciamento Ambiental Online, solução tecnológica já implantada e utilizada pela Prefeitura de Uberaba e de Sacramento. De acordo com o presidente interino da companhia, Rui Ramos, este é um serviço fornecido via Web ao qual a Codiub está preparada para oferecer a qualquer município. A Codiub recebeu o responsável pela área ambiental de Uberlândia, Anderson Alves de Paula, representando o secretário de Meio Ambiente João Batista Ferreira Junior. Deram andamento nas tratativas para que a Codiub passe a implantar o sistema licenciamento da prefeitura, até o final de março.

Prefeitura prepara logística para vacinação contra a Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Desde o anúncio da aprovação da vacina do Instituto Butantan e da Universidade Oxford, no domingo (17), a Prefeitura de Uberaba vem alinhando a logística e o plano de vacinação da cidade, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Etapas

Dentro da primeira etapa de vacinação estão os grupos prioritários, sendo: trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de Longa Permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas. A definição desse grupo prioritário ocorreu hoje (18), por meio de um Informe Técnico do Ministério da Saúde (MS).

Locais

Para maximizar o potencial de distribuição da vacina, a Prefeitura de Uberaba está criando uma rede de apoio, abrangendo os hospitais que constam no Plano de Contingência Municipal para Covid-9, como Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Hospital São Domingos, operadoras de Plano de Saúde e o laboratório Sabin.

Seringas agulhadas já estão na Central de Vacinação da PMU

Foto: André Santos

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Uberaba recebeu 111.750 unidades de seringas agulhadas da Superintendência Regional de Saúde. “Esperamos que com essa primeira remessa de seringas agulhadas e recebendo as doses da vacina começaremos um bom enfrentamento à Covid-19. É importante a população compreender que, neste primeiro momento, a vacina não é para todo mundo, mas principalmente para os idosos, aqueles que vivem em instituições de longa permanência, aqueles que estão confinados de alguma forma, os profissionais da saúde que estão diretamente ligados ao enfrentamento da Covid”, pontua o superintendente Maurício Ferreira.

Orientações

Foto: André Santos

Maurício Ferreira ressalta que a população deve manter os cuidados de higiene e mesmo sendo vacinada, continuar com o distanciamento social, usando álcool gel nas mãos. “Todos os cuidados são importantes porque a imunização leva alguns dias, talvez até duas semanas para começar a aparecer algum tipo de resposta orgânica à vacina”.  Ferreira finaliza afirmando que é importante o entendimento de que cada município é responsável pela logística interna. “O Estado distribui aqui em Uberaba para a nossa macrorregião. O Município é responsável pela busca, retirada e pela conservação no seu local de manutenção”, finalizou.

Covid-19 em Uberaba

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba divulgou neste domingo (17), monitoramento diário da covid-19 e conforme boletim, a cidade registrou 3 óbitos por covid. Paciente do sexo masculino, de 90 anos, com comorbidades, internado há um dia. Paciente do sexo masculino, de 86 anos, com comorbidades, internado há 13 dias. Paciente do sexo masculino, de 80 anos, com comorbidades, internado há 16 dias.

Segunda-feira 18/01

Nas últimas 24 horas, Uberaba registrou três óbitos por Covid-19, conforme dados atualizados, nesta segunda-feira (18), pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de paciente do sexo feminino de 88 anos, que estava internada a 10 dias. Um homem de 53 anos, que estava internado a 13 dias. Nos dois casos os pacientes estavam internados em unidade hospitalar pública. Já a paciente de 92 anos, do sexo feminino, ficou internada por seis dias, em hospital particular. Em todos os casos os pacientes tinham comorbidades. Desde o início da pandemia, Uberaba registra 10634 recuperados.

Curtindo férias

Foto: Divulgação

Os sempre simpáticos amigos, o cirurgião dentista Fábio Azevedo e Lélio Roberto de Souza estão em período de férias em descanso merecido. O local estratégico escolhido é o Vila Galé Resot, em Cumbuco, no Ceará. Que luxo! A praia de Cumbuco é uma pequena vila de pescadores situada a cerca de 25 quilômetros a noroeste da cidade de Fortaleza, no Ceará, ao longo da costa nordeste do Brasil. A população é de cerca de 1600. A vila é considerada pitoresca e cênica e está atraindo tanto o turismo doméstico quanto internacional.

Eles estão adorando as maravilhas do Ceará, inclusive o cardápio. Na foto, Fábio e Lélio aparecem saboreando um pescada na crosta de castanha de caju e risoto de queijo, além da cantoria tropicais no abacaxi. Aproveitem bastante queridos amigos, recarregar as energias é fundamental para um início de ano. Boas vindas! Sucesso no ano novo!

Feliz semana a todos!



Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.