Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 21/12

Foto: Marco Aurélio Cury

Encerrada a Transição de Governo

Foto: Comunicação/Prefeitura de Uberaba

As comissões de transição da Prefeitura de Uberaba e da prefeita eleita, Elisa Araújo, encerraram na sexta-feira (18) os trabalhos. Segundo o chefe de Gabinete Fernando Hueb, as tratativas entre as duas equipes ocorreram de forma respeitosa e cordial. “Além de todo material que entregamos no início, o que nos foi solicitado também foi entregue a tempo e a hora. Eles se reuniram com os secretários, puderam esclarecer dúvidas e também solicitar documentos para complementar as informações que queriam. Acredito que foi um trabalho satisfatório para todos. O que queremos é o bem de Uberaba, por isso, o tom de todo este trabalho foi o respeito e a transparência”, destacou Hueb.

Entrega de relatório

Na reunião final foi entregue um relatório completo para a equipe de Elisa Araújo, por meio do advogado Caio Presotto. No documento constam Atas, Ofícios, relação de reuniões e e-mails encaminhados. Entre as principais decisões tomadas, estão: Prorrogar os contratos dos servidores cedidos para até 30 de junho de 2021; Prorrogação dos contratos temporários por até 31/12/21, ou até o vencimento pré-estabelecido no contrato; Contratos com fornecedores e serviços foram prorrogados por até 6 meses; Prorrogação do Decreto das normas sanitárias da Covid-19 e Decreto de Calamidade até o dia 04 de janeiro de 2021.

A Feti está linda!

Foto: André Santos

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsan (Feti) inaugurou sua sede própria na terça-feira (15), no antigo Clube Sírio Libanês, na Rua Major Eustáquio, 790, bairro São Benedito. O prédio que vai abrigar a entidade passou por reformas no valor de aproximadamente R$2.360.000,00 (dois milhões trezentos e sessenta mil reais). A Fundação atualmente conta com mais de 500 aprendizes e 200 empresas parceiras e segundo o presidente da Feti, Eduardo Callegari, com o novo prédio, os atendimentos poderão até triplicar. Ainda de acordo com Callegari, a inauguração da sede própria “é o início de uma nova era, com um prédio pronto, equipado, todas as salas climatizadas, com um diferencial de logística educacional para preparar os jovens a movimentarem Uberaba”.

Bahamas express

Foto: André Santos

O Grupo Bahamas inaugurou na quinta-feira (17) uma loja com formato express em Uberaba. O ponto de venda fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, no antigo prédio da Caixa Econômica Federal.  A loja conta com 595 metros quadrados de área construída, 232 metros quadrados de área de vendas, três checkouts e sortimento. Com o novo endereço, o Grupo Bahamas terá 63 operações no Estado. O empreendimento demandou investimento de R$ 2,1 milhões e gerou 17 novos postos de trabalho de forma direta.

Formato express

A proposta do formato express é trazer mais comodidade e facilidade para compras rápidas aos moradores da região. É também uma boa opção para as pessoas que transitam próximo ao centro da Cidade, onde se concentra boa parte do comércio e serviços do Município. A loja express apresenta também o conceito de mais agilidade para consumidores que precisam de soluções simples para o dia a dia perto de casa ou em trânsito. O foco são produtos destinados à reposição e prontos para consumo. O diferencial em relação às lojas de conveniência tradicionais são o mix maior e melhores preços com ofertas proporcionadas pela rede, entre outros serviços da bandeira.

Coleta de lixo no feriado do Natal

Foto: André Santos

Neste ano, a coleta de lixo em Uberaba ocorrerá todos os dias no feriado do Natal. A empresa responsável pelo serviço na cidade, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, estabeleceu que no dia 24 de dezembro (quinta-feira), o horário da coleta noturna será mais cedo, a partir das 16h nos bairros estabelecidos na programação. Normalmente, ela começa às 18h. E no dia 25 de dezembro (sexta-feira), a coleta será realizada na cidade seguindo o itinerário habitual. A Codau orienta que a população coloque o lixo para fora de casa apenas nos dias e horários em que acontece a coleta naquela localidade.

Codau

Também em virtude do feriado, as unidades administrativas da Codau não funcionarão nesta quinta e sexta-feira (dias 24 e 25). O atendimento presencial ao público, nas unidades administrativas e no Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 (centro), retornam ao seu funcionamento normal na segunda-feira (28). Os serviços emergenciais das redes de água e esgoto permanecem em funcionamento, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h por dia.

Inauguração do “Eixão”

Foto: André Santos

A prefeitura de Uberaba inaugurou na manhã de sábado (19) o chamado “Eixão”. Um complexo que liga o setor Leste ao Oeste da cidade, iniciando no trevo do anel viário com a Avenida Niza Marquez Guaritá, e é composto por outras três grandes avenidas: Leopoldino de Oliveira, Randolfo Borges e Nonô Prata. O Eixão vai até o trevo da BR 050, próximo à Casa do Folclore.

Foto: André Santos

Nas quatro avenidas que compõem o “Eixão” foram realizadas importantes obras. Na Niza Marquez Guaritá foi feito alargamento das faixas de rolamento, drenagem, meio fios, estacionamento em ambos os lados, ciclo faixas, recapeamento asfáltico, iluminação de LED, sinalização vertical e horizontal.

Foto: André Santos

Já na Avenida Leopoldino de Oliveira houve a reestruturação da subbase e da base do corredor BRT, construção de pavimento rígido nas estações, pavimentação especial em CBUQ no corredor do VETOR, drenagens localizadas, recapeamento asfáltico, iluminação de LED, sinalização vertical e horizontal.

Foto: André Santos

Na Avenida Randolfo Borges foi feita a construção da pista de caminhada denominada parque linear (João Gilberto Ripposati) pavimentada e iluminada em LED, alargamento da ponte, recapeamento asfáltico, implantação do bosque dos eucaliptos, drenagens localizadas, recapeamento asfáltico, iluminação de LED, sinalização vertical e horizontal, construção do espaço do mirante, construção do Centro de Inovação. Por fim a Avenida Nonô Prata receberá iluminação de LED em toda sua extensão.

Menos imposto

Foto: André Santos

Empresas do setor de tecnologia da informação (TIC) vão pagar menos imposto a partir do próximo ano. O prefeito Paulo Piau sancionou a Lei Complementar 621/2020 que altera outra  Lei Complementar, a 606/2020, e dispõe sobre o Sistema Tributário do Município de Uberaba. A norma tem origem em Projeto de autoria do Executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores. A nova legislação reduz alíquota do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) de 3% para 2%, no novo código tributário do Município para empresas ligadas ao TIC e também serão beneficiadas empresas de pesquisa e desenvolvimento. 

Adeus Nicette Bruno

Foto: Reprodução/Divulgação

A atriz Nicette Bruno morreu na manhã deste domingo (20), aos 87 anos. Ela estava internada com Covid-19  na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio. De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo (20), o estado de saúde de Nicette era considerado muito grave. Ela estava sedada e dependente de ventilação mecânica. O velório foi nesta segunda-feira (21) às 11h, fechado para família e amigos próximos. A cremação será às 13h30 no Cemitério da Penitência, no Caju. As cinzas vão ser levadas para o jazigo da família em São Paulo, onde está enterrado o ator Paulo Goulart.

Alta hospitalar

Foto: Reprodução/Divulgação

O ator Marco Ricca que estava internado com covid-19, recebeu alta médica na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona sul no Rio, neste domingo (20), após ficar curado da infecção. Ricca chegou a ficar na UTI logo na primeira semana de internamento, mas a cada dia seu estado clínico foi melhorando. Até que na última semana seu quadro geral foi considerado clinicamente curado da doença, sem nenhuma sequela. Em nota o hospital confirmou sua recuperação, declarando seu estado de saúde como bom. 

Melhoras

O quadro clínico do ator melhorou gradativamente na última semana. Mesmo sendo acompanhado na UTI, Ricca em nenhum momento precisou ser entubado. Ele se manteve consciente com sedação leve e com o conjunto de mendicamentos necessários para o combate do vírus. Sem comorbidades foi reagindo de forma positiva ao tratamento e conseguiu superar os 15 dias de ciclo básico para o tratamento da doença. 

Boa semana a todos! Feliz Natal!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.