Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 22/02

Foto: Charles Pierre

Comunicação na Câmara

Foto: Rodrigo Garcia

Na sexta-feira (19), o vereador Varciel Cabeleireiro, do PP, revelou que, se o assunto for colocado em discussão em plenário, votará contra a aprovação do Projeto de Lei 102/2021, que prevê, entre outros pontos, a dispensa da obrigatoriedade do diploma de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo para o exercício do cargo de Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Uberaba. O PL, ainda em tramitação na Casa, tem gerado discussão. No entanto, na opinião do vereador, nem deveria ser colocado em discussão em razão do momento em que a sociedade se encontra.

“Tal medida pode aniquilar a garantia da função pública ao possibilitar que alguém sem habilitação específica assuma um cargo comissionado de Diretoria de Comunicação Social, justo no momento que a população clama por transparência e meritocracia nas funções públicas”, ressalta. O vereador reforça que é preciso levar em consideração o Artigo 37 da Constituição Federal, que contêm os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência para defender a contratação de profissionais mais capacitados e preparados para o exercício da função pública.

Carta Magna

Rodrigo Garcia

“É certo de que devemos levar sempre em consideração a capacidade técnica do profissional que terminou o curso superior e tem registro na área de atual”, pondera, ressaltando o que diz a Carta Magna. “A formação básica viabiliza o interesse público, e repercute na vida dos cidadãos em geral”, completa.

Na visão do vereador, se a nomeação para a função pública passa a ser facultativa sem diploma, será um recado de frustração para tantas pessoas que acreditaram na ordem jurídica e se matricularam em faculdades. “Devo presumir que o profissional com nível superior estará mais habilitado à prestação do serviço público”.

Empresa de fertilizante adquire unidade em Uberaba

Foto: Reprodução/Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, se reunirá nesta semana com a fertilizantes Cibra. A empresa brasileira comprou a planta de fertilizantes da Heringer, hibernada desde 2018. O valor do negócio, que depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é de R$ 55 milhões, de acordo com fato relevante publicado pela Heringer na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De acordo com Rui Ramos, a empresa solicitou a reunião visto que em breve entrará com os processos de licenciamento, alvará, bombeiros e benefícios fiscais junto à Prefeitura de Uberaba. “Eles estavam negociando na intenção de comprar um terreno, e mudaram, compraram uma fábrica”, afirmou Ramos.

Ampliação de produção

Foto: Reprodução

A compra faz parte do plano da Cibra de ampliar sua produção para 2,5 milhões de toneladas de adubos até 2025. O plano é investir R$ 400 milhões no Brasil no prazo de quatro anos. A planta, que estava fechada desde 2018, tem capacidade para produzir 400 mil toneladas por ano de misturas NPK (de nitrogênio, fósforo e potássio), fertilizantes diferenciados e adubos para sistemas de fertirrigação e hidroponia. A Cibra prevê que vai gerar até 200 postos de trabalho na unidade.

“A empresa tem a intenção de contratar até 200 funcionários, entre diretos e indiretos na fábrica, fora a cadeia de suprimentos que vai ser necessária. Vamos recebê-los e iniciar as tratativas e as próximas etapas que virão pela frente”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Em 2020, a Cibra, uma das cinco maiores empresas de fertilizantes do Brasil, registrou crescimento expressivo de 15% em seu volume de vendas, que atingiu 1,7 milhão de toneladas, ante uma estimativa de 6% de aumento no mercado nacional em geral.

Vacinação

Foto: André Santos

Com mais de 11 mil doses aplicadas, Uberaba está quase zerando o estoque de 1ª dose destinado ao Município até o momento. Com a vacinação de sexta-feira (19), que já começou a atender os idosos acima de 87 anos, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 864 pessoas desse público. Ao todo, 11.418 pessoas já foram contempladas com a 1ª dose em Uberaba, dessas, 2.541 já receberam a 2ª dose, que está sendo ministrada atendendo ao prazo de aplicação apontado no cartão de vacina. Somando, 13.959 doses foram aplicadas em Uberaba.

Drive-thru

Foto: André Santos

A vacinação agora seguirá apenas no drive-thru da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), das 8h às 16h. A estrutura continuará sendo híbrida, atendendo tanto a veículos, quanto a quem chegar a pé. Serão atendidas as pessoas que precisam tomar a 2ª dose, conforme previsto no cartão de vacinas, e os idosos acima de 87 anos que ainda não foram vacinados.

Vale reforçar que a vacinação dos idosos acamados segue normalmente, atendendo primeiro aos idosos acima de 90 anos que fazem parte do Programa Saúde na Família e os que já ligaram nas Unidades Básicas de Saúde para se registrar. A vacina dos acamados está separada e garantida, independente das doses acabarem no drive-thru. Os familiares dos idosos acima de 87 anos, na condição de acamados que não fazem parte do Programa Saúde na Família, também devem ligar nas UBSs para fazer o registro.

Conselho de Ética

Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados marcou para terça-feira (23) a instauração do inquérito contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) depois de publicar um vídeo com ameaças aos ministros da corte. Ele também defendeu o AI-5 (Ato Institucional número 5), um dos mais duros instrumentos de repressão da ditadura militar. O presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM-MA), disse que espera rapidez na tramitação da representação. Na terça, haverá o sorteio da lista tríplice de escolha do relator do processo.

A Câmara dos Deputados decidiu na sexta-feira (19) manter na prisão o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por decisão do (STF). Foram 364 votos a favor da manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções. Depois de anunciar o resultado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a decisão vai mudar o comportamento dos deputados. O placar superou em 107 votos o mínimo exigido para a aprovação do parecer da relatora, deputada Magda Mofatto (PP-GO), que recomendou manter preso o parlamentar — eram necessários pelo menos 257 votos (maioria absoluta; metade mais um) dos 513 deputados.

Santa Maria de Itabira (MG)

Foto: Reprodução

Duas pessoas morreram e quatro pessoas seguem desaparecidas após uma chuva em Santa Maria de Itabira (MG), cidade a pouco mais de 130 km de Belo Horizonte, durante a madrugada de domingo (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 39 anos morreu soterrado após deslizamento de terra no bairro Poção. Já na zona rural, uma mulher de 42 anos também foi vítima de soterramento. Diversas casas foram atingidas por deslizamento de terra no bairro Poção. Segundo a Defesa Civil, quatro pessoas estão desaparecidas: em uma residência são procurados um pai e duas filhas, já em outra casa uma criança de cerca de cinco anos está desaparecida.

Governador Zema esteve na cidade

Foto: Reprodução

O governo de Minas Gerais informou que um gabinete de crise foi montado para coordenar a assistência às vítimas e à população afetada. Equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foram direcionadas aos municípios mais afetados pelas chuvas para prestar auxílio, sendo iniciada a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.”Em Santa Maria de Itabira, helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate.

Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda”, afirmou Romeu Zema. A sede da Prefeitura e da Igreja Matriz da cidade estão sendo utilizadas como apoio na assistência aos desabrigados e desalojados.

Uberaba registra 2 óbitos por covid neste domingo

Foto: Reprodução/Divulgação

Nas últimas 24 horas, Uberaba registrou dois óbitos por Covid-19, conforme dados atualizados, neste domingo (21), pela Secretaria Municipal de Saúde. Paciente do sexo masculino, de 58 anos, internado em hospital particular há 14 dias. Paciente do sexo feminino, de 62 anos, internada em hospital particular há 12 dias. Conforme boletim, Uberaba já registra 14.734 casos positivos confirmados, dos quais, 12.562 recuperados e o número de óbitos por covid-19 já soma 326 pessoas, dois óbitos estão em investigações

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.