Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 26/10

Candidatos 100% recuperados

Foto: Divulgação

A assessoria da “Coligação Oposição de Verdade” informou neste domingo (25) que, o candidato a prefeito Thiago Mariscal e seu o vice Kaká Carneiro, estão plenamente curados da Covid-19. Os últimos exames deram negativo para doença e, os dois receberam liberação médica para sair do isolamento pois estão 100% recuperados, não tendo mais risco de transmissão.

Campanha

Diante disso, o candidato a prefeito e o vice, retomaram, no fim da tarde deste domingo (25), a agenda de campanha com uma carreata. Thiago Mariscal e Kaká Carneiro agradecem as inúmeras orações e manifestações de carinho que receberam nos últimos dias. O candidato a prefeito e seu vice aproveitam para alertar para os riscos da Covid-19, que continua vitimando pessoas em todo país.

Cuidados

Somente neste domingo em Uberaba foram três vítimas da doença, totalizando 198 óbitos na cidade desde o início da pandemia. Eles alertam para toda população que mantenha os protocolos sanitários de segurança como uso da máscara, distanciamento social e a higienização contante das mãos com álcool gel até que uma vacina esteja disponível.

Sanatório Espirita

Foto: Reprodução/Divulgação

O Sanatório Espírita de Uberaba foi desinterditado pela Vigilância Sanitária (Visa) de Uberaba na terça-feira (20), após Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Município e o hospital psiquiátrico firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar as condições higiênico-sanitárias do local e destravar a transferência de recursos financeiros. O hospital está apto a receber novos pacientes.

Metas

Entre as cláusulas a serem cumpridas de forma imediata pela entidade, está a garantia da presença de médico assistente 24 horas, a contratação e a manutenção de equipe técnica e multidisciplinar mínima e o devido abastecimento de insumos e medicamentos necessários, além do início e manutenção da admissão e alta de paciente durante qualquer horário e dia. Outro item obriga o Sanatório a regularizar, em 30 dias, contados a partir da assinatura do TAC, as inconformidades apontadas pela Visa de Uberaba e, consequentemente, possibilitar a renovação do Alvará. Oremos!

Emenda parlamentar de Franco Cartafina

Foto: Reprodução/Divulgação

O deputado federal Franco Cartafina (PP), publicou em suas redes sociais que entrou na sexta-feira (23), na conta do Sanatório Espírita de Uberaba, mais R$ 50 mil para o custeio da instituição. O deputado diz: “Consegui remanejar esta emenda parlamentar, após reunião com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e do Delegado Heli Grilo, e com respaldo do Ministério da Saúde. Fizemos questão de ir pessoalmente dar a boa notícia aos representantes do Sanatório, o diretor-administrativo Márcio Arduini e a advogada Carolina Beltrão. Com este recurso, totalizamos R$ 100 mil destinados para a manutenção deste hospital psiquiátrico, que já está apto novamente para receber pacientes, finalizou. Aplausos!

Formadora de opinião

Em ano de eleições municipais, a coluna buscou algumas informações de formadores de opiniões que se destacam em Uberaba. Uma delas, a ex-delegada da Receita Federal e integrante do Movimento Acorda Uberaba, Márcia Moreno, sobre reeleição e sobre segundo turno. Segundo Márcia, ela é contra a reeleição porque acha importante a renovação constante do cenário político, e principalmente , porque já no começo do mandato muitos se dedicam, quase que exclusivamente, a ela. Para uma boa gestão, medidas difíceis tem que ser tomadas, mesmo com um custo político alto, o que não ocorre quando o objetivo é unicamente a reeleição. Um só mandato, talvez de cinco anos, é o antídoto ao populismo eleitoreiro e de graves consequências futuras. Sou a favor de dois turnos nas eleições, mas tenho restrições”, afirmou.

Segundo turno

Segundo Márcia Moreno, ela é a favor, porque nesse modelo de segundo turno, é a maioria que define o eleito. Segundo ela, sua restrição vai para a “venda” de apoio por parte de alguns candidatos derrotados no primeiro. “Pode haver composição visando a governabilidade, não o famoso toma lá dá cá. Acho que no primeiro turno a pluralidade de candidatos favorece a escolha, mas o número excessivo de partidos políticos no Brasil é um entrave para se conhecer os verdadeiros ideais dos candidatos. Principalmente nos pleitos municipais, os partidos são meros detalhes, o que dificulta a escolha consciente do eleitor” concluiu.

Formador de Opinião

Foto: Divulgação/Reprodução

A coluna também consultou a opinião do advogado, colunista e ex-candidato a prefeito de Uberaba, Marco Túlio de Oliveira Reis, sempre atuante na política local. Segundo Túlio Reis, em relação à reeleição, o instituto da reeleição é instituído a peso de ouro no Brasil para satisfação pessoal de um presidente, e que à época custou caro, muito caro para os cofres públicos, causa danos generalizados à República e à Democracia. O compromisso de um governante deve ser o de realizar o projeto político que o elegeu, e não de viabilizar a qualquer custo sua reeleição. “Sou contra”, diz.

Dois Turnos

Túlio Reis diz que, “O mecanismo de 2 turnos na eleição, para colégios eleitorais significativos, é uma forma de evitar que projetos minoritários e portanto, sem legitimidade, alcem ao poder. Ainda que onere o Estado, face ao alto custo operacional das eleições, é uma instituição democrática e deve permanecer. Ainda que nossa insipiente democracia não suporte confortavelmente entendimentos políticos para a governança, assentando-se em conveniências pessoais e corrupção”, finalizou.

Candidato a vereador

Foto: Divulgação

Quem vem se destacando nas eleições municipais 2020, é o comerciante Lázaro Alves dos Santos, candidato a vereador pelo (Patriotas), partido no qual, apoia a candidatura do deputado Heli Andrade (PSL), a prefeitura de Uberaba. Conhecido por Lazinho Alves, tem 51 anos, casado e pai de três filhos, o candidato é comerciante do ramo de consertos de móveis de escritório, na Av. Orlando Rodrigues da Cunha, morador do parque São Geraldo. Sua campanha política é feita com o apoio de amigos, da família e apoiadores. Todos conhecedores de sua trajetória.

Mais…

Ele afirma que não gastou nenhum dinheiro de verba pública. Lazinho, conhecido pela população na cidade pelo seu trabalho voluntário, com recursos próprios, sempre faz serviços comunitários, consertando cadeiras de rodas, cadeiras de banho, macas e outros serviços para instituições de caridades e pessoas carentes, faz por dedicação as pessoas que precisam de ajuda. Sempre atendendo com simplicidade e amor ao próximo. Por isso é admirado por quem o conhece. Belo trabalho! Em tempos de campanha, ele abriu seu comitê eleitoral na av. Orlando Rodrigues da Cunha e vem atendendo seus eleitores. Tá bombando! Boa sorte!

Inaugurada UBS Rio de Janeiro

Foto: Fernanda Borges

A prefeitura de Uberaba entregou no sábado (24), no bairro Rio de Janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor João Francisco Naves Junqueira. Por meio de transmissão virtual, devido à pandemia da Covid-19, a inauguração contou com a presença da primeira-dama, Heloísa Piau; do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto; do deputado federal, Franco Cartafina; secretário de Serviços Urbanos e Obras, Cláudio Junqueira; secretário adjunto de Saúde, Luciano Corrêa; gerente da Unidade, Denise Abadia Pacheco; e representante da família do homenageado, Regina Maura Costa Junqueira.

Ainda…


A UBS fica na rua Vivaldo Silveira, 357, no bairro Rio de Janeiro. A unidade terá consultórios odontológicos, de ginecologia e clínica médica. Conta, ainda, com salas de reuniões, vacinação, nebulização, cuidados básicos, entre outros, sendo uma unidade de saúde tipo III, ou seja, serão três Equipes de Saúde da Família com capacidade para atender média de 12 mil pessoas. A UBS do Rio de Janeiro irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às17h. A obra contou com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e contrapartida do Município.

Motofogs

Foto: Prefeitura de Uberaba

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, inicia novo cronograma com as motofogs a partir desta segunda-feira (26) e até 29 de outubro. No dia 30, por ser ponto facultativo, devido ao Dia do Servidor, não haverá nebulização. O horário das atividades é das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas nos bairros com grande número de notificações de casos.

Locais

Nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) no período da manhã, os motofogs vão passar nos bairros Jardim Itália, Valim de Melo e Jardim Anatê. Já à tarde, os bairros visitados serão o Residencial 2000, Jardim Califórnia, Jardim Copacabana e Residencial Parque dos Girassóis I e II. Na quarta-feira (28) e quinta-feira (29) será a vez do Leblon e Recreio dos Bandeirantes pela manhã, e Elza Amuí, Manoel Mendes e São Benedito à tarde.

Uberaba registra 3 óbitos por covid-19 neste domingo

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Uberaba divulgou neste domingo (25), novo boletim epidemiológico. Três óbitos são confirmados para Covid-19 neste dia, sendo, feminino, 72 anos, hospital público, internada há 13 dias; masculino, 63 anos, hospital público, internado há 11 dias; e feminino, 73 anos, hospital público, internada há 17 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde, neste domingo, um óbito em investigação é descartado para Covid-19, publicado no dia 23/10, feminino, 83 anos.

Boletim

Segundo boletim, a cidade registra 7.531 casos positivos confirmado, dos quais, 6.937 recuperados, 354 pessoas em acompanhamento domiciliar, 42 internados e a cidade registra 198 óbitos por covid-19. Segundo levantamento, em relação a casos suspeitos, 32 pessoas aguardam resultados, 16 permanecem internados e há 4 óbitos em investigações. O número de casos negativos já somam 45.322 e o número de casos notificados sem confirmações apontam 309 pessoas.

Luto

Foto: Reprodução/Divulgação

Morreu na sexta-feira (23) a cantora e atriz Jane di Castro, aos 73 anos. Jane estava internada no Hospital de Ipanema, na Zona Sul do Rio, em tratamento contra um câncer. Junto com a amiga Rogéria, Jane integrou uma geração de artistas que abriram caminho para a representatividade trans e travesti no mundo do entretenimento. Ela era admirada e respeitada pelo público e pela crítica.

Destaque

Como atriz, participou da novela a Força do Querer, de Gloria Perez, na Globo,. Em outubro, Jane escreveu nas suas redes sociais que amou ter feito essa novela, e agradeceu à autora. Jane di Castro também foi uma das estrelas do premiado documentário Divinas Divas, dirigido por Leandra Leal. Em 2017, em uma entrevista para o jornalista Pedro Bial, Leandra falou da importância do trabalho de Jane e Rogéria. Triste! Grande perda!

Boa semana a todos!


Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.