Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Segunda-feira 29/06

Kaká lança candidatura a prefeito de Uberaba

Foto: Divulgação/Daniela Brito

O vereador Kaká Carneiro, anunciou em suas redes sociais sua pré-candidatura a prefeito de Uberaba pelo partido (Cidadania). Kaká é empresário, professor universitário, comunicador e há oito anos vereador. Carneiro diz que sua missão no legislativo está cumprida. Ele afirma que agora mais que nunca está preparado para esse novo desafio. O partido Cidadania é comandado em Uberaba por Irizon Amaral e já tem chapa completa para candidatos a vereadores. Alguns nomes já conhecidos vão disputar as vagas, dentre eles, o ex-deputado estadual Fahim Sawan, a comunicadora Leandra Rotelli, o servidor de carreira do Codau Cláudio Manzan, o diretor de finanças da câmara, Paulo Madruga (primo de Kaká), o advogado criminalista Vitor Daher, dentre outros. O lançamento de sua candidatura nas redes sociais causou maior frisson e foi muito bem recebido pela a maioria dos seguidores.

Ele é o Cara

Foto: Facebook François Ramos

O advogado, comunicador, professor universitário e jornalista François Ramos, anunciou no seu facebook que seu título de doutor em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras (que rendeu uma tese publicada em livro e artigos na Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Federal de São Paulo, no Centro Universitário Moura Lacerda e nos Estados Unidos) acaba de ser revalidado no Brasil pela Universidade Anhanguera. O jornalista alerta que as exigências são enormes para se conseguir esse reconhecimento. Então, se as pessoas pensam em estudar no exterior, ele recomenda que estudem bem a legislação e desde o início do curso se empenhem para concretizar tudo o que é necessário para que o investimento (tempo, dedicação e dinheiro) possa valer a pena. Aplausos!

Datafolha: 75% apoiam democracia

Foto: Reprodução/Divulgação

Pesquisa Datafolha publicada no sábado (27) indica que 75% dos entrevistados consideram a democracia o regime mais indicado. A pesquisa ouviu 2.016 pessoas, por telefone, nos dias 23 e 24 de junho, e tem margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos. O instituto aponta que 75% afirmaram que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo, 10% responderam que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático e 12% disseram que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura. O número de pessoas que apoiam a democracia é maior do que em dezembro, quando o mesmo instituto havia feito pergunta semelhante e 62% disseram apoiar o regime. Naquela ocasião, 12% aceitavam a ditadura. Segundo o Datafolha, o número obtido agora é o maior desde 1989, quando o instituto começou a aferir este dado.

Dinossauros na City

Foto: Marco Aurélio Cury

O centro de Uberaba receberá réplicas de filhotes de dinossauros. As esculturas são cópias perfeitas de filhotes das principais espécies que existiram em Uberaba, assinadas por Rodolfo Nogueira, especialista em construir animais extintos. O objetivo é atrair o visitante para os pontos turísticos da cidade e fomentar a economia. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. A instalação das peças está programada para dezembro. Serão colocadas nas praças Santa Rita, do Grupo Brasil e Rui Barbosa. Os uberabenses e os turistas poderão tocar nas estátuas e tirar fotografias ao lado dos dinossauros. Nas redes sociais, o projeto dividiu opiniões e foi muito discutido, muitos contra, outros a favor, mas nenhuma crítica construtiva.

Boletim aponta 6.365 casos e 109 mortes de Covid-19 em Uberlândia

Foto: Cleiton Borges

O boletim epidemiológico atualizado neste domingo (28), mostra que Uberlândia chegou a 6.365 pessoas contaminadas pela Covid-19, com 91 novos casos confirmados e mais três óbitos nas últimas 24h. O total de mortes causadas pelo novo coronavírus é 109. As mortes registradas nas últimas horas se tratam de duas pacientes com 55 e 71 anos, que estavam internadas na rede particular, e uma idosa de 97 anos na rede municipal.  Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam ainda que o número de casos suspeitos subiu 96%, sendo 887 notificações prováveis para a doença. Além disso, o município já acumula o montante de 18,7 mil testes que deram resultado negativo.

Hospital Regional de Uberaba irá dobrar a capacidade de leitos de UTI

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

A notícia foi anunciada pelo Prefeito Paulo Piau e pelo secretário de Saúde Iraci de Souza Neto. No sábado (27), o Hospital Regional José de Alencar recebeu 20 respiradores, sendo 14 invasivos e seis não-invasivos, e quatro cardioversores com marcapasso. Segundo Iraci, além da capacidade de leitos de UTI ser dobrada de 30 para 60 unidades, os leitos de enfermaria também vão aumentar de 55 para 70 leitos. Camas, monitores cardíacos e outros equipamentos que compõem o conjunto de equipamentos para montagem de leitos foram adquiridos com recurso do Ministério Público do Trabalho no valor de R$ 340 mil reais, acrescentou o secretário. O Hospital Regional recebeu ainda dois respiradores que foram recuperados pela Polícia Militar e um respirador doado pelo Estado.

Manifestações de Domingo

Foto: TV Globo/Reprodução

Manifestantes instalaram cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios, na manhã desse domingo (28). O ato foi em memória às vítimas da Covid-19 no país. As cruzes ficaram posicionadas no gramado, em frente à Avenida das Bandeiras. Uma faixa fixada no local estampava a frase “+ de 50 mil mortos. Bolsonaro, pare de negar”. Por volta das 9h30, a instalação já havia sido retirada pelos organizadores. A instalação faz parte de ato organizado por um conjunto de coletivos de oposição ao governo de Bolsonaro, realizado nesse domingo, no Brasil e outros países. os participantes fizeram postagens nas redes sociais com a hashtag #StopBolsonaroMundial.

Pró Bolsonaro

Foto: TV Globo/Reprodução

No domingo (28), apoiadores do presidente Bolsonaro também se manifestaram em Brasília. Um dos grupos se concentrou no Setor Militar Urbano (SMU) e outro na Praça dos Três Poderes, na Esplanada. Os manifestantes no SMU começaram a se concentrar por volta das 9h30, próximo à Catedral Rainha da Paz, no Eixo Monumental. Eles caminharam até o Quartel General do Exército. Alguns integrantes levavam faixas com dizeres como “Intervenção militar com Bolsonaro no Poder”. O grupo começou a se dispersar em torno de 11h30. Na Praça dos Três Poderes, manifestantes estenderam no chão uma faixa pedindo “impeachment dos ministros ditadores do STF”. O grupo se concentrou em frente ao Palácio do Planalto – sede do governo federal. Os participantes se dispersaram por volta de 12h40.

Prefeitura antecipou processos seletivos do Hospital Regional

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Face à notícia de ampliação do número de leitos do Hospital Regional José de Alencar, o secretário de Saúde Iraci explicou o Plano de Contingência Municipal e Regional de combate a Covid-19 já contava com alinhamento para iniciar processos seletivos de contratação de profissionais e colaboradores desde o início da pandemia. A contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais que compõem a assistência hospitalar, necessários para a ampliação do Hospital Regional já estão em andamento. Outro desafio do momento, segundo Iraci, é manter o estoque de insumos e medicamentos como relaxantes musculares e sedativos para poder entubar pacientes devido o desabastecimento nacional.

Dois homens morrem de covid-19 em Uberaba

Foto: Reprodução/Divulgação

A secretaria municipal de saúde de Uberaba divulgou na noite desse domingo (28), boletim epidemiológico e o número de mortos por Covid-19 que já somam 27. Um óbito passa a ser investigado para confirmar ou descartar a contaminação por coronavírus em paciente, idoso, do sexo masculino, 77 anos, portador de comorbidades e que permaneceu internado por três dias no Hospital Regional. Do total de mortes confirmadas por Covid-19, duas aconteceram nas últimas 24 horas, ambos homens (62 e 69 anos), portadores de comorbidades, internados em  hospital particular: um por  11 e outro por 19 dias. Conforme boletim, agora são 723 casos confirmados na cidade, destes, 463 recuperados, 216 em acompanhamento domiciliar, 17 internados e um óbito em investigação.

Bom semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.