Uberaba – Coluna Pipocando por Luiz Renato – Terça-feira 26/01

Foto: Charles Pierre

Gestão Solidariedade

Foto: Reprodução/Divulgação

A prefeita de Uberaba Elisa Araújo (Solidariedade) esteve nesta terça-feira (26) juntamente com a secretária de Governo, Indiara Ferreira, participando, ao lado do deputado federal e presidente estadual do partido Solidariedade, Zé Silva, do evento “Gestão Solidária – Um Novo Jeito de Governar”, promovido pelo Solidariedade em parceria com o Instituto Áquila. O encontro, realizado em Belo Horizonte, com foco em apresentar soluções e ferramentas para representantes de administrações municipais, contou com a participação do vereador e líder de Governo na Câmara, Caio Godoi. Outros 13 prefeitos novatos de cidades mineiras participaram da reunião de forma presencial e outros três online.

Pacientes de Manaus têm piora de quadro clínico

Foto: André Santos

A direção do Hospital Regional (HR) informou, na manhã desta terça-feira (26), que dos 18 pacientes manauaras internados, desde domingo, em Uberaba, oito evoluíram clinicamente de forma negativa e se encontram na Unidade de Terapia Intensiva. Ontem (25), o diretor técnico do HR, Diego Amad, já havia informado que eles estavam com perfil para UTI, visto o avanço da doença e a piora do quadro.

Quadro comprometido

Segundo ele, alguns pacientes estão com mais de 90% do pulmão comprometido devido à doença. Dois dos pacientes foram intubados ontem, sendo um homem e uma mulher, de 44 e 48 anos, respectivamente. Os outros seis que estão na UTI se encontram com quadro clínico estável. Em relação aos outros 10, alguns já se encontram com respiração ambiente e saturação acima de 93%, o que dá uma boa perspectiva. Todos os 10 estão estáveis.

Pacientes de Manaus estão em área isolada no Regional

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Os 18 pacientes manauaras que chegaram a Uberaba no domingo (24), seguiram do aeroporto direto para o Hospital Regional (HR). O local agora é restrito e exclusivo para pacientes com Covid-19. Todos foram submetidos a coleta de material para exame de sequenciamento genético para definir qual a cepa do vírus. O material seguiu para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Pacientes

Segundo o diretor técnico do HR, Diego Amad, dos 18 pacientes, oito estão com perfil de UTI, ou seja, se encontram em estado de alerta, visto as condições clínicas e o avanço da doença. “Alguns chegaram com raio x na mão, mas o exame correto é a tomografia, por isso, todos foram submetidos a este exame. Medicamentos mais adequados ao tratamento também foram inseridos. Durante a noite, observamos que oito pacientes estão em condições clínicas mais preocupantes. Temos que aguardar a evolução do quadro, que pode mudar a qualquer momento. Pelo número de pacientes, que aumentou de 12 para 18, separamos duas alas exclusivas para que não haja nenhum contato com outros pacientes Covid, até que tenhamos em mãos o resultado do exame que está em andamento no Estado”, destacou. Dos 18 pacientes, 11 são homens e sete são mulheres. A faixa etária varia de 30 a 70 anos.

Aedes aegypti está em 7,35%, aponta 1º LirAa de 2021

Foto: André Santos

O 1º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 foi divulgado, nesta segunda-feira (25), pela Prefeitura de Uberaba, os números mostraram que Uberaba está com um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em 7,35%. O parecer da Zoonoses é de que a cidade está em alto risco de sofrer uma epidemia de dengue, se não forem tomados os devidos cuidados. A medição dos dados segue os parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, na qual se considera que existe um risco de surto de dengue quando o índice de infestação predial é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Devido ao resultado, a Secretaria de Saúde irá solicitar ao Estado a liberação para uso de Equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV pesado) – Fumacê.

Focos

Foto: André Santos

Os bairros com maiores índices no LIRAa são Portal do Sol, Jardim Santa Clara, Cyrella Landscape 2, Residencial Morumbi 2, Morada Du Park, Vila João Pinheiro, Vila Planalto, Pontal, Santa Maria, Nossa Senhora da Aparecida, Abadia e Recreio dos Bandeirantes. Os focos mais identificados no levantamento foram os depósitos móveis, provenientes de vasos de plantas, pratos, frascos com plantas, bebedouros animais, fontes ornamentais e lixos, como entulhos, ferro-velho, sacolas plásticas, garrafas vazias. Até mesmo caixas de leite e casca de ovo têm se tornado recipientes para a proliferação do mosquito.

Educação oficializa calendário escolar de 2021

Foto: André Santos

Portaria com o calendário escolar da rede municipal de ensino para 2021 foi publicada no diário oficial do Município, o Porta-Voz (edição 1916), que circula desde o fim de semana. O início do primeiro semestre será no dia 3 de fevereiro e do ano letivo, no dia 4, conforme sugestão apresentada pela Secretaria de Educação, acatada pelos gestores das escolas públicas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Calendário Escolar

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

A Portaria 0001/2021 também estabelece o encerramento do primeiro semestre letivo e escolar no dia 16 de julho, enquanto o recesso será de 19 de julho a 2 de agosto. O segundo semestre de 2021 começará no dia 3 de agosto até 17 de dezembro, sendo o encerramento do ano escolar no dia 23 de dezembro. O calendário escolar de 2021 também estabelece o período de 22 a 25 de junho para a realização do Congresso de Educadores no Município. Nesta terça-feira, a Secretaria de Educação informou o resultado da pesquisa sobre o modelo das aulas na rede municipal de ensino, se remoto, híbrido ou presencial. O levantamento foi feito junto à comunidade escolar no período de 15 a 24 de janeiro.

Mutirão de Limpeza já recolheu 7.680 kg de lixo somente neste ano

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Prefeitura de Uberaba, recolheu, só neste início de ano, 7.680 quilos de lixo inservível e materiais que poderiam acumular água e contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, a ação, que acontece desde novembro do ano passado, já soma 29.650 quilos de lixo recolhidos pela Zoonoses. Um trabalho que continua nesta semana, no bairro Nossa Senhora Aparecida, de segunda a sábado, das 7h às 13h. A equipe do motofog da Zoonoses também segue atuando nesta semana (de 25 a 29 de janeiro) com a nebulização, nos bairros com maior infestação do mosquito da dengue, apontados pelo primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa de 2021.

Faustão de saída da Globo

Foto: Reprodução/Divulgação

O apresentador Fausto Silva, de 70 anos, decidiu deixar a Globo no final de 2021, quando vence seu contrato, renovado em 2014. O apresentador, que está na emissora desde 1989, recusou uma proposta para migrar dos domingos para as noites de quinta-feira. Ele fica no ar até dezembro. Em fevereiro, surgirá no Domingão mais magro, após um tratamento de saúde. Fausto teve uma reunião recentemente com Carlos Henrique Schroder e com Ricardo Waddington, os dois principais executivos dos Estúdios Globo, e ficou sabendo que a emissora tem planos de uma nova programação para os fins de semana. Nesse projeto, o Domingão do Faustão está fora. Waddington, que está assumindo o controle da Teledramaturgia e do Entretenimento da emissora (e substituindo Schroder), propôs a Fausto um programa nas noites de quinta-feira.

Comunicado

Foto: Reprodução/Divulgação

No último domingo, Fausto comunicou à Globo que optou por não se arriscar na faixa das 23h. “Prefiro cumprir minha história na Globo. Foram 32 anos de uma relação maravilhosa e 100% de liderança. A Globo faturou bastante comigo”, disse ao Notícias da TV, com sua característica ironia.Para fechar seu último ano, o Domingão do Faustão terá uma edição especial da Dança dos Famosos, a Superdança dos Famosos, com “todos os melhores da história”. A atração vai ao ar no primeiro semestre. No segundo, haverá uma última edição do Show dos Famosos.

Arrasando na Comunicação

Foto: Reprodução/Divulgação

A sempre simpática e competente jornalista Keila Cristina Riceto Carvalho está de volta à prefeitura de Uberaba, dessa vez nomeada pela prefeita Elisa Araújo, como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde. Keila é uma super profissional na área, atuou na Câmara de Uberaba, depois atuou brilhantemente como Secretária Especial de Comunicação no governo de Paulo Piau e agora assume de forma bem profissional na área de saúde. Merecidamente Keila vem se destacando no novo governo e fazendo sempre o que gosta de fazer, atuando com competência e nos informando todos os passos da secretaria de saúde. Parabéns Keila Riceto! Sucesso sempre!

Boa semana a todos!

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.