Uberaba é a primeira cidade do interior a contar com sistema de iluminação em LED

O feito colocará a cidade como uma das principais do País que conta com o sistema econômico e impactará diretamente no combate a criminalidade

O prefeito Paulo Piau assinou nesta sexta-feira (30), a ordem de serviço da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública. Considerado um dos maiores feitos já realizados na cidade, colocando Uberaba entre as principais cidades do País e a primeira do interior, a operacionalizar um contrato que prevê a substituição de todos os 50 mil pontos de luzes existentes hoje, por luminárias de LED.

Entre os principais objetivos do processo, que será acompanhado pela equipe de iluminação pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, está à significativa contribuição na segurança pública – uma das maiores preocupações da população – e na mobilidade urbana. E, ainda, a economicidade, resultado da baixa manutenção e alta durabilidade das luminárias de LED, que tem uma vida útil média de 10 anos.

O contrato foi assinado com o consórcio Concip Uberaba, vencedor do processo licitatório. De acordo com o titular de Serviços Urbanos e Obras, Antonio Sebastião ‘Toninho’ de Oliveira, depois de um incansável trabalho encabeçado pelo prefeito Paulo Piau, o processo foi finalizado, dando o start para a operação.

“Este processo foi acompanhado diretamente pelo prefeito Paulo Piau e, seguindo as diretrizes impostas por ele, serão atendidos todos os bairros da cidade. As ruas ficarão mais iluminadas e alguns pontos que hoje estão deficientes de iluminação serão atendidos com maior celeridade”, afirma Toninho.

Piau destacou o desembaraço jurídico que envolveu os vários questionamentos junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais que, por fim, deferiu o andamento do certame. “Foram longos três anos buscando uma solução. O processo teve inúmeros percalços, principalmente em relação ao Tribunal de Contas, no qual eu estive pessoalmente para buscar uma solução definitiva para atender a população de Uberaba. O processo, desde o início, foi feito de forma transparente e segura”, destaca o prefeito.

Piau ressaltou ainda a importância da implantação da nova iluminação. “Muitos municípios cancelaram o processo licitatório por ser algo extremamente complexo e promissor. Uberaba será referência no assunto para várias cidades do País”, observou o prefeito.

O presidente do Consip, Geraldo Terra, reforçou o impacto da nova iluminação sobre a cidade destacando a contribuição na segurança pública. “As luminárias LED possuem um fluxo luminoso bem mais potente que torna o ambiente mais iluminado. Além de beleza e conforto ao espaço público, proporcionará  mais segurança pública”, destaca. 

Atualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 14 milhões anuais  com contas referente a iluminação pública. Com a nova PPP, logo após os primeiros 18 meses de início de operação, há uma expectativa de economia de até 55 % no consumo de energia com as novas lâmpadas.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretários municipais, vereadores,  representantes do consórcio (Consip) e autoridades. 

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.