Uberaba é a única cidade do interior convidada para oficina nacional sobre BRT

 

Uberaba participa de oficina de troca de experiências entre gestores e práticos de sistemas de BRT e corredores de ônibus nos dias 05 e 06 de setembro no Rio de Janeiro. Com o tema “Troca de Experiências BRT – Desafios da Operação”, o objetivo do evento é realizar debates sobre pontos críticos relacionados à operação e fortalecer redes de intercâmbio de conhecimento nesses sistemas.

A oficina é realizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – Brasil (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), uma entidade internacional sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, poluição atmosférica, ocorrências de trânsito e a desigualdade social.

Uberaba é a única cidade do interior a ser convidada para participar, sendo representada pelo superintendente de Transporte Público, da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte, Claudinei Nunes, além de André Luiz Campos, gerente geral da empresa de transportes Líder LTDA e Rodrigo Aparecido de Oliveira, gerente geral da Viação Piracicabana S/A. Vão participar gestores e práticos de sistemas BRT tanto do setor público quanto privado de cidades e regiões metropolitanas como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife, além de órgãos nacionais de seleção e financiamento de projetos de mobilidade urbana, como o BNDES e a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Durante os dois dias de evento, serão apresentados casos reais de desafios e sucessos. Na quarta-feira (06), Nunes apresenta a temática “Controle Remoto de Estações: automação da abertura das portas e de equipamentos nas estações para redução de custos: iluminação, ar condicionado, etc.” para os participantes da oficina.

 

“O sistema de automação de Uberaba hoje é referência nacional, com a Central de Controle Operacional, que controla o videomonitoramento nas estações, com acompanhamento em tempo real, os painéis informativos nos pontos com a previsão de chegada dos ônibus, abertura automática das portas e acessibilidade. Vamos apresentar esses serviços e também aprender com as experiências das outras cidades para trazer o melhor para Uberaba”, explica o superintendente.

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.