« Postagens Antigas
Escolha uma Página

A equipe do Memorial Chico Xavier e gestores da Prefeitura Municipal de Uberaba ligados à Fundação Cultural e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação passaram por um treinamento. A ação faz parte do processo de revitalização do Memorial a partir da empresa Expomus, ganhadora da licitação para adequações do local. Os resultados foram apresentados ao prefeito Paulo Piau na manhã desta quarta-feira (27).

Para isso, uma equipe da Expomus esteve em Uberaba entre 26 e 27 de novembro. O treinamento aconteceu no CETA – Centro de Educação e Tecnologia Ambiental, no Parque Tecnológico de Uberaba. Dentre as questões trabalhadas estão o debate sobre conceito gerador, enquadramento legal e governança e estratégias de sustentabilidade, oficina de capacitação da equipe gestora do projeto, abordando conceitos, metodologias e estratégias para captação de recursos via dispositivos previstos na legislação vigente. Também houve visita técnica ao Memorial, Museu de Peirópolis e Museu do Zebu.

De acordo com o prefeito de Uberaba Paulo Piau, a Expomus é uma empresa reconhecida no seguimento. “É considerada a melhor planejadora de museus e memoriais do Brasil. Está aqui para nos oferecer um projeto, inclusive incluindo a captação de recursos nas empresas. Não estamos nem falando em recursos da Prefeitura Municipal para a execução e ampliação do Memorial Chico Xavier”.

O prefeito também falou da importância desse trabalho para a cidade. “Uberaba é uma cidade histórica. As pessoas têm que entender isso. Nós temos cultura, nós temos muita coisa para mostrar. Isso, associado ao projeto Geopark, que é um grande projeto também, que já está com sua base pronta. Mas tem que ser construído para o futuro, para alimentar e movimentar esta cadeia do turismo, gerando emprego e receita trazendo as pessoas para visitar Uberaba”. Piau também fez uma comparação sobre a quantidade de turista na cidade de Barcelona, capital de Espanha que recebe anualmente 30 milhões de turistas, enquanto o Brasil recebe aproximadamente 7 milhões ao ano. “Por isso a necessidade de investimento no turismo local”, concluiu Piau.

A diretora da empresa Expomus Maria Inês Mantovani Franco, Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Lisboa, ministrou parte da capacitação e fez análises técnicas. Para ela, essa etapa de prestação de serviço é necessária, pois faz um planejamento a médio e longo prazo. “Para que esse equipamento cultural possa ser de fato um divisor de águas na potencialidade turística de cidade e região, nós contamos com um entrelaçamento muito bonito de saberes de diversos profissionais da Fundação Cultural, e é raríssimo uma cidade que tem uma equipe com essa qualidade. Acho que é uma dádiva, uma cidade como essa e que poderá explorar da melhor forma. Isso vai nos possibilitar um trabalho articulado, mais do que tudo, um trabalho que nasce de dentro da cidade e que nós tenhamos a felicidade ter atores daqui. Profissionais de Uberaba para conduzir. Nós temos um horizonte muito bonito e muito inspirado nas mensagens do Chico Xavier”.

A revitalização do Memorial Chico Xavier faz parte do projeto ‘Rumo aos 200 anos’, em comemoração ao bicentenário da cidade. A empresa Expomus, vencedora da licitação realizada em 2018 cumpriu a primeira etapa do contrato. A prestação de serviço inclui cinco etapas. A contratada é especializada em projetos de museus e exposições. A transformação do Memorial em museu também abrange o projeto GeoPark Uberaba.

Fotos: André Santos

Share This