Uberaba – Feira da Abadia volta a funcionar no domingo dentro de protocolos contra a Covid-19

O Comitê Técnico Científico de Combate a Covid-19 decidiu pela reabertura da Feira da Abadia, na avenida Prudente de Moraes, a partir do próximo domingo (11). No entanto, uma série de protocolos de segurança e distanciamento social deverá ser seguida. Durante a reunião do Comitê, na tarde de quinta-feira (08), a Associação dos Feirantes apresentou seu documento determinando medidas sanitárias para o evento, o que foi positivamente avaliado, recebendo apenas pequenas adequações. Uma Portaria está sendo preparada pelo Município com as exigências.

Foto: Reprodução

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura a abertura será gradual e, de acordo com sugestão dos próprios feirantes, nesse primeiro momento, somente participarão os 80 portadores de alvará anual. Além das medidas de uso de máscara, luvas e toucas, os funcionários também deverão estar com o face shield (máscara plástica).

Foto: Prefeitura de Uberaba

A disposição das barracas também será modificada, sendo montadas na área central da avenida, de forma linear, com distanciamento de cinco metros entre elas. “Tivemos muitos questionamentos sobre as pessoas poderem se alimentar na feira, o que não será permitido, para evitar aglomeração. Portanto, o consumidor deverá ir até o local, fazer suas compras e ir embora”.

Nesta sexta-feira (09) foi realizada uma reunião na Secretaria de Agronegócio com a Associação dos Feirantes para tratar dos detalhes finais dessa retomada de atividades, tão reivindicada por eles e que, de acordo com o presidente da Associação, Cláudio Luís da Costa, estão há  sete meses sem trabalhar. “Queria pedir um pouco de paciência ao pessoal do Feirão, porque também estamos trabalhando para conseguirmos a liberação para eles também”, disse.

Foto: Prefeitura de Uberaba

O secretário municipal do Agronegócio, Luís Carlos Saad lembrou que há cerca de três semanas, internamente, já havia essa discussão e análise sobre a possibilidade de reabertura da Feira da Abadia. “Conseguimos esse objetivo, tendo em vista que em outros locais esses feirantes com alvará anual previamente tirado já tem funcionado. No entanto, em razão do Decreto de Emergência contra a pandemia, nesse momento não será liberado novos alvarás”, afirmou.

“É importante que a população fique consciente da necessidade de tomar todas as medidas de segurança e não promova aglomerações. Isso porque se houver um crescimento de contaminação, infelizmente o Comitê vai voltar atrás. Se tudo for feito de forma responsável, as coisas vão evoluindo com cautela, segurança e saúde, no novo normal”, concluiu.

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.