Uberaba – Festejos de 13 de maio terão programação online

Devido à pandemia da Covid-19 está cancelada a celebração dos 132 anos da abolição da escravatura, programação conhecida como “Festejos do 13 de maio” em Uberaba. A Fundação Cultural, em parceria com a Associação de Congadas e Moçambiques Afoxés e Vilões de Uberaba (Acomavu), vai comemorar a data em suas redes sociais com vídeos contando a história da abolição e como surgiram os festejos.

De acordo com a diretora do Departamento de Ações Culturais e Assuntos Afro, Elisabete Cardoso Nascimento, a Fundação já estava com o projeto de 2020 pronto. “Porém, em razão dos acontecimentos recentes, não podemos provocar aglomerações nem colocar a vida das pessoas em risco”, explica Elisabete lembrando que, culturalmente, o 13 de maio representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. “Em termos sociais, enquanto festejo de arte e religiosidade, desencadeia grandes significados para afirmação da cidadania negra no Brasil, atraindo curiosos e pesquisadores”, completou.

A diretora pontua que as manifestações do 13 de maio são realizadas há cerca de 130 anos em Uberaba e sintetiza em ação o perfil e interesse da Cidade e região pelas manifestações folclóricas e culturais. “Esse ano não podemos realizar a manifestação cultural presencialmente, mas faremos online, adaptando à atual realidade e respeitando as medidas de segurança”, finaliza.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.