Uberaba – Fumacê inicia novo cronograma semanal

Motofog segue trabalho em esquema de quatro ciclos semanais

 

O UBV pesado (fumacê) inicia novo ciclo de combate e prevenção ao aedes aegypti em Uberaba nesta segunda-feira (1º). Os veículos seguem  cronograma, percorrendo os mesmos bairros de segunda a quinta-feira, para melhorar a eficiência dos trabalhos ante ao grande volume de chuvas nas últimas semanas.

A seleção dos bairros segue o número de notificações de casos suspeitos de dengue como critério, de acordo com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde e não são realizados agendamentos.

Já os motofogs seguem o cronograma de quatro ciclos semanais, em que as motos com o inseticida percorrem os bairros por quatro semanas, para atingir os mosquitos que surgirem entre uma semana e outra. As equipes dos dois serviços percorrem os bairros da cidade, agindo contra os mosquitos adultos, em dois períodos do dia, das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas, de segunda a sexta.

Fumacê – Durante esta semana, (1º a 5), as equipes do fumacê percorrerão o bairro Boa Vista, Vila Leandro, Vila Militar e  conjunto Manoel Mendes durante a manhã, enquanto à tarde/noite, o percurso será nos bairros Bela Vista, Vallim de Melo II, Recreio dos Bandeirantes, Morada Du Park, Morumbi, Morumbi II e Portal Beija Flor. Na segunda, dia 8, os veículos iniciam novo cronograma.

Orientações. Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que a mudança de metodologias aconteceram porque a água da chuva atrapalha a dispersão do inseticida, assim os veículos não podem atuar em caso de chuva na hora das atividades. Ela enfatiza que devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão. “Por isso pedimos a compreensão e a ajuda da população, abrindo as janelas de casa quando o fumacê estiver passando para maior alcance do produto e se a pessoas estiver andando na rua, passar para o outro lado da rua, pois precisamos jogar o inseticida dos dois lados”, solicita Lara.

Motofogs – Os motofogs entram no terceiro ciclo semanal, seguindo o mesmo cronograma da semana passada. Nesta segunda-feira (1º), percorrem a Vila Olímpica e o Valim de Melo I na parte da manhã e o Parque das Américas à tarde. Na terça (2), passam pelo Centro durante a manhã, e São Benedito durante a tarde. Na quarta (3) de manhã, visitam o Residencial Estados Unidos e Vila Arquelau, enquanto à tarde será a vez do bairro Abadia.

Na quinta-feira (4), os motofogs estarão no Maringá e Cidade Jardim durante a manhã, enquanto o percurso da tarde será no Leblon e Ponte Alta. Na sexta (5), das 5 às 7 horas, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim São Bento e Morada do Sol, enquanto no período da tarde/noite, das 17 às 22 horas, o percurso será no Jardim Induberaba, Vila São Cristóvão e Residencial 2000.

Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Fotos: Divulgação/Comunicação/PMU

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.