Uberaba – Fundação Cultural passa a se chamar “Professor Antônio Carlos Marques”

Publicado no Porta Voz desta sexta-feira (11) o Decreto que Denomina “Professor Antônio Carlos Marques” a Fundação Cultural de Uberaba. A solicitação foi feita pelo presidente da instituição Marcelo Palis ao prefeito Paulo Piau que considerou muito justa a homenagem. “Um homem que dedicou sua vida à cultura de Uberaba e deixou um legado muito grande para nossa cidade”, disse Piau.

Em ofício encaminhado ao prefeito, Palis destaca que a Fundação vem reforçar pedido do vereador Rubério Santos, logo após o falecimento do jornalista e professor em 15 de junho de 2019. “Como vereador e jornalista recebi com extrema alegria esse Decreto. A decisão do prefeito Paulo Piau faz justiça por tudo o que Antônio Carlos Marques realizou pelo segmento na cidade, que desde os tempos áureos do Circo do Povo até nas grandes ações da Fundação Cultural e também nas Folias de Reis, Congados e Moçambiques foi muito atuante. Vai ficar gravado na memória esse nome”, disse.

Marcelo Palis, que está afastado em razão da Covid-19 ficou extremamente feliz com a notícia, tendo em vista que logo que assumiu a Presidência da FCU fez questão de tomar todas as providências para que se concretizasse esse “sonho”. Segundo ele, o nome do professor Antônio Carlos é extremamente respeitado e querido no meio cultural e, especialmente, por todos aqueles que o conheceram e tiveram a honra e o prazer de trabalhar com ele. “Os colaboradores que fazem parte da nossa dedicadíssima equipe ficaram emocionados com a notícia, demonstrando o carinho, respeito e saudade que sentem pelo mestre”.

O presidente adjunto da entidade, Ernani Neri, que também foi vice-presidente da FCU durante a gestão do professor Antônio Carlos Marques à frente da Fundação, tendo sido seu amigo pessoal,  considera que esse é um dia muito especial para todos que entendem, gostam e vivem da Cultura em Uberaba. “Ele certamente foi o maior nome da cultura da história de Uberaba e hoje o local que respira cultura e onde trabalhou desde o início e faleceu trabalhando como presidente de lá fica eternizado no Município de Uberaba. Acredito que homenagem mais importante que essa seria muito difícil para esse professor de todos nós”, salientou.

Histórico – O jornalista e professor Antônio Carlos Marques foi um dos fundadores da Fundação Cultural de Uberaba, em 1981, durante o governo do ex-prefeito Silvério Cartafina Filho.

Professor há quase 40 anos e jornalista (Comunicação Social), licenciado em Artes Plásticas com habilitação em Desenho, Artes Cênicas, Folclore e Música e pós-graduado lato sensu em Arte-Educação. Como professor lecionou na Escola Estadual Nossa Senhora D’Abadia, Escola Municipal Santa Maria, Colégio Nossa Senhora das Graças, Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, Escola Estadual Frei Leopoldo e Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. No ensino superior atuou como professor na Faculdade de Ensino de Uberaba (FEU). Ministrou cursos, palestras e oficinas nas áreas de Teatro, Folclore, Cultura Popular e história da Música Popular Brasileira (MPB).

Defensor das mais diversas manifestações culturais locais deixou como legado grandes projetos, como o Circo do Povo onde foi diretor por 12 anos, precursor da Escola Mirim de Samba, projeto social com crianças de bairros alocados distante dos aglomerados urbanos, projeto Domingo com Música, realizado no Mercado Municipal de Uberaba. Foi organizador e incentivador de diversos carnavais de ruas, parceiro das escolas de samba do município, resgatou o carnaval de marchinhas. Além disso, foi responsável pela reabertura do TEU em 1975, onde se manteve como diretor até 1979. 

Foi diretor da FCU e pesquisador da Cultura Imaterial e das Manifestações da Cultura Popular (Folia de Reis, Congadas e Moçambique), da Cultura Afro-Brasileira e das Religiões de Matriz Africana. Conselheiro do CONPHAU, organizador da terceira FESTMINAS, de vários festivais de MPB, trouxe para o município o projeto TIM Arteducação. 

Fotos: Reprodução/Divulgação

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.