Uberaba – Governo de Minas reúne com prefeitos, e Macrorregião do Triângulo Sul é inserida na onda roxa

Para conter a evolução da pandemia e restabelecer com velocidade a capacidade de assistência médica, preservando a rede hospitalar, o Governo de Minas inseriu na onda roxa todos os 27 municípios da macrorregião do Triângulo Sul. A medida que começa a vigorar, neste domingo (7) é com validade por 15 dias, foi discutida e aprovada, na manhã deste sábado (6), durante a reunião on-line “S-Situação COVID na Macro Triângulo do Sul: adoção de medidas urgentes”, entre o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto do Estado, Marcelo Cabral.

Durante o encontro, o Estado apresentou os dados em relação à macrorregião do Triângulo, mostrando preocupação em relação aos números. Os prefeitos apontaram outros problemas, além do grande número de infectados, como falta de leitos e até de mão de obra na área da saúde para realizar atendimentos de pacientes com síndrome gripal e Covid-19. A resistência da população em manter as regras sanitárias de enfrentamento à pandemia também foi queixa apresentada pelos prefeitos.

“Estamos beirando a exaustão do sistema de saúde no Triângulo Sul. Tomamos essa decisão para evitar a desassistência. Quando uma cidade-polo está à beira de um colapso, significa que todas as outras no seu entorno já estão também com os leitos quase, em sua totalidade, ocupados. A nossa intenção é, em 15 dias, restabelecer a capacidade hospitalar de toda região”, explicou o secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais.

O governo destacou que o objetivo da medida é restabelecer a capacidade de atendimento hospitalar da região para preservar a rede de Saúde de todo o Estado.

“Vivemos um momento de muita tensão. Estamos acompanhando a aceleração da doença. As cidades do nosso entorno entraram em colapso no sistema de saúde. Pedimos a ajuda de todos nessa quinzena para que possamos vencer esse momento e ter dias melhores em relação à nossa saúde”, clamou a prefeita Elisa Araújo.

Fazem parte da Macrorregião do Triângulo do Sul as seguintes cidades: Araxá, Água Comprida, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo.

Além dos representantes dessas cidades estiveram presentes no encontro, o secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, a secretária de Gabinete, Míria Rezende, os deputados federais Zé Silva, Aelton Feitas e representante do deputado estadual, Heli Andrade.

Regras – As 27 cidades da macrorregião passarão para a onda roxa, faixa criada para contemplar as medidas mais severas de restrição, como toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana. As normas passam a valer neste domingo (7), após a publicação no Diário Oficial.

De acordo com o governo de Minas, nessa fase, só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

• Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
• Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
• Bancos;
• Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
• Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
• Manutenção de equipamentos e veículos;
• Construção civil;
• Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
• Lavanderias;
• Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
• Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Taxa de ocupação de leitos A ocupação de leitos em Uberaba para pacientes Covid está em 60% para UTI e 71% em enfermaria na rede pública. Já na rede privada a ocupação de leitos de UTI é de 100% e de enfermaria de 78%.

Foto: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.