Uberaba – Guarda Municipal recebe porte de arma

Entrega simbólica aconteceu nesta quinta-feira (10) com a presença do prefeito e da Polícia Federal

A Guarda Municipal de Uberaba recebeu de forma simbólica o porte de arma nesta quinta-feira (10) no gabinete do Executivo. Participaram o prefeito Paulo Piau, o secretário municipal de Defesa Social, jornalista Wellington Cardoso Ramos e do delegado-chefe da Regional da Polícia Federal de Uberaba, Mário Alexandre Veloso Aguiar. O deferimento do porte de arma pela Polícia Federal para os GMs que concluíram recentemente o curso de formação e o curso de armamento e tiro aconteceu em agosto. O superintendente da Defesa Social, Carlos Alberto Barbosa Siqueira e sete guardas representaram a corporação durante a solenidade.

Segundo Wellington Cardoso, a ação é um marco na história da Guarda Municipal que precisa ser documentada, pois vai fazer a diferença no combate à criminalidade no Município. “Avançamos bastante e ainda temos que evoluir muito, mas esta é uma conquista para a Guarda, que vai ter mais condições de se proteger e estar preparada para proteger a população”, destaca o secretário de Defesa Social.

O prefeito Paulo Piau apontou que a entrega do porte de armas faz parte de um projeto de fortalecimento da Guarda Municipal. “Completamos o quadro que estava reduzido. Fizemos um novo concurso, estamos com 150 homens e mulheres na GM e o armamento é uma etapa importante”, destaca. Ele ainda alerta a população: “A arma na cintura de um policial não é para matar os outros. É para defender, em primeiro lugar, o guarda e o militar, e as pessoas podem ficar tranquilas que os nossos guardas estão treinados e preparados”, enfatiza. O curso de armamento e tiro foi ministrado aos novos GMs, que passaram pelo concurso e tomaram posse no começo de 2020. Já os Guardas que atuam há mais tempo passarão por treinamento em breve para receberem o porte de arma, segundo o secretário Wellington Cardoso.

O delegado Mário Veloso afirmou se sentir realizado por Uberaba contar com uma Guarda Municipal fortalecida. “Isso é muito importante dentro da segurança pública de Uberaba. E como cidadão também fico muito feliz, por saber que minha família está mais segura”, analisou o delegado. Ele reiterou o apoio da Polícia Federal para fortalecer a segurança em Uberaba e em qualquer âmbito, seja regional, estadual ou federal.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.