Uberaba – Idosos a partir de 80 anos e professores começam a ser vacinados contra a gripe

Nesta terça-feira (11), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, dá início à vacinação de influenza (gripe), de idosos e professores. Uberaba fará a aplicação nos idosos de forma decrescente, para evitar aglomeração, iniciando a aplicação apenas em idosos a partir de 80 anos de idade, nesse primeiro momento. Os professores não seguirão esse critério de idade, podendo todos comparecer às Unidades de Saúde que estão realizando a aplicação a partir desta terça-feira, com a documentação comprobatória de que é professor, valendo, crachá, contracheque, contrato de trabalho ou algum outro documento comprobatório.

Os idosos a partir de 80 anos serão contemplados até sexta-feira (14). Na semana seguinte, de 17 a 21 de maio, serão idosos a partir de 70 anos e na semana de 24 a 28 de maio, começam a ser contemplados os idosos a partir de 60 anos.

Para ser vacinado contra a influenza, é fundamental que o idoso apresente o Cartão de Vacinas, onde está registrada a vacina da Covid-19, ou a pessoa não será vacinada. Caso a pessoa tenha perdido o Cartão de Vacinas, ela deverá entrar em contato com a Central de Vacinas e solicitar um novo cartão.

Vale reforçar que para quem já tomou a vacina da Covid-19, a dose da vacina da influenza deve ser tomada respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Se a pessoa já estiver enquadrada nos grupos previstos para tomar a 1ª dose da vacina da Covid-19, o Ministério da Saúde pede para a pessoa priorizar a administração da vacina da Covid-19, para só depois tomar a da gripe.

Os idosos acamados serão atendidos pelas equipes de estratégia de Saúde da Família de cada Unidade de Saúde, que irão atender a sua área de abrangência. Caso a pessoa não faça parte dessa cobertura, ela terá que ligar na Central de Vacinas para agendamento.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, com isso, o objetivo dessa campanha é de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo com a vacinação.  

Seguem administrando a vacina da influenza as Unidades: UMS Abadia (Abadia), UMS Aloísio Prata (Elza Amui), Caism (Parque do Mirante), Centro de Saúde Eurico Vilela (Centro), UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro Lourdes), USF Edison Luiz Fernandes (Residencial 2000), UMS Romes Cecílio (Morumbi), UMS Valdemar Hial (Fabrício), UBS George Chiree (Alfredo Freire), UBS Dr. João Junqueira (Rio de Janeiro), UBS Lecir Nunes (Parque das Américas), UBS Virlânea Augusta (Maracanã) e todas as Unidades da Zona Rural de Uberaba, sendo elas da Capelinha/Baixa, Santa Rosa, Ponte Alta, Borgico/Calcário.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.