Uberaba – Inscrições para o 3º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência estão abertas

Evento é gratuito e aberto para toda a população

 

O  3º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência vai discutir “Os desafios de ser deficiente no Século XXI e o papel das políticas públicas” e as inscrições já estão abertas. O evento, promovido pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Proteção Social Básica, dentro do Projeto Portas Abertas, acontecerá no dia 18 de abril, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1254, Parque do Mirante.

Keila Afonso Rezende Silva, coordenadora do Projeto Portas Abertas, conta que um dos diferenciais deste ano é a abordagem sobre as pessoas renais crônicas, que perante a lei têm os mesmos direitos da pessoa com deficiência. “Vamos explicar o que é, qual o tratamento, dificuldades que as pessoas acometidas dessa insuficiência renal têm para serem incluídas na sociedade, os desafios enfrentados e como é a realidade/a vida delas no campo de trabalho e no campo social e a existência da exclusão frente a outras deficiências. Isso, para orientar e direcionar os trabalhos dos profissionais e da comunidade com relação a essas pessoas”, explica Keila.

No Congresso também será apresentado o balanço das políticas públicas, com o panorama dos últimos três anos de evento e as evoluções na inclusão da pessoa com deficiência.

Na parte da manhã,  acontecem palestras e a primeira mesa de debates, alusiva às políticas públicas nos segmentos da saúde, educação, desenvolvimento social, segurança, trânsito, transporte, defesa social, economia e trabalho. Serão apresentadas as políticas públicas para este setor, o que foi realizado, o que ainda vai ser implantado, o que está dando certo e o que precisa avançar.

Já a mesa de debates no período da tarde contará com representantes das instituições voltadas para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e renal crônica, explanando sobre a sua área e abrindo para o público participante tirar dúvidas e levantar propostas de melhorias para a inclusão e para as políticas públicas.

“Contamos muito com a presença dos profissionais que atuam nas diversas áreas com foco nas pessoas com deficiência, mas também com as famílias dessas pessoas, para ajudar a inclusão a acontecer. Queremos que as famílias participem também, pois elas convivem com as dificuldades e sabem o que podemos melhorar”, ressalta a coordenadora.

As inscrições são gratuitas, com emissão de certificado para os participantes, e estão disponíveis no sitehttp://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,46058.

Fotos: Divulgação/PMU

 

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.