Uberaba – Mutirão da Zoonoses já recolheu 14 toneladas de lixo

Resultado do Liraa irá direcionar os trabalhos nas próximas semanas

Mutirão de Limpeza da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, segue pelos bairros de Uberaba em 2020. As equipes já retiraram cerca de 14 toneladas de materiais inservíveis de seis bairros desde que começou a atuar no início de dezembro, conforme o balanço do Departamento de Zoonoses divulgado na sexta-feira (10).

O chefe da Seção de Controle de Endemias do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Hiago José Rosa, conta que o próximo bairro a ser trabalhado dependerá dos resultados do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, a serem divulgados na próxima semana.

“Vamos intensificar as visitas nos bairros de maiores índices, após os resultados do Levantamento, mas reforçamos desde já para os moradores ficarem sempre de olho nos seus imóveis e não deixarem depósitos que possam acumular água ao ar livre. A participação de todos é muito importante para evitarmos as arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti”, ressalta o chefe da Seção de Controle de Endemias.

Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS nesta sexta, em 2020 foram notificados quatro casos suspeitos de dengue. Chikungunya, Zika e Febre Amarela ainda não tiveram casos notificados.

LIRAa – O Levantamento ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.