« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Fumacê e motofog repetem ciclo devido quantidade de chuva das últimas semanas.

Mutirão de Limpeza 2019 contra o Aedes aegypti, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemia, recolheu 6.690 kg de lixo até a última sexta-feira (08). Um caminhão percorre os bairros do Mutirão, das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira, buscando recolher o maior número de depósitos possível como medida de prevenção e controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti. O critério de seleção dos bairros é o índice de infestação alto relacionado ao lixo como depósito primário.

O Mutirão já percorreu os bairros Residencial 2000 e Jardim Alvorada, e segue para o bairro Jardim Maracanã nesta terça-feira, segundo Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Ela destaca a importância da participação ativa da população na recepção dos agentes de endemias, revisão dos quintais e não jogando o lixo em local indevido. “Pedimos para a população já fazer essa seleção do que será descartado, vistoriar a casa e separar os materiais para serem recolhidos, não ficar esperando o agente de endemias ir lá tirar. Vamos retirar tudo que acumula água e pode ser jogado fora, como vasos de plantas, brinquedos infantis velhos, materiais descartáveis, entre outros ”, orienta Lara.

Já as ações do UBV pesado (fumacê) e motofogs dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba repetem o roteiro das últimas quatro semanas nos bairros que apresentaram maior índices do LIRAa em janeiro de 2019. Segundo Lara, o cronograma de quatro ciclos semanais foi dificultado devido o intenso volume de chuvas nos horários das ações, que atrapalha a dispersão do inseticida. As equipes do UBV pesado (fumacê) percorrem os bairros em dois períodos do dia, das 05h às 07h e das 17h às 22h, assim como os motofogs, de segunda a sexta.

“Precisamos que o inseticida se espalhe para atingir os mosquitos, por isso a chuva atrapalha, assim como as janelas fechadas. Precisamos que as pessoas abram as janelas quando os veículos passarem, para aumentar a abrangência do inseticida, e paciência da população, pois devido o pulverizador do fumacê só ficar voltado para um lado, durante o trajeto, para atender os dois lados da rua, em alguns momentos a caminhonete precisa circular na contramão”, enfatiza a chefe de Departamento.

Motofogs – Na segunda-feira (11), os motofogs percorreram o Centro na parte da manhã e os bairros Recreio dos Bandeirantes, Jardim Santa Clara e Jardim Califórnia à tarde. Na terça, dia 12, os bairros visitados serão o Jardim Eldorado e Jardim Maracanã durante a manhã, e Vila Militar, Vila João Pinheiro, Vila Leandro e novamente Jardim Maracanã durante a tarde. Na quarta (13) de manhã, os motofogs percorrem o Cassio Resende e Jardim Itália, enquanto à tarde será a vez do Calixto Cecílio, Vila Planalto e Estância dos Ipês.

Já na quinta-feira (14), das 05h às 07h, os motofogs percorrem o Residencial Estados Unidos I e Beija Flor I, enquanto das 17h às 22h, o percurso será no Jardim Copacabana e Costa Teles I. Na sexta (15), das 05h às 07h, os motofogs iniciam os trabalhos no Jardim das Palmeiras e Jardim Primavera, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será no bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Fumacê – No dia 11, as equipes do fumacê percorreram os bairros Vila Craide, Vila Presidente Vargas e José Barbosa no período da manhã e Alfredo Freire, Olinda, Mercês, Tutunas e Jardim Uberaba à tarde. Na terça, dia 12, o fumacê irá percorrer o Residencial Colibri II, Jardim Marajó II, Pontal, Umuarama, Valim de Melo I, Volta Grande durante a manhã, e Parque das Américas, Vila Raquel, Santa Maria à tarde. Na quarta (13), das 05h às 07h, será a vez do Parque dos Girassóis II, São Sebastião, Abadia e Morada das Fontes, enquanto à tarde os fumacês percorrerão o Leblon, São Vicente, Parque São Geraldo, Abadia.

Na quinta-feira (14), das 05h às 07h, o trajeto passa pelo Gameleira II, Parque das Gameleiras II, Jardim Anatê, Jardim Alvorada e Silvério Cartafina, enquanto das 17h às 22h, o percurso será nos bairros Residencial 2000, Parque do Mirante, Frei Eugênio, Fabricio, Jardim Espírito Santo, Vila São José e Jardim São Bento. Já na sexta-feira (15), de manhã, os fumacês iniciam os trabalhos no Parque das Gameleiras, Terra Nova, Antonio Caiado, Morada do Sol, Guanabara e Residencial Estados Unidos II, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será novamente no Parque das Gameleiras, Josa Bernadino, Amoroso Costa, Mangueiras, Jardim Indianópolis, Jardim Triângulo, Vila Arquelau, Portal do Sol, Antonia Cândida e Jardim Manhattan.

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias não faz agendamentos para realizar o fumacê. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Fotos: Divulgação/PMU

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This