Uberaba – Padre e empresários pedem retiradas dos pergolados da Praça da Abadia

Os pergolados da Basílica de Nossa Senhora da Abadia serão retirados atendendo solicitação do responsável pelo santuário, Padre Alexsandro Ribeiro Nunes. O pedido aconteceu no início de 2019 devido a problema ocorrido no local. A demanda também recebeu o apoio de empresários locais.

Foto: Reprodução

De acordo com Padre Alex, há a necessidade de revitalização, pois o santuário foi reconhecido como Basílica. “O pergolado atendeu o seu objetivo por um bom tempo. Hoje pedimos a retirada dos dois que ladeiam a Praça Nossa Senhora D’Abadia. Os pergolados escurecem a praça, impedem que fiéis e o povo em geral, à noite, circule por baixo deles. Todos sabem que o santuário foi elevado por decreto papal a Basílica e este fato remete ao potencial para o turismo religioso, também devido à beleza arquitetônica e história da igreja. Entendemos que os pergolados com as trepadeiras têm retirado a beleza da fachada principal”.

O empresário Marcos Eustáquio Tiveron, Marquinho, também solicitou a retirada. “Agora que virou Basílica, entendemos que desfavorece a fachada. Tem pessoa em situação de rua que dorme ali e faz muita sujeira. Na frente da igreja tem luminárias bonitas e a retirada irá revigorar esse visual, trazendo mais claridade para toda a frente da Basílica. Eu concordei com o padre Alex e conversei com outro empresário aqui da praça que também concordou. Abraçamos a causa porque o padre está coberto de razão. Já passou da hora de tirar”, afirma.

Foto: Marco Aurélio Cury

O gestor da Sesurb, Cláudio Junqueira, explica que o material retirado será reaproveitado. “É uma boa estrutura que será levada para o Horto e reaproveitada. Não será desperdiçado o que foi gasto no passado. Um profissional fará a retirada com o devido cuidado, e usaremos um caminhão para transportar”.

A revitalização da Praça da Abadia será de responsabilidade da MFA Serviços de Limpeza Urbana Ltda, que venceu o processo licitatório com um valor de R$ R$60 mil. O local onde está inserido o Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, recebe anualmente centenas de fieis sendo um importante cenário do turismo religioso local. 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.