Uberaba – Parceria entre a APAE e Prefeitura atendeu alunos com projeto de arte e terapia

O muro da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Uberaba ficou mais colorido depois do encerramento da primeira turma do Projeto Arte e Educação, promovido em parceria da instituição com a Superintendência de Políticas da Juventude da Prefeitura de Uberaba.

Cerca de dez alunos foram selecionados e entre as imagens retratadas estavam cavalos – alusão à oficina de Ecoterapia; igrejas (que segundo a psicóloga retrata a fé dos alunos), bem como plantas/flores e outros desenhos que foram escolhidos pelos participantes do projeto. 

“O intuito do projeto era colocar os alunos para desenvolver as atividades na prática, algo diferente do que eles estavam acostumados. Eles reproduziram imagens alusivas às atividades que eles participam na APAE. Assim como outros projetos que temos em parceria, como o CRIA (Centro de Atenção Psicossocial Infantil/Centro de Referência da Infância e Adolescência) temos a intenção de expandir esses projetos pedagógicos para outras instituições, que é uma das atuações da Superintendência de Políticas da Juventude”, explica o superintendente de Políticas da Juventude, Bruno Rocha.

O arte-educador  Clayton Tomáz destaca que o trabalho feito alia o grafite – uma arte de rua – com a interação entre os alunos participantes, numa forma de terapia. “Vimos que o grafite podia ser inserido como um plano terapêutico e ter esse papel de inclusão social. Na APAE, o trabalho mostrou a expressão dos alunos. Foi uma experiência que envolveu muitos sentimentos, mas o maior foi o aprendizado que tivemos com os participantes”, destacou Tomáz.

Para a psicóloga e coordenadora do projeto, Maryelle Silva, “o projeto proporcionou voz ativa aos alunos, autonomia para mostrar seus sentimentos, autoestima.”, diz.  

A Superintendência continua recebendo propostas de novos projetos dentro do contexto arte e educação. Conforme Bruno Rocha, quem tiver interesse pode entrar em contato pelo 99228-4633, ou na sala do “Estação Juventude” – outro projeto coordenado pela Superintendência de Políticas da Juventude em Uberaba. A sala fica na sede da FUNEL, na Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 1837, no Bairro Abadia.

Fotos: Marco Aurélio Cury

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.