Uberaba – Paulo Piau apresenta aos prefeitos eleitos o G-70 e a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico

O prefeito Paulo Piau comandou na terça-feira (15) reunião do grupo dos 70 prefeitos da região, eleitos no último pleito, para falar da importância da permanência do movimento G-70 e também apresentar a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, sua constituição e importância para o desenvolvimento regional de cada município.

De acordo com Piau, que é também presidente do G-70, é importante que os prefeitos que irão assumir as prefeituras em 2021 tenham consciência da dimensão desse grupo e a força que representa essa união. “A grande intenção é colocar o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no mapa do mundo”, disse o prefeito.

“Não podemos ficar de braços cruzados e acomodados. Temos que buscar, através da Agência e seus parceiros, condições de promover o desenvolvimento de todos os municípios envolvidos, levando empreendimentos, gerando emprego para a nossa gente. Fazer os municípios menores crescerem é possível, só depende de nós. Temos elementos para isso, vontade e união para mostrar nossa força. Alguém tem que ocupar esse espaço e até trabalho de graça por esse projeto”, sentencia Piau.

Segundo o diretor executivo da Agência, Glauber Faquineli, a Agência veio no sentido de dar formalização jurídica para o G-70, com foco principal de geração de emprego e renda, e desenvolvimento econômico. “Avançamos o que foi possível diante da pandemia e da crise econômica e a expectativa é que os próximos prefeitos dêem sequência nesse trabalho. Através de elementos técnicos, consultorias e visitas é uma ferramenta importante para o desenvolvimento regional”, salientou.

A prefeita eleita de Uberaba, Elisa Araujo pretende dar continuidade em tudo aquilo que foi iniciado de forma prática, trazendo resultados. Ela defende a discussão das cidades para o futuro, mas também pensar o que pode ser feito hoje. “Sempre estaremos mais fortes quando estamos juntos e os municípios da região tem uma pujança muito grande para o Brasil. Temos que saber valorizar e explorar isso. E vamos fazer!”, ponderou.

A Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, tem como parceiros as associações microrregionais, Sebrae-MG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM, Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, com o apoio da Prefeitura de Uberaba.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, afirma que o encontro é oportuno porque as pautas dos municípios são diárias e constantes, chamando muito a atenção dos gestores, como saúde, educação, infraestrutura, segurança e assuntos recorrentes. No entanto, alerta que alguns assuntos dizem respeito à coletividade, com projetos que requerem investimento de maior monta, com visão de futuro. Ele salienta que existem coisas que podem mudar uma região ou um país. Para tanto são necessários os movimentos regionais, para cuidar de assuntos em comum. Aqueles que ultrapassam as fronteiras de cada município.

Desse modo, destaca, os prefeitos através das associações microrregionais, com a presença das universidades, composta por aqueles que pesquisa e aprofunda, são subsidiados para tomar decisões melhores para os seus municípios e toda a região. “O Sebrae é um parceiro uma vez que a partir de soluções do ambiente macro, podem ser resolvidas situações do microambiente. Por isso apostamos tanto nessa alternativa”, afirmou.

Para a reitora do IFTM, Deborah Santesso, é grande o desafio daqueles prefeitos que iniciam o novo mandato, pós-pandemia, especialmente econômicos. Daí a importância do trabalho coordenado do G-70, considera, onde os prefeitos terão a oportunidade de compartilhar os desafios e nós enquanto instituição de ensino, presente em praticamente 10 municípios, pode contribuir com a pesquisa e a extensão. Dessa forma, o Instituto auxilia o desenvolvimento regional, qualificando pessoas para poderem atuar nos empreendimentos que estão sendo planejados ou estão se fixando na região. “O crescimento do Triângulo está interligado ao do IFTM, pois precisamos dessa parceria com as prefeituras, especialmente onde estamos localizados, para atender da melhor forma possível, dentro da expectativa de desenvolvimento”, acrescentou.

Em seu pronunciamento o reitor da UFTM, Luiz Fernando Rezende dos Santos Anjo aponta que a Universidade está no mesmo contexto do G-70 para fazer parcerias para auxiliar no crescimento da região. “Temos professores e servidores altamente capacitados que podem dar suporte em algum momento”.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.