Uberaba – População pode buscar vacina contra o sarampo nas UBSs de Uberaba o ano todo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça chamado para que as pessoas mantenham em dia a caderneta de vacinação, com o início da nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A campanha vai até o dia 30 de junho e é promovida pela a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, com público-prioritário voltado para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

Em Uberaba, no entanto, a população tem acesso a essa e outras vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, o chamado acontece devido uma baixa procura nas unidades devido à pandemia de Covid-19. “É um alerta às pessoas, como já foi feito outras vezes. Ressaltamos que a importância não é só a Campanha, mas a atualização do cartão de vacina para garantir para garantir a proteção contra doenças que são imunopreviníveis”, destaca Robert.

Desde agosto de 2019, foi instituída a “dose zero”, entre 6 meses a menores de um ano devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados. A primeira dose deve ser aplicada em crianças que completarem 12 meses e a segunda aos 15 meses. Caso o esquema vacinal esteja incompleto, pessoas entre um e 29 anos de idade, precisam tomar duas doses da vacina. De 30 a 59 anos, é preciso apenas uma dose. Quem já está imunizado, não precisa vacinar novamente.

Diferencial. Uberaba conta com cinco Unidades de Saúde do Programa Saúde na Hora, cujo atendimento das salas de vacinas vai até as 21 horas, possibilitando que pessoas que não conseguem ir no horário comercial possam ser atendidos no horário estendido. São elas: as Matriciais de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata (Avenida Professora Maria da Paz, 305, bairro Elza Amuí), Álvaro Guaritá (Avenida Umuarama, 520, bairro Valim de Melo) e Nossa Senhora da Abadia (Avenida Orlando Rodrigues Cunha, 2.223, bairro Abadia) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdemar Hial Júnior (Avenida Ivanilda Delduque Souza, 222, bairro Fabrício). A USF Roberto Árabe Abdanur fica na Rua Doutor Edelweiss Teixeira, 60, bairro Mercês, em frente ao Hospital Regional. Nas outras unidades, a vacinação acontece das 8 às 16 horas.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.