Uberaba – Prefeito recebe representantes de academias para discutir possível reabertura do setor

O Prefeito Paulo Piau, juntamente com representantes do Comitê Técnico-Científico da Covid-19 receberam na manhã desta quarta-feira (17) grupo de proprietários de academias de Uberaba e profissionais de Educação Física para discutirem e apresentarem soluções sobre a reabertura e funcionamento das academias de ginástica durante a pandemia. Foi apresentado ao prefeito um plano criado pelo grupo sobre as ações que serão realizadas para que seja possível a retomada desse setor. Alguns representantes expressaram suas dúvidas e considerações sobre o momento. Todo o processo será amplamente discutido nesta quinta-feira (18) em reunião com o Comitê para tomada de decisão acerca da reabertura desses estabelecimentos.

O prefeito Paulo Piau diz que é necessário um posicionamento ao grupo, mas entende e se sensibiliza pela atual situação vivida e que o descontingenciamento pode causar impactos irreversíveis.

“Já são três meses, ou seja, 90 dias que os profissionais estão com suas vidas paradas e, por isso, não tem condições de se sustentarem e manterem suas despesas. São investimentos feitos que estão sendo perdidos. Algumas economias já retomaram a atividade e eles também têm os seus direitos. Porém, o vírus é algo novo e precisamos ter muita cautela para não ocorrer uma disseminação sem controle desta doença”, diz Piau. Ele destacou ainda que a conversa foi positiva e que a grande preocupação é o adoecimento das pessoas, uma vez que as academias são responsáveis pela saúde das mesmas. “A falta de exercícios causa impactos sérios como depressão, estresse, pânico, dentre outras doenças que são combatidas com a prática de atividade física. Por isso, colocaremos em discussão para uma decisão, em reunião agendada para esta quinta-feira. Tenho a certeza que a melhor decisão será tomada”, salienta.

Durante a reunião, o secretário de Saúde e presidente do Comitê Técnico-Científico da Covid-19, Iraci de Souza Neto, explicou que todas as decisões são amplamente analisadas pelo grupo e intenção da Gestão Pública Municipal é priorizar a vida da população.

“É preciso extremo cuidado. É preciso contextualizar o cenário atual. Podemos afirmar que em relação a outros municípios, Uberaba está numa situação controlada, mas o cenário pode mudar de um dia para o outro e, se não tivermos controle e consciência do que está sendo feito, todo o processo feito até hoje será retroagido e perdemos o controle da situação”, diz.

Ele pontuou ainda que a situação depende do entendimento e envolvimento de toda a população. “É uma luta diária que estamos enfrentando e é preciso o entendimento que essa vitória depende exclusivamente do empenho de todos. Vamos vencer essa batalha”, destaca.

Estiveram presentes na reunião o chefe de Gabinete Fernando Hueb, o secretário de Administração e interino de Governo, Rodrigo Vieira, ainda o presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Funel), Flávio Henrique Bernardes dos Santos, e o assessor especial de Gabinete, Luiz Alberto Medina, que acompanham o processo de abertura das academias e locais voltados à prática de esportes.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.