Uberaba – Prefeito vistoria as obras da barragem prainha

Rio Uberaba já foi desviado, o que permitirá avançar nas próximas fases de concretagem da barragem

O prefeito Paulo Piau esteve nesta terça-feira (12) no canteiro de obras da barragem Prainha para conhecer a etapa atual de escavações. Ele foi acompanhado do presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, do diretor da autarquia, Luiz Antônio Molinar Henrique e dos engenheiros da construtora, responsáveis pela execução do projeto.

No mês passado, o rio Uberaba foi desviado de seu leito natural e aberto um canal provisório para a sua passagem. Vencida esta etapa foi possível avançar com os trabalhos de escavação, que acontecem tanto na margem esquerda, quanto direita do manancial.

‘Esta fase antecede a implantação das estruturas de concreto definitivas da barragem. E pelo volume de terra já escavado e aterrado aqui, podemos dizer que a obra está dentro do cronograma’, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. O contrato com a empreiteira estipulou um prazo de 24 meses para a conclusão da obra. ‘Esta barragem é parte da infraestrutura de abastecimento do município e assegura o atendimento às demandas futuras de água, com o crescimento de Uberaba’, completou o dirigente.

Em paralelo, já estão em andamento a montagem de duas usinas de concreto e o início da execução de uma nova galeria de desvio da margem direita do rio. E ainda os estudos dos traços de concreto da barragem já estão em desenvolvimento.

A barragem em concreto terá uma forma de trapézio com uma base mais larga (6,5m) e uma crista mais estreita (4m). A sua altura, do leito até a crista, será de quase 16 metros e um comprimento de 122 metros.

O prefeito Paulo Piau ressaltou que a barragem é custeada com recursos o Orçamento Geral da União, com operacionalização da Caixa e, portanto, uma verba não reembolsável. “Não há comprometimento nenhum dos recursos da Prefeitura. E esta é uma obra para garantir água no período de seca, e acreditamos que já em 2021 ela poderá entrar em operação, dando maior segurança para o abastecimento de nossa Uberaba”.

Foto: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.