Uberaba – Prefeitura divulga dados da Safrinha 2020 com destaque para milho e batata

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio divulga dados da Safrinha 2020. O secretário da pasta, Luiz Carlos Saad, afirma que com a safrinha em pleno andamento, as áreas plantadas de milho e batata, junto com a produtividade, deverão ser os principais destaques nas lavouras.

De acordo com ele, a Safrinha 2020 apresentou, até agora, dois diferenciais. “Primeiro o plantio atrasado em razão da colheita tardia da soja da Safra de Verão, que teve área plantada de 95 mil hectares (aumento de 6 a 8% no município) e produtividade, em média, de 65 sacos por hectare,” argumenta.

A outra novidade relata o secretário do Agronegócio, foi a inversão nas áreas plantadas dos dois principais grãos da Safrinha em nossa região, que são o sorgo e o milho. Agora em 2020, informa ele, a área de milho em Uberaba pulou para 40 mil hectares, enquanto o sorgo caiu para algo em torno de 20 mil hectares. “Em 2019 estes plantios apresentaram situações opostas, enquanto o sorgo registrou mais de 30 mil hectares de lavouras, o milho cravou 15 mil hectares”.

Ainda para esta Safrinha 2020, Luiz Carlos Saad destaca o aumento na área plantada de trigo irrigado, perfazendo uma lavoura de quase 5 mil hectares. “Outro produto que também cresceu bastante na área de plantio nesta entressafra foi a batata. Encabeçado por grupo do município de Perdizes, da Bem Brasil, só na região do rio Claro (altitude acima dos 800 ml) foram plantados mais de 5 mil hectares de batata,” informa.

Sobre o cultivo da Safrinha propriamente dito, Saad ressalta que os produtores esperam por chuvas, sendo que uma última aconteceu semana passada e, outra é prevista para até 20 de maio. Quanto a colheita, ele observa que a maioria deverá ser feita no princípio de julho, embora os primeiros grãos plantados possam ser colhidos já no final de junho.

O secretário entende que a produtividade continuará com destaque na safrinha, assim como foi na Safra de Verão. “Tudo isto, graças a tecnologia implementada pelos nossos produtores em suas lavouras, incluindo plantio no momento exato, insumos e tratos, dentre outros,” finaliza.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.