Uberaba – Prefeitura e Codau inauguram novo Centro de Reservação no Valim de Melo

Os novos centros já estão em operação atendendo o centro sul, sudeste e sudoeste da cidade, além de nova adutora de água.

A Prefeitura e a Codau estão ampliando o abastecimento de Uberaba. Nesta terça-feira (29) foram inaugurados o novo Centro de Reservação (CR-13) no bairro Valim de Melo, e a ampliação do CR-05, no bairro Abadia. As solenidades foram realizadas por meio de lives transmitidas pelo facebook e contaram com as presenças do prefeito Paulo Piau e do presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, entre outras autoridades e equipe técnica da Companhia.

O novo Centro de Reservação (CR-13), localizado no Valim de Melo, possui um reservatório cilíndrico metálico, com capacidade para quase 6 milhões de litros de água, e ainda um reservatório elevado para 368 mil litros de água. Esta unidade já está em operação e distribuindo água para os residenciais Isabel do Nascimento, Rio de Janeiro I, II e III; Antônio Caiado, Parque Liberdade, Aroeira e Jardim Itália. Os futuros loteamentos Residencial Felicitá I e II também serão beneficiados. O Centro atende as regiões sudeste e sudoeste de Uberaba.

Já o Centro de Reservação 5, instalado na Av. Saldanha Marinho, no Abadia, foi ampliado e recebeu um novo reservatório cilíndrico metálico, com capacidade para armazenar também quase 6 milhões de litros de água. A sua função é ser a retaguarda de reservação para as unidades do CR-10, no Parque das Gameleiras, e do CR-13 no Valim de Melo, que atendem mais de 25 bairros das regiões das suas áreas de influência.

Em complementação a esta obra, a Codau também colocou em operação a nova adutora que já interliga este Centro do Abadia ao do Parque das Gameleiras, o CR-10. Ela beneficia toda a região centro-sul da cidade. Com uma tubulação de quase 1,5 km, mais resistente, a nova adutora oferece maior segurança no abastecimento destes dois grandes setores.

O prefeito Paulo Piau destacou, durante a solenidade, que Uberaba, nos últimos anos, passou a ocupar um lugar de projeção nacional em saneamento. “Poucas cidades no Brasil tem a mesma infraestrutura de água que Uberaba”. Ele destacou os novos centros de reservação entregues e incluiu também o recém inaugurado CR-12, na Vila Ozanan e o sistema de automação que controla os níveis de cada CR, entre outras funções estratégicas. “Além disto entregamos também duas novas estações de Tratamento de Esgotos. É um conjunto que estamos sempre melhorando. Temos que bater no peito de dizer que temos orgulho do que foi feito, do que os servidores fizeram para esta cidade de 350 mil habitantes, em água, esgoto e drenagem urbana”, completou Piau.

Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau, destacou que ainda há setores que receberão novos investimentos ainda nesta gestão. “Temos os centros de reservação na Univerdecidade e a ampliação do CR11, no conjunto Uberaba I, uma região altamente populosa”. Ele completou dizendo que já foi possível aumentar a reservação em 50% e a distribuição com novas adutoras em 100%. “É uma grande conquista pra Uberaba e de fato estamos muito orgulhosos que foi entregue para a cidade, finalizou ele.

Fotos: André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.