Uberaba – Prefeitura entrega reforma e adequação da sede do Samu e Complexo Regulador Municipal

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde entregou nesta quinta-feira (5) a reforma e adequação da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o novo espaço do Complexo Regulador Municipal.

O Complexo abrange a central de regulação e gestão de leitos para procedimentos eletivos e de urgência e emergência (24 horas); o núcleo interno de regulação – que analisa os processamentos operacionais; o Samu; o núcleo de acesso e acompanhamento da qualidade hospitalar e o departamento de agendamento eletrônico – fila eletrônica.

Esta ação, segundo a Secretaria de Saúde, gerou enorme ganho de qualidade para o processamento das demandas por internações e procedimentos no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), onde são processados mais de 1,5 mil pedidos de internações de urgência mensalmente, tanto de Uberaba quanto de outros municípios.

Conforme dados da SMS houve também a redução do tempo de espera por leito hospitalar em pedidos de internações gerados pelas UPAs para, em média, 14 horas. Uberaba passou a atender nas urgências mais de 30% das demandas de outros municípios e todas as demandas eletivas geradas pelos hospitais, mesmo aquelas que permaneceram autorizadas no período da pandemia pela Covid-19.

“Com o complexo regulador, a Secretaria de Saúde passou a ter maior controle da qualidade assistencial criando várias normas, portarias e fluxos que geraram maior regramento, transparência e controle nas ações assistenciais com claros benefícios para a população”, destacou o secretário de Saúde, Iraci Neto.

A medida adotada gerou maior agilidade e acesso dos pacientes aos serviços hospitalares, uma vez que, dentre outras ações, incorporou em um só eixo assistencial as atividades de atendimento pré-hospitalar que já eram desempenhadas pelo Samu, com ampliação da agilidade operacional de todo o sistema.

Obra. Na adequação do Complexo foram construídas duas novas salas, uma para a regulação municipal e outra para  equipes de atendimento do 192.

Além disso, as dependências receberam pintura, ampliação do espaço de armazenamento de materiais e EPI’s, melhorias no estacionamento das ambulâncias e reparos de calçadas e meios-fios.

Todos os reparos e adequações realizados na estrutura física deste prédio foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde com recursos próprios.

O prefeito Paulo Piau destacou os avanços conquistados nos últimos oito anos no setor da Saúde em Uberaba. “De 2013 a 2018 conseguimos ampliar em 103% o orçamento da Saúde em Uberaba. E, no mesmo período a inflação acumulada foi de 44%. Veja que a Saúde foi prioridade em termos de recursos. E fizemos essa ação por que o povo de Uberaba quer uma saúde melhor. Nós avançamos nesse setor. Outra situação que devemos destacar é que atualmente em Minas Gerais dos 536 hospitais no Estado, 38 são acreditados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação – entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil). Dois deles são de Uberaba o Hospital de Clínicas, da UFTM e o Hospital Regional. De nove hospitais regionais lançados pelo Governo do Estado, apenas o de Uberaba está em funcionamento. Tudo isso é resultado de muito trabalho. E por isso, agradeço a todos os servidores da Saúde por estas conquistas”, destacou Piau.

Fotos: Marco Aurélio Cury

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.