Uberaba – Projeto que cria o Plano de Promoção da Igualdade Racial é aprovado no Legislativo

Projeto assinado pelo Poder Executivo, que institui o Plano de Promoção da Igualdade Racial em Uberaba, foi aprovado nesta segunda-feira (07) na Câmara Municipal.  

O Plano, denominado de PMPIR, tem como objetivo promover políticas públicas capazes de integrar os indivíduos, independente da cor de pele, tanto nos âmbitos socioeducacionais, como também no âmbito político, profissional e esportivo.  

Estiveram presentes no plenário a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir), Maria Abadia Vieira da Cruz, e a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Carmem Amâncio, para falarem sobre o projeto e sobre as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial no município. “A Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial desenvolve ações em escolas públicas e privadas e universidades, no intuito de combater todo tipo de discriminação. Em Uberaba, 52% da população é negra, e a sociedade precisa enxergar o ‘povo preto’ como potência. Espero que esse trabalho tenha continuidade nos próximos anos, pois a comunidade negra precisa ser reconhecida e valorizada”, afirmou.  

A PMPIR tem como objetivo geral a redução das desigualdades raciais no município, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações exequíveis a longo, médio e curto prazo, com reconhecimento das demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritárias.  

A presidente do Compir, Maria Abadia Vieira, acrescentou que existem políticas nacionais de igualdade racial, e o município aderiu este ano ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir – onde existe um Fundo Municipal para que as ações sejam desenvolvidas. “É de fundamental importância a criação de políticas públicas de igualdade racial na cidade, pois o racismo é um problema de todos”, frisou. 

O vice-líder do Prefeito, Ronaldo Amâncio, ressaltou que foram quase três anos para concluir esse projeto. “Sabíamos da responsabilidade, já que a proposta tinha que ser muito bem construída. Queremos, com ela, combater a desigualdade ainda existente na sociedade”, encerrou.  

Projetos retirados – Foram sobrestados na sessão de hoje os projetos 215/20; 169/20 e 143/20. A matéria 183/20 foi retirada pelo seu autor (Alan Carlos) e a 212/20 recebeu pedido de vistas.  

Fotos: Rodrigo Garcia

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.