Uberaba recebe Ministro da Nigéria para lançamento do Ciitta

Centro Internacional de Inovação irá treinar profissionais e exportar tecnologia e conhecimento para países africanos

Prefeito Paulo Piau recebeu o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (FMARD) da Nigéria Alhaji Mohammed Sabo Nanono nesta quarta-feira (13) para o lançamento do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA). O projeto é da FGV Europa, em parceria com várias instituições, e com sede na Fazenda Agronelli, para levar conhecimento na área agrícola/agropecuária para a África, sendo a Nigéria o foco inicial.

Segundo o prefeito Paulo Piau, a inovação de Uberaba foi determinante no desenvolvimento das tecnologias que fizeram o município ser escolhido para ser a sede do CIITTA. “Uberaba dá show nisso, sendo uma cidade inovadora, que há um século desenvolve tecnologia, pesquisas como a do trigo, feitas pela Embrapa e Epamig em Uberaba e isso se esparrama para o cerrado brasileiro, como um todo”, apontou o prefeito, evidenciando ainda as possibilidades de negócio devido essa parceria com a Nigéria. “Podemos vender tanto genética animal, vegetal, máquinas, equipamentos, insumos agrícolas. É essa troca que o ministro chamou de cooperação”, observou.

O ministro Nanono disse estar muito feliz de visitar Uberaba, o que marca o começo de uma relação forte entre Nigéria e o município. “Tenho certeza que escolhemos a cidade certa, para começar uma cooperação não somente em venda de produtos, mas também transferência de tecnologia, para animais, máquinas e fazendas. Acredito que a Nigéria tem a mesma capacidade que o Brasil para desenvolver essas ações, nesses setores, porém cada país precisa da ajuda do outro”, enfatizou o ministro.

Cléber Guarany, responsável pelos projetos internacionais da FGV Europa, explica que o Ciitta é um centro internacional de transferência tecnológica, que busca concentrar tecnologia de agricultura e gado, produção de leite e carne, no Brasil. A proposta é trazer profissionais africanos para serem treinados em Uberaba, que segundo Guarany, conta com todas as instalações necessárias para isso, inclusive dormitórios para receber os técnicos agrícolas. “Uberaba foi escolhida por várias razões, a principal delas é a vocação que Uberaba tem para o agronegócio. Uberaba é uma cidade que está muito bem localizada, tem fácil acesso e tem praticamente todos os exemplos de produções que precisamos para difundir na África, desde produção agrícola variada e produção de gado para corte e leite”, salienta o profissional da FGV Europa.

Já o presidente do Instituto Agronelli, Marco Túlio Paolinelli, evidenciou a satisfação do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária estar localizado junto ao Instituto. “É um prazer muito grande, uma emoção. Hoje estamos realizando um sonho que é um centro de pesquisa internacional, é um orgulho muito grande para o Instituto”, destacou Paolinelli.

O lançamento do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária contou com a presença de vários representantes das empresas do setor em Uberaba, para conhecerem o projeto e se apresentarem ao ministro nigeriano. Após o descerramento da placa do CIITTA, a equipe do Ministro Nanono conheceu algumas instalações da Fazenda Agronelli e, em seguida, visitaram a sede da ABCZ.

Fotos: Marco Aurélio Cury

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.