« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Serviço percorrerá os bairros que apresentaram maior índice no LIRAa de janeiro

Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, iniciará o serviço de motofog nesta sexta-feira (08) dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti em Uberaba. Esse recurso será utilizado visando a diminuição da população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias.

Os motofogs atuarão das 5h às 7h da manhã e das 17h às 22h, de segunda a sexta, seguindo um cronograma de quatro ciclos, em quatro semanas consecutivas, nos bairros com índices do LIRAa mais altos. A pesquisa foi realizada em janeiro identificou um índice de infestação de 4,26% no município, valor que aponta a existência de um risco de surto de arboviroses, sendo que três bairros apresentaram o resultado acima de 20% e outros 12 bairros entre 10 e 20%.

A chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Lara Rocha Batista, orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando os motofogs passarem, para melhorar o desempenho do inseticida, proporcionando a eliminação dos mosquitos ali presentes. “Estamos trabalhando para combater o mosquito, mas mais importante do que combater, é impedir a reprodução dele e isso só se dá com a participação da comunidade, evitando a presença de reservatórios que podem vir a se tornar focos de proliferação nos quintais, verificando a situação das calhas e ralos, vasos de plantas, mantendo caixas d’água vedadas e evitar qualquer material que possa acumular água”, destaca Lara.

Cronograma – Na sexta-feira (08), das 05h às 07h, os motofogs iniciam os trabalhos será no Jardim Califórnia, enquanto no período da tarde/noite, das 17h às 22, o percurso será no bairro Santa Maria. Na segunda-feira (11), será a vez do bairro Residencial Colibri II de manhã e os bairros Recreio dos Bandeirantes, Antônio Caiado e Terra Nova à tarde. Já na terça, dia 12, os bairros visitados serão o Pontal durante a manhã, e Portal do Sol, Jardim Primavera, Mangueiras e Jardim Indianópolis durante a tarde. Na quarta (13) de manhã, os motofogs percorrem a Vila João Pinheiro, enquanto à tarde será a vez do Residencial 2000.

Na quinta-feira (14), das 05h às 07h, os motofogs percorrem o Jardim Marajó II, enquanto das 17h às 22h, o percurso será nos bairros Mercês e Tutunas. Na sexta, dia 15, os motofogs reiniciam os trajetos, que serão repetidos por quatro semanas, lembrando que o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias não realiza agendamentos para realizar o motofog. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3315-4173.

Fotos: Divulgação/Comunicação/PMU

Share This