Uberaba – Secretaria do Agronegócio prepara solo para Agricultura Familiar

Desde o começo deste mês a Secretaria Municipal de Agronegócio – Sagri vem intensificando os trabalhos de assistência à agricultura familiar, através dos serviços de preparo do solo. Cerca de 600 famílias estão cadastradas para o benefício.

De acordo com Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho), secretário adjunto da Sagri, os integrantes da agricultura Familiar são atendidos através da Fundomaq – Fundo Municipal de Manutenção de Máquinas. A maioria, ressalta, é formada por pequenos e micro produtores que se cadastram para fornecer hortifrutigranjeiros (hortaliças, grãos, frutas, etc.) ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

O secretário adjunto explica que o benefício funciona a partir do cadastramento do micro produtor na Sagri. “A partir daí e com apoio da Emater, os técnicos visitam a área apontada, fazem as devidas orientações e, se necessário, realizam a análise de solo. Em seguida, o pedido de preparo do solo entra numa programação, estabelecendo data em que o serviço será executado pelo operador de trator”, relata Dalberto.

No momento, informa Belzinho, o Fundomaq conta com seis tratores em operação. “Os serviços incluem roçagem, gradeamento e encanteiramento do solo. O produtor paga pela hora trabalhada, atualmente, R$50,00/h o trator menor e R$ 75,00/h o trator maior”, relata ele.

Atender a Agricultura Familiar-  enfatiza o secretário adjunto- é uma das principais metas da Sagri, atendendo determinação do prefeito Paulo Piau. “Afinal, quando você assiste o micro produtor, seja com serviços de trator, seja com orientações, você motiva os seus negócios, gera emprego e renda, garantindo sustendo para a família e a manutenção dos seus integrantes no campo”, emenda Carlos Dalberto.

Além da produção de hortigranjeiros, a maioria, alguns utilizam do preparo do solo para lavouras de milho e pastagem.

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.