Uberaba tem nova queda na taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid

Taxa de curados segue em torno de 95%

O secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, divulgou nesta segunda-feira (07) nova análise da evolução da pandemia do coronavírus no Município. Dentre os principais indicadores durante a Semana Epidemiológica 49, de 29 de novembro a 05 de dezembro, Uberaba apresentou nova queda na taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria para Covid-19, bem como manteve o número médio de transmissão por infectado (R0) abaixo de 1 e média de recuperados em torno de 95%, segundo Iraci.

“Nossa taxa de transmissão chegou a 0,90, com um aumento em torno de 0,05, mas com queda na taxa de ocupação dos leitos de UTI para 21,6% e na taxa de ocupação de leitos de enfermaria para 12,3% nessa última semana, o que representa um saldo positivo”, relatou o secretário de Saúde.

Ele ressalta, no entanto, que o aumento da taxa de transmissão chama a atenção e que a Secretaria de Saúde de Uberaba permanece atenta, monitorando os indicadores do Município para garantir a segurança e transparência a toda população.

Programa de Testagem Qualificada. Durante a análise dos indicadores do Município, o secretário Iraci destacou que mais de 20% da população foi testada para Covid-19 durante o período da pandemia em Uberaba. “Em termos de estatística dentro da saúde e dentro de uma avaliação epidemiológica, é uma amostragem bastante interessante, sendo um dos maiores índices de testagem do Brasil, com cerca de 60 mil testes negativos e cerca de 10 mil positivos”, relata.

A Prefeitura de Uberaba encerrou a realização dos testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drivethrus  no final de novembro, mas a realização de testes, através do PCR rápido, do PCR laboratorial e do sorológico laboratorial continuam, conforme avaliação médica.

A PMU reforça ainda a orientação à população: quem apresentar sintomas de síndrome gripal, como tosse, febre, dor de cabeça, coriza, diarréia, dor abdominal, perda de olfato ou do paladar devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.