Uberaba – Vereadores comemoram inauguração da USF ‘Doutor Inimá Baroni’

Vereadores da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) participaram, no último sábado (30), da inauguração oficial da sede da Unidade de Saúde da Família (USF) ‘Doutor Inimá Baroni’, transferida para o prédio do antigo Albergue, no Amoroso Costa.

A nova instalação, resultado de demanda do presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD), contou com as presenças em sua inauguração dos vereadores Alan Carlos da Silva (Patri), Samuel Pereira (PR), Rubério Santos (MDB), Ronaldo Amâncio (PTB) e o deputado estadual Heli Grilo (PSL).

Para Marão, era um sonho trazer para essa população, que tanto precisa, a Unidade. “A comunidade está em festa. Sem contar que a iniciativa resolve outra questão: a desativação do antigo Albergue. Ele já não cumpria mais seu papel social. Os moradores de ruas ficavam aqui de dia, porém, à noite, alguns praticavam furtos na região”, relatou o presidente.

Foram investidos R$456.114,10 na reforma e ampliação do espaço, garantidos por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Marcos Montes e recursos da Prefeitura.  

Anteriormente, a USF operava junto ao Caic (Centro de Atenção Integral à Criança). “Funcionava em um espaço muito acanhado. Então, transformamos um problema que já existia, uma vez que a comunidade estava pedindo o fechamento do antigo Albergue, em algo positivo”, analisou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau (MDB).  

De acordo com o Executivo, são 800 metros quadrados, tornando a Unidade a maior da cidade. “Entre os serviços, em funcionamento desde fevereiro, estão atendimentos nas áreas de enfermagem, nutrição, pediatria, fisioterapia, psicologia e odontologia. O local também conta com   agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e de economia doméstica.”

Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a expectativa é que, mensalmente, 5 mil atendimentos sejam realizados.  “A Unidade de Saúde da Família ‘Doutor Inimá Baroni’ garantirá os serviços de baixa complexidade, justamente para que as pessoas não precisem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento, destinado para serviço emergencial”, observou Iraci.

Fotos: Rodrigo Garcia/Marco Aurélio Cury

 

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.