Uberaba – Visitação aos cemitérios no Dia das Mães será permitida, observadas regras sanitárias

Estarão abertos para a visitação os cemitérios São João Batista, Medalha Milagrosa e Paineiras, no bairro rural de Ponte Alta, das 8 às 18 horas neste domingo (10), em que se comemora o Dia das Mães. A informação é da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), esclarecendo que este ano, devido à pandemia da Covid-19, serão tomadas medidas a fim de evitar aglomerações e o risco de contaminação pelo coronavírus. Levantamento da Sesurb aponta que no último ano cerca de 10 mil pessoas passaram pelos três cemitérios ao longo do dia, considerada a segunda data de maior visitação. A data mais movimentada é 2 de novembro, dia de finados.

Entre as medidas está o controle de acesso ao interior dos campos santos com auxílio da Guarda Municipal. Segundo o secretário municipal, Antonio Sebastião de Oliveira (Toninho), será permitida a entrada de no máximo 50 pessoas por vez, mantendo o distanciamento de dois metros entre os visitantes. 

Cada cemitério terá acessos distintos para entrada e saída dos visitantes, além de álcool em gel para higienização das mãos. O uso de máscaras é exigido e é responsabilidade individual providenciá-la. Nenhuma celebração, como missas e cultos religiosos, está permitida este ano.

Assim como nos anos anteriores, e seguindo os critérios de proteção da saúde pública, vendedores ambulantes cadastrados e autorizados pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento, poderão comercializar na porta dos cemitérios. Nesse caso, Toninho adiantou ter sido acertado com o secretário de Defesa Social, jornalista Wellington Cardoso Ramos, o distanciamento de cinco metros entre os comerciantes, evitando assim aglomerações. “Entendemos este momento de saudade, mas vamos atender a todos os critérios estabelecidos para proteger a saúde da população. Pedimos a compreensão de todos no sentido de respeitarem o limite de acesso e os cuidados essenciais”, comentou Toninho.

O secretário de Saúde, Iraci Neto destaca que a segurança sanitária deve ser respeitada na sua integralidade. “Pedimos que todos sigam os conceitos de higienização durante a homenagem às mães falecidas. O descumprimento das normas, especialmente o uso de máscaras, impedirá o acesso.”, finaliza Iraci.

Fotos: Sebastião Santos/André Santos

Copyright © Em Todas Blog – Todos os direitos reservados.

Obrigado, Caros Leitores!

Nós da família do Luiz Renato Rodrigues da Cunha vimos através deste canal “Em Todas” agradecer a todos que procuravam diariamente se informar e compartilhar as matérias divulgadas pelo nosso saudoso colunista.

Agradecemos também o carinho demonstrado sempre ao nosso blogueiro imortal.

Foram anos de fidelidade, respeito e interatividade!

Sabemos que ele exerceu com brilhantismo sua capacidade de informar com transparência e imparcialidade, transmitindo alegria e entretenimento a seus leitores.

Chegou a hora de dar um até breve e jamais um adeus, pois acreditamos que um dia estaremos novamente com nosso ente querido.