« Postagens Antigas
Escolha uma Página

Setor é responsável pelas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e fatores de risco de caráter zoonótico à população

Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde orienta moradores para prevenção de acidentes com escorpiões em Uberaba. O setor não realiza dedetização por meio de produtos químicos, devido o manual do Ministério da Saúde não indicar o controle químico, sendo responsável por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, pela saúde ambiental e do trabalhador e pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Lara Rocha Batista, diretora do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, explica que o trabalho do setor envolve a busca ativa nos possíveis locais onde o escorpião pode ser encontrado, recolhimento dos mesmos e orientação para evitar acidentes. “Nós explicamos sobre os fatores que aumentam as chances de entrada dos escorpiões nas casas e como evitar esses riscos, como a limpeza de quintal, adequação estrutural da casa, telagem de ralos de esgoto, que impedem a entrada de escorpiões”, aponta a diretora.

Batista enfatiza que o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias não é o órgão que executa limpeza de terreno e nem fiscalização, ele tem outras atribuições. Outros serviços que não são realizados são: agendamento de mutirão de limpeza, agendamento de fumacê, controle de baratas, formiga, cupins e percevejos; não recolhimento de animais (vivos nem mortos) que não sejam suspeitos de doenças de caráter zoonótico (leishmaniose, raiva). Não são feitas limpeza de quintal, recolhimento de entulhos e galhos de árvore, capina; recolhimento de animais agressivos e nem animais de grande porte (cavalo, bovino).

O órgão da Prefeitura responsável pela fiscalização de terrenos particulares é o Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social.  O telefone de contato para denúncias nestes casos é o 3331-2312 ou diretamente na sua sede no endereço: Praça Dr Jorge Frange, 200 – São Benedito, com atendimento ao público das 12h às 18h.

Se for área pública, a população pode entrar em contato pelo Fala Cidadão, por meio do link:  http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,24266 que asolicitação de limpeza será encaminhada para o setor responsável.

Foto: Reprodução

 

 

You have Successfully Subscribed!

Share This